Reconhecimento (Liderança)

Quando José Mourinho chegou para treinar o Chelsea, em 2004, o time encontrava-se em pré-temporada e os primeiros 30 dias foram dedicados a treinos no próprio campo do Chelsea, Stamford Bridge. Todas as manhãs, José Mourinho percebia que o gramado, por mais que tivesse sido “mal-tratado” no dia anterior, encontrava-se em perfeitas condições; o que colaborava muito para o aproveitamento e resultado dos treinos.
Ainda em pré-temporada, o Chelsea disputou e venceu um torneio nos Estados Unidos, onde participaram outros grandes times como o Milan. O troféu pela vitória foi levantado em campo pelo capitão John Terry, contudo, quando o time desembarcou em Londres, José Mourinho fez questão de conduzir o troféu à casa do tratador de grama de Stamford Bridge, como reconhecimento ao seu excelente trabalho, que foi fundamental para que o Chelsea pudesse treinar e vencer este torneio.
Aquele homem de quem ninguém, à exceção de Mourinho, havia se lembrado quando o Chelsea conquistou o troféu, teve nos dias seguintes o reconhecimento da imprensa britânica com muitas fotos e entrevistas, contudo, ainda mais importante, teve o reconhecimento de seu líder e da equipe, de que seu trabalho, por mais simples e comum que pudesse parecer, fora fundamental para que o Chelsea pudesse conquistar aquele troféu.

Por mais simples que sejam as tarefas, como líderes, precisamos conduzir as pessoas a reconhecerem o valor e o impacto daquilo que fazem, por isso, estabeleça a conexão entre o que as pessoas fazem e a grande obra, a grande missão. Quando eles estiverem apenas enxergando as árvores, mostre-lhes a floresta, assim como um diretor de escola que lembra seus professores: Vocês não são apenas replicadores de informação: estão moldando o futuro deste país por meio da formação de homens e mulheres de valor, ou como um mestre de obras que diz aos seus operários: Não estamos apenas assentando tijolos. Estamos construindo lares para que famílias sejam felizes neles. Este é um dos maiores incentivos que podemos dar às pessoas que estão sob nossa liderança: lembrá-las que o que fazem – mesmo que sejam tarefas simples – é parte de uma grande obra e uma grande missão.
A história que acabamos de ler nos mostra que o reconhecimento e a motivação não estão diretamente relacionados à recompensas materiais como aumento salarial, gratificação e bônus. É obvio que isso também é importante, contudo, existem muitas maneiras criativas de reconhecer o esforço e o trabalho das pessoas. Basta imaginar os banheiros do nosso local de trabalho sem pessoas para limpá-lo durante apenas um dia; como seria? Você já parou em algum momento do dia para dizer a uma dessas pessoas algo como: “- Muito obrigado pelo importante trabalho que realiza aqui na empresa. Sem você esse lugar seria uma bagunça.”? Quanto tempo demora este elogio tão simples? Quanto tempo ele vai durar na vida dessa pessoa?
Por isso, “Líder é aquele que se dispõe a ser o ‘número um’ colocando as pessoas em primeiro lugar”. Este é um dos paradoxos de liderança que menciono em meu livro Coração de Líder. Alguém que conquista uma posição hierárquica que por natureza é investida de poder, normalmente se considera o “Número Um” e entende que todas as outras pessoas estão ali para servi-la e colocá-la cada vez mais em primeiro lugar. O verdadeiro líder, contudo, ainda que sua posição lhe propicie poder, se dispõe a ser o “Número Um” colocando as pessoas em primeiro lugar, porque compreende que ser líder não significa posse, mas exercício; o exercício de servir com amor, caráter e integridade, reconhecendo as pessoas pelo que são, pelo que fazem e pelo que podem ser, colocando-as em primeiro lugar.

.

Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil

Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança.
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

6 comentários sobre “Reconhecimento (Liderança)

  1. Olá Como muitos outros assuntos publicados sobre liderança este é com certeza um dos que mais me chamou a atenção. Nesta segunda feira sem falta vou lembrar de falar com a pessoa de serviços gerais de minha empresa o quanto o serviço que ela faz é importante para nós.

    Parabéns

    Grande abraço

  2. Realmente o reconhecimento é fundamental sempre e o primeiro lugar do pódio é de toda a Equipe e não apenas do Líder.

  3. Grande Marco,

    Como sempre vc despertando o bom líder existente em cada um de nós. Aprendo e exercito ensinamentos divididos e aproveito para agradecer-lhe. Pego o gancho e cito Lao Tsé: Quando a obra dos melhores chefes fica concluída, o povo diz: fomos nós que a fizemos.
    Com o simples(e louvável) ato do treinador entendo que o Chelsea terá o máximo possível quando se referir a este profissional e temos em todas as empresas tais profissionais que contribuem de forma aparentemente singela para alcançarmos grandes resultados.

  4. Marco, ótimo texto para refletirmos aquele simple trabalho que ninguém reconhece como limpar uma mesa ou pegar o lixo na empresa, basta um simples elogio. “Muito Obrigado”

    Parabéns

    Grande abraço

  5. Estas e outras lições são proveitosas não somente enquanto lideres de equipe, mas em nossa vida familiar, em nosso cotidiano;desde o gari que limpa o meio fio da rua ao coletor de lixo que nos livra do lixo doméstico têm de ser lembrados e cumprimentados. Obrigada por estas lições. Bete

  6. Oi Marco bom dia! Os comentários refletem a importância do que escreveu!. O mais bacana é te ver Praticando esta Liiderança com sua Equipe! Parabéns Líder Servidor, Grande Abraço!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *