• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Pré-Ocupação (Inteligência Emocional)

Postado por Marco Fabossi junho - 19 - 2016 5 Comentários

preocupacao  Em agosto de 1918, um barco com dois homens estava sendo puxado por um rebocador no Rio Niágara quando o cabo se rompeu. A forte correnteza logo empurrou o barco em direção às cataratas, mas quando estava quase caindo, encalhou nas rochas bem acima das quedas d’água.
Os dois homens foram salvos apenas no dia seguinte; passaram uma noite inteira de terror, pois esperavam, a qualquer momento, despencar para a morte.
Isso aconteceu há aproximadamente 100 anos e a velha barcaça continua lá, no mesmo lugar, até hoje. A queda prevista, que trouxe ansiedade e desespero àqueles dois homens nunca aconteceu.

“Preocupação” não se escreve assim (“pré-ocupação”), eu sei, mas quero chamar sua atenção para o real sentido dessa poderosa palavrinha que atormenta a vida de tanta gente: “Pré” (antecedência) + “Ocupação” (ação ou efeito de ocupar), ou seja, “preocupar-se” nada mais é que ocupar-se antecipadamente com algo que ainda não aconteceu e, na maioria das vezes, nunca acontecerá.
O mais interessante é que quando nos “pré-ocupamos”, naturalmente o fazemos com coisas negativas, tornando-as piores do que realmente são: o filho demora um pouco mais pra chegar em casa, o chefe muda de comportamento com você, um amigo não responde seu e-mail ou não retorna sua ligação, enfim, para cada situação, a tendência é “pré-ocupar-se” com possibilidades negativas. E ai o cérebro fica tão cheio de “lixo”, coisas que ainda não ocorreram e talvez nem ocorram da forma que esperamos (ou desesperamos), que nos impede de pensar de maneira lógica, objetiva e verdadeira sobre realidade. Em quantas situações você já se deixou levar pelas preocupações, deixou que a emoção falasse mais alto, e acabou perdendo boas oportunidades? E então, depois que a cabeça esfria e a razão reaparece, acaba percebendo que o problema não era tão grande quanto parecia.
O fato é que é praticamente impossível evitar essa tal “pré-ocupação” do cérebro com qualquer tipo de pensamento, então, que tal ocupar a mente com coisas positivas? Boas expectativas, algo desafiador e inspirador, sua fé, novas possibilidades, objetivos importantes, projetos de vida, pessoas amadas, conquistas importantes, ações que façam diferença no mundo, enfim, coisas que tragam entusiasmo e tranquilidade, em vez de insegurança e medo.
Fácil? Não, mas necessário. É preciso começar e ter disciplina. No início é mais complicado, mas como a maioria das coisas na vida, com o tempo você se acostuma e as boas “pré-ocupações” farão parte do seu cotidiano. Portanto, daqui em diante, busque substituir as preocupações por “pré-ocupações” que realmente valham à pena.
Lembre-se: as emoções não são um destino, mas uma escolha, por isso, escolhê-las é uma decisão. Você tem todos os recursos de que necessita para gerenciar suas emoções de maneira inteligente, usando-as a seu favor de forma intencional. Você é alguém capacitado para pensar, refletir e agir intencionalmente, para que suas emoções o levem mais perto de seus objetivos. Portanto, conheça-se melhor, equilibre suas emoções, busque “pré-ocupar-se” com coisas positivas, converse com pessoas positivas, pratique meditação e busque maneiras de “acalmar” os seus pensamentos. Seja persistente, e logo perceberá a mudança.
Afinal, se algo é um problema, provavelmente tem solução; e se não tiver solução, já deixou de ser um problema.

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
O Poder do Autocontrole (Inteligência Emocional)

Leia também:
Lixo Interior (Inteligência Emocional)

livro3a-capa-site

 


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Artigos sobre Liderança dos Consultores Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

5 Respostas até agora.

  1. Renato Silva disse:

    Excelente texto Fabossi!

  2. martha mirão disse:

    muito bom!!!

    • Flabenilto disse:

      Fabossi,

      Bom dia!

      Muito bom!

      Espero conseguir deixar de preocupar me tanto!

      Grato por compartilhar tais pérolas!

  3. Alex Paulo disse:

    Excelente reflexão.

  4. Rodrigo disse:

    Vale a leitura…..