Julgar é Fácil (Liderança)

julgamento  O médico entra apressado no hospital depois de ter sido chamado para uma cirurgia de emergência. Quando chegou ao centro cirúrgico, o pai do rapaz que iria ser operado veio ao seu encontro e gritou:
– Porque demorou tanto? A vida do meu filho está em perigo! Se você escolheu ser médico, deveria ter mais responsabilidade!
O médico sorriu e respondeu serenamente:
– Me desculpe. Eu não estava no hospital e vim assim que recebi a chamada. Agora, por favor, se acalme para que eu também possa fazer o meu trabalho.
– Acalmar-me? Se fosse o seu filho que estivesse nessa situação, você ficaria calmo?
– Meu senhor, prometo que farei tudo o que estiver ao meu alcance para salvar seu filho – disse o médico enquanto entrava no centro cirúrgico.
Quando a cirurgia terminou, o médico saiu sorridente de encontro ao pai e disse:
– A cirurgia foi um sucesso. Seu filho vai ficar bem! Se tiver alguma questão, por favor, pergunte à enfermeira.
E sem esperar pela resposta, o médico saiu apressado. O pai irritado então, dirigiu-se à enfermeira e desabafou:
– Que médico arrogante. Será que lhe custaria muito ficar aqui mais alguns minutos para me falar um pouco mais sobre o estado geral do meu filho?
A enfermeira, um pouco abalada respondeu:
– É que o filho do doutor morreu ontem em um acidente de carro. Ele estava no funeral quando recebeu a chamada para a cirurgia do seu filho. Agora que seu filho esta bem, ele está voltando para o funeral para prestar a última homenagem ao filho dele.

O ser humano vem de fábrica com alguns chips pré-instalados, e um deles se chama “julgamento”. Estamos o tempo todo julgando oportunidades, riscos, situações e também as pessoas, por sua aparência, palavras, decisões e atitudes. Agora mesmo, depois de ler essa história, é bem provável que você esteja fazendo algum julgamento sobre a situação e as pessoas envolvidas nela.
Por isso é fácil julgar, mas precisamos ter muito cuidado ao repassarmos informações, instruções, e opiniões sobre fatos ocorridos, já que as nossas inferências, conclusões e julgamentos podem interferir diretamente na comunicação, no entendimento daqueles que nos escutam e, consequentemente, nos resultados.
E por ser algo inerente ao ser humano, é muito difícil evitar o julgamento, ainda que não o expressemos em palavras. Por isso, em vez de gastar energia tentando evita-lo, que tal buscarmos uma maneira de melhorar a qualidade de nossas inferências e julgamentos?
1 – Buscando compreender que as pessoas são muito mais do que os seus erros e acertos. Existem crenças, valores, sentimentos, emoções, frustrações e expectativas que podem tê-las conduzido a determinado comportamento, contudo, as pessoas são muito mais do que isso!
2 – Tentando conhecer melhor, tanto a pessoa quanto as situações, porque a justiça e qualidade do nosso julgamento serão proporcionais ao nosso nível de interesse e profundidade em buscar conhecer melhor as pessoas e suas motivações, e também os fatos que permeiam determinada situação. As aparências enganam, e nem sempre o que vemos ou ouvimos é o que imaginamos ser.
Como líderes e seres humanos, portanto, é muito importante que busquemos a maior quantidade possível de dados e informações disponíveis para que nossa inferência e conclusões sejam mais coerentes, e que também nos esforcemos em conhecer e compreender melhor as pessoas e suas motivações, para que dessa forma possamos ser mais justos, já que julgar é fácil; difícil mesmo é fazê-lo com justiça e equidade.

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *