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Coloque Gente na Agenda (Liderança)

Postado por Marco Fabossi outubro - 20 - 2013 5 Comentários

gente1  Em um dos programas de desenvolvimento de líderes que estou conduzindo com os gestores de uma grande montadora, percebi que, apesar de mencionarem que seus diretores estavam sempre disponíveis para apoiá-los com os temas mais críticos do dia a dia, havia sinais de “carência” por uma maior proximidade com seus líderes.
Decidi então fazer uma reunião com os diretores da empresa, para ouvir deles o que eles pensam sobre o assunto. Depois de um tempo de conversa, perguntei:
– Quão próximos vocês estão de seus gerentes?
E, resumidamente, as respostas foram:
– Estamos o tempo todo à disposição deles, a hora que precisarem, para apoiá-los na resolução de problemas, e que não são poucos! Nossa porta está sempre aberta.
Minha segunda pergunta:
– Quanto tempo vocês dedicam para conversar com seus gerentes sobre a vida deles? Perguntar como estão as coisas em casa, sobre a família, saúde, filhos, se está tudo bem no trabalho, se precisam de alguma coisa, se algo os está incomodando, se vocês ou a empresa podem ajudar em algo? Quando foi a última vez que você foi almoçar com um de seus gerentes? Quando foi a última vez que vocês conversaram sobre coisas que não tinham relação com o trabalho diretamente?
Os diretores trocaram alguns olhares, comprimiram os lábios, e um deles respondeu:
– Não me lembro quando foi a última vez que fiz isso. Aliás, sinceramente, eu não me lembro de ter feito isso em algum momento da minha trajetória com eles.
Os outros diretores apenas consentiram com a cabeça, e então fiz minha última pergunta:
– O que vocês pensam que devem fazer então?
– Começar a colocar gente na agenda! – respondeu um dos diretores.

Essa situação, infelizmente, é muito comum em nossas organizações. Sem perceber, talvez pela correria do dia a dia e pela pressão por melhores resultados, dedicamos nosso tempo e atenção às coisas e aos problemas, mas pouco às pessoas, levando-as, muitas vezes, ao sentimento de que não passam de mais um recurso para que a área ou departamento consiga atingir os resultados e bater as metas estabelecidas.
Coisas se controlam, pessoas se relacionam, e pessoas não são coisas, são seres humanos, seres relacionais, com sentimentos, emoções e necessidades, igualzinho a você e a mim. Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho e, portanto, precisamos fazê-lo um lugar onde as pessoas possam sentir-se reconhecidas como seres humanos, e não como coisas.
Talvez você não tenha intimidade ou afinidade com todas as pessoas da sua equipe, contudo, como líder, você não precisa ser íntimo das pessoas, mas precisa ser próximo delas. Dedicar tempo para ouvi-las, saber sobre sua vida, suas necessidades, conquistas, dificuldades e, como líder, procurar fazer o seu melhor para apoiá-las naquilo que estiver ao seu alcance. Deixar claro que elas são importantes como pessoas, seres humanos, e não apenas como um recurso para que as metas sejam atingidas no final do mês.
Portanto, coloque gente na sua agenda!

Veja também o artigo de Rafael Danigno, “A Importância de Conhecer sua Equipe

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Um grande abraço,

Marco Fabossi

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Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
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5 Respostas até agora.

  1. Sônia disse:

    Sem dúvida o foco tem que ser as pessoas “sempre”, e dessa forma as demais coisas fluem e se ajustam de acordo com as necessidades e desafios a serem enfrentados no momento.

  2. Ótimo artigo, Fabossi! Concordo 100%!

    Há algumas semanas escrevi um port bem parecido com esse: “A importância de conhecer sua equipe” (http://rafaeldanigno.com.br/lideranca/a-importancia-de-conhecer-sua-equipe/).

    Abraços!

  3. Gabrielle Rodmann Elias disse:

    Muito bom o texto.

  4. […] 6 – Coloque gente na Agenda: Quando as pessoas passam pela porta de entrada da empresa, elas não deixam seus sentimentos e emoções do lado de fora. Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho e, por isso, precisamos fazê-lo um lugar onde as pessoas possam sentir-se reconhecidas como seres humanos, e não como mero recursos para atingir resultados. Talvez você não tenha intimidade ou afinidade com todas as pessoas da sua equipe, contudo, como líder, precisa ser próximo delas, dedicar tempo para ouvi-las, saber sobre sua vida, suas necessidades, conquistas, dificuldades e, como líder, procurar fazer o seu melhor para apoiá-las naquilo que estiver ao seu alcance. Deixe claro, por meio de suas atitudes, que elas são importantes como pessoas. Portanto, separe algum tempo para conversar com as pessoas sobre elas, e não apenas sobre trabalho, enfim, coloque gente na sua agenda! […]