• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Deixe a História pra lá!

Postado por Marco Fabossi novembro - 13 - 2016 5 Comentários

  Dois patos, depois de um confronto, que nunca demora muito, separam-se e afastam-se em direções opostas. Em seguida, cada um deles bate as asas vigorosamente algumas vezes para liberar o excesso de energia acumulada durante o confronto. Depois disso, eles continuam nadando em paz, como se nada tivesse acontecido.

Imagine como a vida do pato seria problemática se ele pensasse como o ser humano. Ele conservaria o confronto vivo em seu pensamento e criaria suas próprias histórias, que provavelmente seriam mais ou menos assim: “Não acredito no que ele acabou de fazer. Faltou pouco pra ele me agredir. Quem ele pensa que é? O dono do lago? Ele não tem consideração pelo meu espaço. Nunca mais vou confiar nele! Tenho certeza que ele fará isso novamente só pra me aborrecer! Certamente ele já está tramando alguma coisa, mas eu não vou suportar isso de novo. Vou ensinar a ele uma lição que ele nunca mais vai esquecer!”.

É assim que a maioria das pessoas vive na maior parte do tempo, criando suas próprias histórias, uma atrás da outra, falando sobre elas por dias, meses e até anos, criando pensamentos, sentimentos e emoções que alimentam o ego, mas enfraquecem a alma, os sonhos, os objetivos, os relacionamentos, enfim, enfraquecem a vida.

Conheço pessoas que decidiram abrir mão de novos relacionamentos por se decepcionarem com experiências do passado. Algumas deixaram de relacionar-se com pessoas queridas por besteiras, e outras desistiram de seus sonhos por causa de insucessos ao longo da jornada. Egos feridos que continuam revivendo “a velha história” e ampliando as possibilidades de que o seu futuro se transforme num enorme passado.

Lembro-me que no dia seguinte à morte de Carlos Alberto Torres, o “Capita”, ao cumprimentar um participante num treinamento de liderança, perguntei-lhe: “Como estão as coisas?”, e ele respondeu: “Ah, tenho muitas coisas pra resolver, mas sou agradecido por poder levantar da cama e ter a oportunidade trabalhar nelas. O Carlos Alberto, infelizmente, já não tem essa oportunidade”. Simples, mas verdadeiro: Cada novo minuto é um presente!

A natureza, incluindo os animais, tem importantes lições a nos ensinar, e a lição do pato é a seguinte: “Bata suas asas! Deixe a história pra lá! E volte para o lugar mais importante da sua vida: o momento presente!”.

Por isso, aprenda com o pato: Deixe a história pra lá, e viva o presente que você recebe todos os dias quando abre os seus olhos, e construa uma nova história!

Inspirado em textos do Livro “Um Mundo Novo” de Eckhart Tolle

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Perspectiva de Futuro (Coaching)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

5 Respostas até agora.

  1. martha mirão disse:

    Muito legal!!!!

  2. Janice disse:

    Bela lição. Que Deus nos ajude a colocar em prática.

  3. Luciano disse:

    Muito legal.. convido vc a assistir este vídeo,
    https://www.youtube.com/watch?v=bEnJXshhhTY&t=15s

  4. John Azevedo disse:

    Com a simplicidade de poucos, essa é uma história inspiradora que traz paz a alma. Muito obrigado por compartilhar essa lição de vida. Grade abraço

    • Lindouro Izidoro Dias Neto disse:

      Essas histórias sempre trazem lições para reflexão e nos permite posicionar da melhor forma possível em frente aos obstáculos. O problema é que a maioria das ocorrências, acolhemos o problema e esquecemos da solução.