A Competência mais Importante (Liderança)

A esquiadora Bonnie St. John Deane participava das paraolimpíadas competindo com outra esquiadora portadora da mesma limitação física. Ambas tinham apenas uma perna.

A outra atleta foi a primeira a partir na competição e na última volta se desequilibrou, caiu, levantou-se e cruzou a linha de chegada com um tempo não muito competitivo.

Confiante, Bonnie comentou com a equipe que bastava não cair para garantir a vitória. Mas o inesperado também aconteceu com Bonnie; ela também caiu e cruzou a linha de chegada com um tempo maior que sua oponente, e perdeu a disputa.

Bonnie ficou arrasada, e um de seus companheiros que tentava consolá-la lhe disse:

– Ela é apenas uma esquiadora mais rápida que você.

E Bonnie respondeu com firmeza:

– Não, ela não é mais rápida que eu, mas ela se levantou mais rápido que eu!


Existem poucas verdades absolutas na vida, e uma delas é que todo ser humano “vai cair em certas curvas da sua existência”. Por isso, mais importante do que evitar as quedas (já que muitas delas são inevitáveis), é aprender a levantar o mais rápido que puder. Isso é resiliência; a capacidade de nos recuperarmos das pressões e adversidades da vida; a velocidade com que levantamos dos tropeços do cotidiano.

Estudos recentes da neurociência têm reforçado a importância e o impacto da resiliência na qualidade de vida, no sucesso e nos resultados das pessoas, principalmente, porque é a competência mais importante na ressignificação de acontecimentos e fatos que armazenamos em nossa memória ao longo da vida.

O cérebro trabalha por associação, ou seja, quando você se depara com uma nova situação, ele imediatamente busca na memória referências de situações similares, e atribui a esta nova situação o mesmo significado. Se a situação de referência é ruim, existe uma grande probabilidade de que, mesmo sem muitas informações, a nova situação seja encarada como algo ruim, levando-o(a) naturalmente a um estado de defesa ou proteção. De fato, a nova situação pode não ser ruim, ou até mesmo ser muito boa, contudo, o significado que temos registrado na memória para esse tipo de situação é que determinará como iremos encará-la. Um exemplo comum no cotidiano corporativo é a mudança ou implantação de um sistema. Quem já passou por uma implantação desastrosa, quando houve a notícia da chegada de um novo sistema, já começa a se desesperar. E o problema não para por ai, porque nós agimos de acordo com o que acreditamos e, se cremos que determinada situação nos oferece algum tipo de risco ou ameaça, agiremos para evita-la ou afastá-la de nós.

Por isso, buscar compreender que as situações do dia-a-dia não são, por natureza, boas ou ruins, é o primeiro passo para aumentar o nível de resiliência, e assim dar-se a oportunidade de atribuir no presente um novo significado a situações que possam ter sido negativas no passado, permitindo que essas novas experiências e aprendizados ajudem a ressignificar as anteriores, fazendo com o cérebro o(a) ajude a “levantar-se mais rápido” quando deparar-se com situações “supostamente” difíceis ou ruins.

Portanto, se “aquela” situação é, de fato, boa ou ruim, é você quem vai decidir!

Assista este vídeo. Vale muito a pena!

Fast Tube by Casper

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Bom ou Ruim? (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

3 comentários sobre “A Competência mais Importante (Liderança)

  1. Excelente matéria. Só “perdeu” para o vídeo ! É como dizem ” Nada de fato importa, a não ser a prosperidade que se deixa ao mundo”. Obrigado Fabossi por mais este grande saber!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *