• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

O Líder-Coach (Coaching)

Postado por Marco Fabossi Março - 30 - 2013 7 Comentários

RF5061220  Quando eu tinha por volta de oito anos, decidi estudar violão. As aulas aconteciam nos fundos de uma quitanda e, por consequência, o quitandeiro era também o professor.
Depois de alguns meses de estudo, participei da primeira prova prática, na qual considerava que me sairia bem, já que, comparado à maioria dos alunos, eu realmente estava tocando melhor.
Todos os alunos participaram da prova juntos, na mesma sala, um por vez. Enquanto um se apresentava, os outros ficavam observando.
Depois de todas as apresentações, mais do que nunca eu estava convicto de que teria a melhor nota.
Nosso professor, então, iniciou seus comentários e avaliação de cada aluno. Quando chegou a minha vez, ele já havia avaliado outros três ou quatro alunos e, com base em suas notas, eu estava certo de que a minha seria dez ou muito próxima disso. Foi quando ele olhou seriamente para mim e disse:
– Marco, você tocou muito bem. Bom ritmo e boa técnica. Meus parabéns. Sua nota é seis.
– O quê? Como assim, seis? O senhor mesmo disse a eles que precisavam melhorar e praticar mais, e deu a eles notas maiores que seis! Como pode?
– É verdade Marco, sua apresentação foi a melhor de hoje, mas eles deram o melhor de si, você não. Você pode ir muito além daquilo que nos mostrou hoje, por isso hoje sua nota é seis.
Eu simplesmente encolhi os lábios, abaixei a cabeça, silenciei e rapidamente entendi o que meu primeiro coach estava querendo me ensinar: enquanto eu me comparava com meus colegas, ele me comparava com aquilo que sabia que eu poderia ser.

Com esforço, dedicação e perseverança, somos capazes de chegar a bons lugares. É bem provável, contudo, que esses “bons lugares” não sejam os melhores que poderíamos chegar, já que, como seres humanos, temos a tendência natural de nos comparar com o ambiente e com as pessoas que estão ao nosso redor, em vez de olharmos para aquilo que realmente podemos ser. E, como se isso não bastasse, existe ainda uma predisposição natural do cérebro humano em continuar fazendo aquilo para o qual está neurologicamente programado e acostumado, impedindo-nos, muitas vezes, de chegar aonde nosso potencial pode nos levar.
Por isso, o Líder-Coach é aquele que ajuda as pessoas a descobrirem seus talentos e potencial, levando-as à consciência de onde estão e aonde querem e podem chegar, trabalhando em parceria com elas para descobrir e desenvolver o seu máximo potencial, porque acredita que dentro de cada ser humano existe uma obra de arte inacabada.
O Líder-Coach é o líder que ajuda as pessoas a chegarem a lugares que sozinhas não conseguiriam ou, se preferir, conduz as pessoas a lugares melhores do que elas conseguiriam chegar sozinhas. Nessa jornada, mais importante que técnicas e ferramentas, é a sua intenção genuína de ajudar as pessoas a se tornarem o melhor que elas podem ser. Se este for o sincero desejo do seu Coração de Líder, boa parte dos resultados e do seu sucesso como líder, e também daqueles que estão à sua volta, estarão garantidos.

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
Marco Fabossi

3a Edição - Revisada e Ampliada
O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

Clique Aqui e Adquira o seu Exemplar

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

7 Respostas até agora.

  1. Luciana Rosmaninho disse:

    Maravilhoso, como sempre!

  2. Sônia disse:

    Realmente é um papel muito importante do Líder-Coach ajudar as pessoas a descobrir o seu potencial que está em estado de latência, e despertar para que ele venha a tona e possa ser trabalhado e melhorado. Fazendo com que as pessoas se descubram melhores e mais capazes do que elas pensam ser.

  3. Marco Barrozo disse:

    Legal estava precisando de uma boa leitura e essa foi batata na mosca. Marcos, você sempre vai estar dando a mensagem certa pra pessoa certa no momento certo. Parabéns, você fez eu ganhar o dia. Muito obrigado.

  4. Kleber Reis disse:

    Atividade que podemos realizar diariamente. Muito bom o texto!!!

  5. Luiz Antonio Frizon disse:

    boa tarde

    quero receber mensagens e novidades

  6. Vanêssa disse:

    Excelente artigo!