• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Acertar é Humano. Errar Também! (Liderança)

Postado por Marco Fabossi junho - 12 - 2016 5 Comentários

  Após marcar uma geração no basquete mundial, Kobe Bryant entrou em quadra para fazer o último jogo de sua carreira depois de 20 anos defendendo o Los Angeles Lakers.
Em 20 temporadas, Bryant ajudou seu time a conquistar 5 títulos. Em número de pontos marcados ele supera Michael Jordan; foram 33.643 pontos. Tem a segunda maior pontuação em uma única partida na história do NBA: 81 pontos. Participou durante 18 anos seguidos do Jogo das Estrelas da NBA, foi eleito quatro vezes o jogador mais valioso do mundo, e ganhou duas medalhas de ouro em olimpíadas. Segundo a revista Forbes, foi o jogador da NBA mais bem pago durante os anos em atividade.
O que pouca gente sabe, contudo, é que Bryant foi o jogador que mais errou arremessos na história da NBA: foram 16.938 bolas fora da cesta!

Acertar é humano, mas errar também é! Você já parou pra pensar que tudo o que você faz bem feito hoje já foi mal feito por você um dia? Você já percebeu que, mesmo sendo muito bom naquilo que faz, de vez em quando você “arremessa uma bola fora”? Pois é, isso acontece porque você é humano, assim como todos aqueles que estão ao seu redor, incluindo os seus liderados.
O erro não é a única maneira de aprender alguma coisa, mas faz parte do processo de aprendizado, crescimento e evolução, portanto, se as pessoas não tiverem apoio, liberdade e segurança para tentar novos “arremessos”, se não forem desafiadas a arriscar, nunca se tornarão o que podem ser.
Uma das empresas em que trabalhei tinha um lema: “Do it right at the first time” (Faça certo da primeira vez). Fazer certo da primeira vez é fácil, difícil é fazer o melhor na primeira tentativa, porque entre o “certo” e o “melhor” está o processo de aprendizagem do qual os erros e os acertos fazem parte. Eu não acredito que as pessoas acordem pela manhã pensando: “Hoje eu vou errar muito! Quero fazer o pior que eu puder!”. A grande maioria das pessoas quer acertar e fazer o melhor, mas cometerão alguns erros no meio do caminho, por isso, não as confunda com os erros que cometem; o ser humano é muito mais do que os seus erros e acertos.
Muitos líderes evitam delegar tarefas porque acreditam que ninguém conseguirá fazer tão bem quanto eles, mas esquecem que essas mesmas tarefas já foram “mal feitas” por eles um dia e, pelo fato de alguém lhes ter permitido e ajudado a melhorar sua execução, é que hoje conseguem fazâ-las tão bem. Por isso, não seja injusto a ponto de tirar das pessoas a oportunidade que você mesmo já teve, de começar a fazer uma tarefa “mais ou menos”, para que, com o tempo, consiga fazê-la com excelência e, quem sabe, melhor do que você fazia.
Como líder, portanto, seu papel é criar um ambiente onde as pessoas tenham liberdade e motivação para evoluir daquilo que é apenas “certo” para o que é “melhor”, compreendendo que essa jornada passa por muitos acertos, mas por alguns erros também, já que a única pessoa que está isenta de erros é aquela que não arrisca acertar!

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Muito mais do que isso (Inteligência Espiritual)

livro3a-capa-site

 


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Artigos sobre Liderança dos Consultores Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

5 Respostas até agora.

  1. Edvaldo disse:

    Eu sempre dei liberdade aquele que se achava incapaz, e de ajudante tive o privilégio de ver surgir um profissional, com os erros alcancei a perfeição e cheguei a liderança, e passo isso aos meus subordinados. Um forte abraço, e continuo aprendendo com suas postagens, até minha esposa também se inspira em você, acredita?

    • Elvira Ednice disse:

      Bom dia a todos. Quanto mais leio seus textos mais encantada fico. Já recomendei a muitos amigos e pode ter certeza de que tenho aprendido muito com eles. Sou assessora parlamentar de uma Câmara Municipal e no meu trabalho tem sido útil demais.
      Obrigada! Continuarei no meu aprendizado.
      Abraços

      • Marco Fabossi disse:

        Elvira, tudo bem? Muito obrigado pelos comentários e pela divulgação do Blog. Continuamos aprendendo! Abraços, Marco Fabossi.

    • Marco Fabossi disse:

      Edvaldo, tudo bem? Muito obrigado pelos comentários. Abraço a todos ai! Marco Fabossi.

  2. Leandro disse:

    Marcos,

    muito obrigado por sempre compartilhar todo este material motivador com todos nós, sou gestor de suprimentos de uma empresa de embalagens e todas as sextas-feiras leio um de seus textos no final das dinâmicas de grupo que elaboro para a minha equipe.
    A dinâmica junto com os seus textos estão ajudando consideravelmente toda a minha equipe no processo de evolução, tanto profissional quando pessoal.

    Obrigado.