Relações de Confiança (Liderança)

trust  O homem estava perdido no deserto, prestes a morrer de sede, quando de repente, encontra uma velha cabana abandonada e com dificuldade se acomoda numa pequena sombra dela.
Passados alguns minutos, ele vê uma velha bomba d’água enferrujada ao lado da cabana. Ele então se arrastou até ela, começou a bombear, mas nada aconteceu. Quando estava quase desistindo, notou ao lado da bomba uma velha garrafa cheia d’água, com uma mensagem que dizia:
– Você precisa primeiro preparar a bomba colocando nela toda a água desta garrafa. Por favor, encha-a novamente antes de partir.
Ele então se viu num grande dilema: despejar a água na velha bomba, acreditando que ela iria funcionar, ou beber a água e desprezar a mensagem?
Com relutância, ele decidiu despejar toda a água da garrafa na bomba. Em seguida começou a bombear e, de repente, um fio de água apareceu, depois um pequeno fluxo e, finalmente, muita água fresca e cristalina jorrou daquela bomba.
Ele se fartou daquela água e, em seguida, voltou a encher a garrafa para o próximo viajante e acrescentou uma pequena nota à mensagem original:
– Creia-me, funciona! Você precisa dar toda a água, antes de poder obtê-la de volta em abundância.

Alguns amigos brincam comigo porque eu falo muito sobre a importância das “Relações de Confiança” na liderança. Mal sabem eles que essas brincadeiras só acontecem porque entre nós existe uma forte “Relação de Confiança”!
Liderança não é um substantivo, mas um verbo, uma ação, algo que se constrói dia a dia, tijolo a tijolo. E assim como qualquer outra construção que pretenda permanecer em pé, precisa de um bom e sólido alicerce chamado “Relações de Confiança”, que tem como principal ingrediente a honestidade.
Barry Posner e James Kouzes, em seu livro “O Desafio da Liderança”, trazem uma pesquisa de liderança realizada ao longo de 30 anos, com mais de 100 mil pessoas ao redor do mundo, sobre as principais características de líderes admirados. A principal pergunta da pesquisa: “Selecione as 7 qualidades, dentre 20, que você mais busca e admira num líder, alguém cuja direção estaria disposto(a) a seguir”. Durante os 30 anos da pesquisa, a qualidade mais procurada pelas pessoas em um líder, variando entre 83% e 89%, é a honestidade.
É por isso que não existe liderança sem “Relações de Confiança”, que tampouco existem sem honestidade e transparência por parte do líder. E você pode estar se perguntando: “Mas por que apenas por parte do líder? Isso não vale para as outras pessoas?”. Lógico que vale, contudo, lembre-se que o líder é uma figura de transição, alguém que dá o primeiro passo em direção àquilo que deseja conquistar, e que busca transformar ambientes, situações e resultados.
Para que a “bomba” funcione é preciso crer para ver, “derramar” primeiro aquilo que você tem de melhor, sua autenticidade, transparência e honestidade, independentemente de quem está do outro lado. Aos poucos um “fiozinho de água” aparecerá e, com o tempo, muita “água fresca e cristalina” vai jorrar.
É como uma conta corrente emocional; quando você demonstra interesse genuíno pelas pessoas, age com respeito, transparência e integridade, alinha expectativas, acredita nelas, apoia, desafia, acompanha, empodera, reconhece, dá feedbacks sinceros e honestos, corrige a rota quando necessário, e as ajuda a se tornar o melhor que podem ser, está tornando essa conta corrente emocional positiva e, naturalmente, construindo “Relações de Confiança”. É bem provável que em alguns momentos da sua liderança você faça algo que diminua esse saldo, mas como a conta corrente está muito positiva, as “Relações de Confiança” tornarão mais fáceis as conversas, os ajustes e a resolução de problemas.
Por isso, desejo a você muitas “Relações de Confiança” em sua liderança, porque sem isso ela simplesmente não acontecerá.

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Figuras de Transição

livro3a-capa-site

 


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Artigos sobre Liderança dos Consultores Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *