Coragem (Liderança)

coragem  Daniel Mendez fundou em 1992 a Sapore, uma das maiores empresas de refeições coletivas do Brasil, em 2008 passou por uma profunda crise, mas que voltou a crescer em 2011, com faturamento acima de 1 Bilhão de Reais.
O início da virada aconteceu quando Mendez teve a coragem de reconhecer sua total responsabilidade pelo que estava acontecendo. Em entrevista à Revista Exame, em fevereiro de 2012, Mendez declarou:
– Perdi alguns de meus melhores clientes, meus executivos mais antigos e minhas convicções. Achava que era infalível. Mas quebrei minha empresa. Nas crises os executivos tendem a culpar uma sucessão de azares, em vez de atacarem os problemas internos. Quando acordam, pode ser tarde demais!

Certos profissionais quando alcançam posições de “chefia”, acreditam que recebem também algum tipo especial de “dom divino” que os torna senhores da verdade e, naturalmente, infalíveis, deixando que o orgulho, o ego e o egoísmo os dominem completamente.
Não se iluda, líderes são seres humanos, e como tal, são frágeis e falíveis, e por isso cometerão muitos erros durante sua jornada, já que a liderança se aperfeiçoa na ousadia de arriscar, acertar, e também errar e, principalmente, na coragem de assumir responsabilidades, aprender com cada situação, e traçar planos e estratégias para melhorar.
Para que isso aconteça, contudo, é preciso deixar o ego de lado, e agir com humildade e autoconfiança, assim como fez Daniel Mendez. Por isso, não ceda à tentação de começar como líder e terminar como celebridade, permitindo que aplausos e holofotes o deixem cego, tornando nula sua autoridade, ainda que continue no poder.
O primeiro e grande passo para melhorar alguma coisa é assumir que essa “coisa” pode ser melhorada, seja uma empresa, uma equipe, um projeto, uma amizade, um casamento, um comportamento, uma palavra, enfim, qualquer coisa que você sabe que pode melhorar. O segundo passo é assumir sua parte de responsabilidade na situação, e o terceiro e derradeiro passo é, simplesmente, mudar de atitude e buscar fazer a coisa certa.
É por isso que é preciso muito mais coragem para reconhecer um erro do que para corrigi-lo. Então, dê o primeiro passo: Seja Corajoso!

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
Marco Fabossi

3a Edição - Revisada e Ampliada
O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

Clique Aqui e Adquira o seu Exemplar

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

Um comentário sobre “Coragem (Liderança)

  1. É incrível. Você pensa que o “ego” não vai te afetar, que você está preparado… e no fim cai na besteira de , inconscientemente, se achar infalível. Mas acho que é isso mesmo, são com essas quedas e traumas que vamos melhorando e aprendendo a ser mais humildes…
    Ótimo texto, Marco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *