Viver com Equilíbrio (Gestão do Tempo)

Perguntaram ao Dalai Lama:
– O que mais te surpreende na Humanidade?
E ele respondeu:
– Os homens: porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem-se do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente, nem o futuro. Vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido.

Equilíbrio” é uma das palavras mais cobiçadas em nossos dias. Apesar de sabermos que a vida é muito mais que apenas trabalho, somos constantemente enredados e levados pela correria do dia a dia, deixando que o trabalho e os problemas nos envolvam a tal ponto que acabamos nos sentindo em meio a uma batalha, na qual o maior objetivo é sobreviver e não mais desfrutar das belezas da vida. Competitividade, globalização, produtividade, resultados, posição, status, viagens, atualização, e-mails, redes sociais, networking, clientes, e dezenas de outros motivos ocupam a mente e o coração das pessoas que, desesperadas, não conseguem encontrar equilíbrio, sentido e propósito em tudo isso.
Em meu livro, Coração de Líder, trago a seguinte definição de liderança: “Liderança é a habilidade de influenciar e inspirar pessoas, servindo-as com amor, caráter e integridade, para que vivam com equilíbrio e trabalhem com entusiasmo em direção a objetivos e resultados legítimos, priorizando a formação de novos líderes e a construção de um futuro melhor”, porque entendo que uma das principais responsabilidades de um líder, em nossos dias, é viver uma vida equilibrada, e ajudar seus liderados a fazer o mesmo.
O dia-a-dia nos distrai e, sem perceber, muitos de nós vivemos como se fossemos imortais, sem qualquer preocupação com o próprio bem-estar e saúde. Dedicamos-nos tanto às nossas responsabilidades profissionais que, de tão envolvidos com trabalho e carreira, não percebemos que estamos deixando a vida nos escapar por entre os dedos; nos preocupamos com o padrão de vida, que nem nos damos conta que vivemos uma vida sem padrão, e dessa forma, todos os dias cometemos um lento, mas inevitável suicídio.
Faça um pequeno teste: converse com as pessoas queridas, e lhes pergunte quais são as situações das quais eles mais se recordam na vida, quais foram os momentos mais marcantes de suas vidas em que você estava presente. Posso estar enganado, mas não creio que eles dirão algo sobre os presentes que você lhes deu: uma joia, uma bicicleta, uma boneca ou mesmo um carro. Tampouco creio que citarão picanha ou cerveja. Creio que se lembrarão de momentos em que vocês estiveram juntos dando risadas, chorando talvez; falarão das brincadeiras em casa, e até das broncas que levaram, mas certamente contarão sobre momentos nos quais seres humanos, sentimentos, emoções e sensações foram os protagonistas; elas certamente não falarão de coisas, mas sobre pessoas.
Deus nos criou para uma vida abundante, mas para isso precisamos alinhar nossas prioridades e nossas atitudes, porque quando o líder vive e trabalha de maneira coerente e equilibrada, com entusiasmo, percebendo a importância de priorizar família, pessoas e relacionamentos, ele pode então ajudar outros a também viverem com equilíbrio, entusiasmo e excelência. No futuro, pouco vamos nos lembrar das coisas que fizemos, mas certamente nos lembraremos daqueles com quem convivemos e ajudamos a ter uma vida e uma carreira melhor por causa de nosso interesse e dedicação. E seguramente, também nos lembraremos daqueles que fizeram o mesmo por nós.
Quem conquista o Coração de Líder inspira as pessoas a trocarem a necessidade de realizar pelo desejo de ser, trazendo novos conceitos de valores organizacionais, integrando a família, o trabalho e a comunidade, gerando harmonia e equilíbrio nas organizações e no mundo.
Não se esqueça: A vida é muito curta para ser pequena (Disraeli).

(Trecho extraído e adaptado do Livro Coração de Líder, de Marco Fabossi)

.

Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil

Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança.
.
Líder do Futuro

O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

4 comentários sobre “Viver com Equilíbrio (Gestão do Tempo)

  1. Nossa Marco, desta vez vc. se superou rsss! A Sua Santidade, de quem sou fã é muito sábia, mas vc. traduziu de forma brilhante o que é viver com sabedoria e integralidade, valeu!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *