• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Cresça, mas não Apareça! (Liderança)

Postado por Marco Fabossi julho - 19 - 2015 3 Comentários

despota  Uma pequena torre se destaca na paisagem de Istambul: Gálata, de onde decolou, em pleno século XVII, o primeiro homem voador de que se tem registro. Hezarfen Ahmed Celebi, usando o que seriam as precursoras das asas-deltas, pousando são e salvo depois de voar por mais de 3 quilômetros.
Entre os muitos expectadores da proeza de Celebi, estava o sultão Murad Kahn, conhecido como Murad IV, que de sua mansão observou o feito inédito e também o efeito que ele causava na plateia.
O primeiro pensamento de Murad foi de premiá-lo com um saco de moedas de ouro pelo feito inédito, contudo, seu segundo pensamento já não era tão dourado quanto o primeiro. Concluindo ser Celebi um homem muito criativo, corajoso e muito querido pelo povo, entendeu ser muito perigoso mantê-lo por perto, então, pouco depois de presenteá-lo, o sultão o exilou na Argélia, onde desgostoso, morreu.

Um líder que não compreende qual é a essência da liderança, tampouco conseguirá entender o seu papel na jornada do desenvolvimento daqueles que lidera, tornando-se naturalmente uma “tampa de panela”, permitindo que as pessoas cresçam desde que não apareçam, ou pelo menos, que não “apareçam” mais do que ele.
Em minha jornada de desenvolvimento de líderes, já ouvi perguntas bem interessantes como essas:
Qual é a vantagem de investir no desenvolvimento dos liderados, se depois de muito esforço e trabalho eles ficam bons, são promovidos e deixam a minha área? Aí então eu tenho que começar tudo de novo com outra pessoa! Existe algum sentido em dedicar tempo no desenvolvimento de alguém que tem grande chance de me ultrapassar na hierarquia, ou até mesmo tornar-se o meu chefe no futuro?
O que você responderia? Sua resposta certamente dependerá de quanto você compreende sobre “liderar pessoas”. Quem já leu meu livro “Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach” sabe que pra mim, “Liderança é a habilidade de influenciar e inspirar pessoas, servindo-as com amor, caráter e integridade, para que vivam com equilíbrio e trabalhem com entusiasmo em direção a objetivos e resultados legítimos, priorizando a formação de novos líderes e a construção de um futuro melhor”, e que por isso, mais importante do que pensar nas vantagens que uma posição de liderança pode trazer para o próprio líder, é empenhar-se em buscar o bem-estar daqueles que lidera, caso contrário, as pessoas podem até obedecê-lo, mas dificilmente o seguirão.
Por isso, geralmente minha resposta é mais ou menos assim: “A vantagem é que agindo assim, ajudando as pessoas a se tornarem o melhor que elas podem ser, você estará cumprindo o papel para o qual foi designado e, principalmente, estará realizando o propósito para o qual você, eu e todo ser humano foi criado: ajudar o próximo. E consequentemente, por estar no centro do seu propósito como ser humano, você se tornará uma pessoa mais completa, feliz e realizada”.
A principal razão da existência de um líder são os seus liderados; é por eles e para eles que a liderança existe e acontece, portanto, é preciso substituir a pergunta: “Quais as vantagens que a liderança pode trazer para mim?” por “Qual é a vantagem que a minha liderança pode trazer para as pessoas? Qual é a vantagem das pessoas em ter-me como seu líder?”.
Já pensou como seria o Brasil se os nossos governantes fizessem isso? Que tal então começarmos essa mudança pela nossa casa, nosso departamento, nossa empresa, nosso bairro? Juntos nós podemos fazer a diferença!

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

3 Respostas até agora.

  1. dorita disse:

    As mudanças precisam acontecer primeiro dentro do ser, pois as pessoas são egoístas e egocentricas, com pensamentos voltados para o seu proprio benefício….

  2. Rubens Ap. Lourenzi disse:

    Que maravilha Fabossi de vc transmitir esse teu pensamento de que estaremos sempre investindo em pessoas para que elas sejam bem sucedidas e se sintam bem no sentido de servir ao próximo. Deus te abençoe,
    Rubens Lourenzi.

  3. Flabenilto disse:

    Verdade! Como pastor, preciso investir em pessoas o tempo todo! Na esperança que se tornem melhores do que eu e possamos ser companheiros de ministério! Há 30 anos atrás, alguém investiu em mim, acreditou em mim e me deu oportunidades para desenvolver-me e… Passados esses anos, hoje somos pastores juntos, na mesma igreja! Investir em pessoas, sem dúvida, é o melhor investimento! Mais uma vez, obrigado Fabossi!