Esperance (Liderança)

Em uma dessas conversas que tenho cotidianamente com líderes, um deles comentou que estava desmotivado e com pouca energia pra realizar o seu trabalho e, consequentemente, pra inspirar e motivar os seus liderados. Comentou ainda que esse fato estava impactando diretamente o ambiente de trabalho e os resultados da sua área, mas que não encontrava forças pra reverter a situação.

Eu então lhe perguntei:

– Como você descreveria este sentimento em uma frase?

– Parece que quando eu entro da porta pra dentro no trabalho, internalizo a frase de Dante Alighieri, na “A Divina Comédia”, escrita na porta do inferno: “Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança”.


Infelizmente, este é um sentimento comum a muitas pessoas nos dias de hoje; a falta de esperança, a ausência de sonhos e a crença de que o futuro não trará dias melhores. Minha leitura sobre esse tema é que um dos motivos que levam as pessoas sentirem-se assim é o fato de confundirem “esperança” com “espera”.

Segundo Mário Sérgio Cortella, esperança vem do verbo “esperançar”, que é diferente de “esperar”. As pessoas “esperam” por algo ou alguém em vários momentos da vida, mas isso não é esperança, é espera. Esperança é a confiança de que as coisas podem melhorar e que nos impulsiona a agir e dar o melhor para que aquilo que esperançamos aconteça. É o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja. Esperança é Fé.

A esperança é o combustível da vida e, liderar é uma das maiores oportunidades de esperançar aqueles que estão à nossa volta, porque sem esperança a gente não vive, apenas sobrevive.

Portanto, se você é um líder, ainda que não goste da ideia, você se torna referência, influência e inspiração para aqueles que estão a sua volta, portanto, não fique sentado esperando que as coisas melhorem, mas esperance, sonhe, acredite que existe um futuro melhor e, seja o primeiro a trabalhar para que esse futuro se estabeleça; torne-se uma Figura de Transição, alguém que ajuda as pessoas a substituir a “placa de entrada” por “Ó, vós que entrais, renovem as suas esperanças!”.

Acredite, engaje-se, trabalhe, faça o seu melhor, e plante a semente da esperança na vida daqueles que estão ao seu redor, enfim, Esperance!

Assista este vídeo. Vale muito a pena!

Fast Tube by Casper

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Figuras de Transição (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Um comentário sobre “Esperance (Liderança)

  1. Olá Fabio, excelente texto.
    Qual seria a sua frase para substituir a “placa de entrada” de Dante Alighieri, e dar esperança novamente a líderes que passam por isso ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *