• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Os Sonhos Te Escolhem

Postado por Marco Fabossi outubro - 23 - 2016 2 Comentários

  Dentro de uma linda gaiola vivia um passarinho, que tinha uma vida segura e tranquila. Era monótona, mas, você sabe, a monotonia é o preço que se paga pela segurança. Nos limites de uma gaiola os sonhos aparecem, mas logo morrem, por não haver espaço para baterem asas. Só fica um grande buraco na alma, que cada um enche como pode.

Restava então ao passarinho ficar pulando de um poleiro para outro, comer, beber, dormir e cantar. O seu canto era o aluguel que pagava ao seu dono pelo gozo da segurança da gaiola.

Do seu pequeno espaço ele olhava os bem-te-vis, atrás dos bichinhos; os beija-flores, com seu mágico bater de asas; as rolinhas, arrulhando, fazendo amor; as pombas, voando como flechas. Ah! Ele queria ser como os outros pássaros, livres… Ah! Se aquela porta se abrisse…
Pois não é que, para sua surpresa, naquele dia o seu dono a esqueceu aberta? Agora ele poderia agora realizar todos os seus sonhos. Estava livre, livre, livre!

Ele saiu e voou para o galho mais próximo. Olhou para baixo e pensou: “Puxa! Como é alto! O chão da gaiola fica bem mais perto”. Sentiu um pouco de tontura. Teve medo de cair, e agachou-se no galho, para ter mais firmeza. Viu outra árvore mais distante, teve vontade de ir até lá, mas não estava seguro de que suas asas aguentariam, e agarrou-se ao galho mais firmemente ainda.

– Hei você! – era uma passarinha – Vamos voar juntos até aquela pimenteira? Ela está carregadinha de pimentas vermelhas e deliciosas. É preciso apenas prestar atenção no gato, que anda por lá…

Ele ficou todo arrepiado só de ouvir o nome gato, e disse para a passarinha que não gostava de pimentas. A passarinha então procurou outro companheiro, já que ele decidiu continuar com fome.

Chegou o fim da tarde e a noite se aproximava. Onde iria dormir? Lembrou-se do prego amigo, na parede da cozinha, onde a sua gaiola ficava dependurada. Teve saudades dele.

Teria de dormir num galho de árvore, sem proteção? Gatos sobem em árvores? Eles enxergam no escuro? Tinha também que pensar nos meninos com seus estilingues, no dia seguinte.

Ele nunca imaginara que a liberdade fosse tão complicada. Teve saudades da gaiola, e voltou. Felizmente a porta ainda estava aberta. Em seguida chegou o dono, e percebendo a porta aberta, imediatamente a fechou e disse:

– Passarinho bobo! Passarinho de verdade gosta mesmo é de voar!.

Mas o passarinho preferiu voltar para sua “vidinha” tranquila e segura…

(Adaptado por Marco Fabossi do Texto de Rubem Alves)


Do que você tem mais medo? Da morte, ou de chegar ao fim da vida e perceber que você nunca viveu de verdade?
O que você tem feito com os dons e talentos que Deus te deu? Você os tem utilizado para construir um mundo melhor ao seu redor, ou os tem deixado presos em uma “gaiola”?

Tenho aprendido duas coisas com relação aos nossos sonhos: A primeira é que não morremos quando paramos de respirar, mas quando deixamos de sonhar. E a segunda é que não somos nós quem escolhem os sonhos, mas são os sonhos que nos escolhem. O que você tem feito com os seus? Você tem tido coragem para agarrar-se ao sonho que te escolheu, o vai deixa-lo escapar?

O maior ladrão não é aquele que leva os seus bens materiais, mas a dúvida e medo que roubam os seus sonhos. Deixar a zona de conforto dói, crescer dói, mudar dói, cair e levantar dói, aprender dói, esforçar-se dói; mas o que você prefere: a dor pela busca dos seus sonhos, ou a dor do arrependimento por nunca ter tentado?

A “porta da gaiola” reabre a cada minuto. E então, o que você vai fazer?

Assista este vídeo. São apenas 5 minutos!

Fast Tube by Casper

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Você vai se Arrepender!

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

2 Respostas até agora.

  1. Deise Silva disse:

    Nossa! que texto lindo!! muito estimulante!! acabei de compartilhjr com minha equipe de vendas… eles adoraram!! adorei!! muito obrigada

  2. Antonio Eloisio disse:

    Muito obrigado por ter me dado a oportunidade de aprender com você! Esse texto e esse vídeo são excelentes. Um abraço Fabossi.