• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Muito mais do que isso! (Inteligência Espiritual)

Postado por Marco Fabossi julho - 26 - 2015 8 Comentários

Espiritual  Quando eu ainda era criança, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. Eu me lembro especialmente de uma noite quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho muito duro.
Naquela noite, minha mãe pôs à mesa café, leite, geleia, manteiga e umas torradas muito queimadas. Eu fiquei esperando pra ver se alguém notava o fato, mas tudo o que meu pai fez foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia na escola.
Eu não sei o que respondi, mas me lembro de ficar olhando para ele lambuzando a torrada com manteiga e geleia e engolindo cada pedacinho da torrada.
Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele respondeu:
– Amor, eu adoro torrada queimada…
Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse:
– Filho, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada. Além disso, o que ela é, o que ela representa pra nós, e o respeito que ela merece como ser humano, vale muito mais do que uma simples torrada queimada. Ela é muito mais do que isso!

As pessoas são muito mais do que os seus erros e acertos. Ninguém acorda pela manhã pensando: “Nossa! Hoje eu estou muito inspirado pra errar muito! Hoje eu vou fazer o pior que eu puder. Vou bater o meu recorde de erros!”.
É por isso que a Inteligência Espiritual é tão importante na liderança, porque nos ajuda a compreender que o “aqui e agora” vai muito além daquilo que conseguimos enxergar com nossos olhos. Permite-nos compreender que uma ação, uma atitude ou um fato transcendem tempo e espaço.
Um erro pode acontecer por distração, cansaço, desmotivação, falta de conhecimento, falta de treinamento ou, até mesmo, porque alguém quis comete-lo deliberadamente, contudo, só poderá ser compreendido quando buscarmos entender suas verdadeiras razões motivações, coisas que transcendem aquilo que enxergamos, e que só podem ser compreendidas por meio de proximidade e relacionamento.
Ao fazer, por exemplo, um feedback assertivo, respeitoso, focado no desenvolvimento de seu liderado, ajudando-o a melhorar seu desempenho, o líder transcende as paredes da empresa, impactando não só o resultado do trabalho dessa pessoa, mas também a sua vida e sua humanidade, fazendo com que isso reverbere em seu relacionamento com as outras pessoas, sua família e seus amigos. Transcendência que também acontece quando o líder age com falta de respeito, grosseria, colocando as pessoas “pra baixo”, impactando a vida das pessoas não apenas no ambiente de trabalho, mas também em sua vida pessoal e familiar, afetando o seu relacionamento com aqueles que ama. Este certamente é um dos motivos que eleva as estatísticas de afastamento do trabalho por motivos emocionais que, segundo o INSS, já é a terceira maior causa.
Portanto, só um líder espiritualmente inteligente pode compreender que as pessoas são muito mais do que seus erros e acertos.
Inteligência Espiritual é a capacidade de pensar, sentir e agir crendo que existe algo ou alguém além do tangível ou material que serão impactados por nossas decisões e atitudes, transcendendo assim os limites de tempo e espaço, trazendo consciência, significado e equilíbrio para o papel das pessoas nas organizações, na família, na sociedade e no mundo” (Marco Fabossi – Livro Coração de Líder).
O líder inteligente espiritual é ético, está pronto a ajudar seus colegas, prefere servir a ser servido e não se envergonha de dizer que depende da equipe para crescer. Seu grande propósito é ajudar as pessoas a se tornarem melhores seres humanos, pais, filhos, cônjuges, amigos e profissionais, alinhando suas necessidades e valores aos da organização. Uma organização “espiritualizada” prioriza o compartilhamento em vez da competição, para evitar que apenas poucos vençam, levando todos juntos ao lugar mais alto do pódio.
Lembre-se: Talvez as pessoas se esqueçam do que você fez ou disse a elas, mas raramente se esquecerão de como você as fez sentir.

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

8 Respostas até agora.

  1. Clayton Ribeiro disse:

    Participei do treinamento Líder do Futuro turma 89, excelente!

  2. martha mirão disse:

    Excelente! A compreeensão da vida e do impacto do lider na existência do outro está bem clara!

  3. Aurélio disse:

    Fabossi, felicita-lo pela profundidade de suas colocações e agradece-lo por compartilhar tais preciosidades é praxe.
    Felizes os que conseguem aplicar tais ensinamentos no dia a dia.
    Os melhores resultados possíveis com abrangência maior, o bem estar do ser humano, pessoal e profissional. Obrigado.

  4. Emilia disse:

    Já havia lido este texto antes, mas como modelo de um ótimo marido, n?o com a perspectiva de hoje, muito bom, lendo o texto, gostaria de poder voltar no tempo e acertar como ele, na cultura da urgência que vivemos nos dias de hoje nos parece difícil acertar, mas n?o impossível e se praticarmos, acaba fazendo parte do nosso dia a dia.
    Obrigada.

  5. Rose Lhen disse:

    Fabossi, excelente texto, como sempre!!! … Preciso registrar que uma das minhas grandes perdas quando saí de São Paulo e consequentemente da Crescimentum, foi a convivência com um líder como vc!!!

  6. Elvira Ednice disse:

    Textos belíssimos! Impressionante como tocam meu coração.

  7. JOSEILZA MATOS DANTAS BRASIL disse:

    AMO FRASES QUE FAZEM BEM A ALMA.