Gente Precisa de Gente (Liderança)

liderancagente  Durante a abertura de um treinamento de liderança que conduzi há poucos dias, o Presidente da empresa no Brasil, uma indústria química multinacional, comentando com os diretores e gerentes que participavam do evento sobre sua experiência como líder, disse o seguinte:
– Vocês sabem que eu reservo 30% do meu tempo para pessoas, e também sabem minha secretária fica doidinha para organizar minha agenda, porque a orientação que ela tem é a seguinte: “As pessoas são prioridade e eu preciso estar disponível para elas no momento em que elas precisam, e não apenas quando eu posso”.

Talvez você esteja se perguntando: Como é que o presidente de uma grande empresa multinacional, com tantas coisas pra se preocupar e fazer, reuniões importantes, viagens, decisões relacionadas aos negócios, estratégia, investimentos, resultados e um montão de outros temas, consegue dedicar 30% do seu tempo para pessoas? E a resposta é simples: São elas que, de fato, fazem tudo isso acontecer e, ao sentirem-se percebidas, seguras, respeitadas, valorizadas e consideradas, tornam-se mais motivadas e engajadas, e consequentemente tendem a entregar resultados melhores.
Líder é gente, liderados são gente, e gente precisa de gente pra ser gente, portanto, se você quiser se tornar um líder com resultados cada vez melhores, precisa aprender a colocar gente na agenda e priorizar as pessoas porque, de fato, o líder não existe para si mesmo, mas para as pessoas, já que sem elas a figura do líder é completamente desnecessária.
Quanto tempo da sua agenda tem sido dedicado a conhecer melhora as pessoas à sua volta, entender a história delas, suas preferências, suas aptidões e talentos, suas expectativas, suas ideias, suas inquietações e seus medos? Quanto você se deixa conhecer por elas? Quanto tempo você dedica para construir relações de confiança com aqueles com quem se relaciona?
Lembre-se: as relações de confiança são o alicerce da liderança, já que liderança pressupõe relacionamento e raramente as pessoas se relacionam bem com aqueles em quem não confiam e, para construí-las é preciso priorizar e dedicar, deliberadamente, parte do seu tempo a isso. Só assim este alicerce se estabelece.
Aliás, em vez de perguntarmos como ele, mesmo sendo presidente da empresa, consegue dedicar tanto tempo às pessoas, melhor seria perguntarmos: Como é que ele conseguiu chegar a essa posição? E a resposta provavelmente será: Porque ele dedicou boa parte do seu tempo como líder às pessoas.

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
A Gente precisa de Gente pra ser Gente
Gente, Serviço e Lucro
Coloque Gente na Agenda
Tem Gente atrás do Crachá

livro3a-capa-site

 


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Artigos sobre Liderança dos Consultores Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

3 comentários sobre “Gente Precisa de Gente (Liderança)

  1. Ótimo exemplo para falar da essência da liderança. Vejamos que é uma equação simples de entender: 30% do tempo dedicado às pessoas é igual a uma equipe engajada. Acontece que para chegar nessa dedicação é necessário um interesse e um esforço genuínos do líder, porém os resultados são promissores. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *