• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Figuras de Transição (Liderança)

Postado por Marco Fabossi março - 17 - 2013 4 Comentários

futuromelhor  Durante a entrega do Prêmio Nacional de Iniciativas para a Família, nos Estados Unidos, um dos premiados subiu ao palco e comentou que aquele era o mais importante e honroso, entre todos os prêmios que já receberá em sua vida. Embora os anteriores tivessem premiado sua bem-sucedida carreira profissional, o troféu que tinha em suas mãos naquele momento, representava o seu maior e mais importante “indicador de sucesso” na vida, e finalizou dizendo:
– Nunca conheci meu pai; meu pai não conheceu o dele; mas meus filhos conhecem o pai deles.

Liderança não é uma posição, mas uma escolha, portanto, a verdadeira liderança se estabelece a partir do momento em que o líder escolhe ser aquele que não permitirá que o passado determine o futuro, tornando-se uma Figura de Transição, porque sabe que as experiências do passado certamente nos ensinam muitas coisas, contudo, permitir que elas determinem o nosso futuro, seria assumir que “temos um enorme passado pela frente”.
Um dos maiores dons que recebemos de Deus ao nascer é a liberdade de escolha, porque entre o estímulo e a resposta há um espaço, e nesse espaço está nossa liberdade e capacidade de escolher a nossa resposta, e essas escolhas determinam nosso crescimento e felicidade.
Não importa o que aconteceu, o que está acontecendo, e o que virá a acontecer. Há um espaço entre essas coisas que representa nossa capacidade de escolher se nos tornaremos agentes de conformação, deixando que o passado determine o nosso futuro, ou se nos tornaremos Figuras de Transição, assumindo a construção de um futuro melhor, independente de quão bom ou ruim tenha sido o passado, porque sempre é possível melhorar.
Líder é aquele que cuida do presente enquanto cria um futuro melhor, porque o futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo, portanto, se queremos realmente participar da construção de um futuro melhor, para nós e para todos os que estão ao nosso redor, precisamos nos tornar Figuras de Transição na família, no trabalho, nos relacionamentos, na vida financeira, enfim, onde quer que estejamos. Como disse Gandhi, precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo.
Seu casamento não é o que você sonhou? O que você pode fazer para que seja daqui em diante? Seu casamento está ótimo? O que você pode fazer para melhorar ainda mais? Sua empresa não é exatamente o que você sonhou que fosse? O que fará para torná-la melhor? Você tem agido como agente de conformação, ou Figura de Transição?

Texto inspirado pelo livro “O 8º Hábito, Stephen R. Covey”


Fast Tube by Casper

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
Marco Fabossi

3a Edição - Revisada e Ampliada
O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

Clique Aqui e Adquira o seu Exemplar

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

4 Respostas até agora.

  1. Sônia disse:

    Precisamos fazer a diferença e tentar melhorar o lugar por onde passamos contribuindo com o nosso melhor, deixando o nosso legado de forma responsável, com compromisso e com envolvimento. Construindo e reconstruindo um futuro melhor para todos.

  2. Jorge disse:

    Marco, mais uma vez agradeço pelo belíssimo texto. Tenho certeza de que desempenhamos nosso papel como figuras de transição, contribuindo com uma maior conscientização dos que são colocados no nosso caminho. Abraço Amigo!

  3. Walysson Dias disse:

    Marco parabéns! Excelente mensagem, realmente esta precisando ouvir isso! Suas mensagens tem contribuído não apenas com meu desempenho enquanto profissional, mas também pessoal. Obrigado. Deus continue te abençoando.

  4. Ótimo texto Marco, adorei! Eu já ia citar o Stephen Covey, quando cheguei no final do texto e li sua “nota de inspiração”. 🙂