Visão ou Memória? (Liderança)

Certo homem percebeu que estava lentamente perdendo a memória. Procurou então um médico que, após uma série de exames, disse-lhe que haviam boas chances de que uma cirurgia no cérebro pudesse reverter aquela situação, contudo deixou bem claro:
– É uma cirurgia muito delicada, porque se algum nervo for lesado, você pode ficar cego para sempre.
Ao ouvir os comentários, o homem ficou em silêncio por algum tempo, até que o médico lhe perguntou:
– O que você prefere conservar: a visão ou a memória?
E depois de ponderar sobre suas alternativas por alguns segundos, o homem respondeu:
– A visão, porque eu prefiro ver para onde estou indo, a lembrar onde já estive.

Segundo o Hogan Assessment Systems, com base em mais de 500.000 testes realizados com profissionais ao redor do mundo, a Visão de Futuro (ou ambição), é a única característica presente em todos os líderes de sucesso.
Visão de Futuro é uma imagem do futuro que produz paixão, e uma das mais poderosas armas do líder. Seu valor é inestimável para a equipe, para a organização, para o mundo, e principalmente para o líder, porque liderança pressupõe que existem pessoas seguindo um líder, e se este líder não sabe aonde quer chegar, provavelmente chegará a “qualquer lugar” ou “lugar nenhum”, levando consigo seus seguidores.
Definir ou estabelecer uma Visão é escrever os ideais e os sonhos das pessoas que compõem a equipe ou organização para o seu futuro. É descrever como todos se vêem no futuro, seja equipe, empresa, igreja, família, comunidade, país, time de futebol, ou qualquer outro organismo ou organização, estabelecendo, assim, o norte para onde todos estarão olhando e caminhando juntos, por isso, liderar sem Visão de Futuro é como pilotar um barco sem leme, porque as pessoas ficarão à deriva.
E então: Qual é a sua Visão de Futuro? Onde você e sua equipe querem estar daqui um ano, daqui três anos? Não perca tempo, trabalhe com sua equipe para construir uma Visão de Futuro que seja empolgante, desafiante e apaixonante, e então estabeleça as ações necessárias para conquistá-la.

.

Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil

Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança.
.
Líder do Futuro

O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

5 comentários sobre “Visão ou Memória? (Liderança)

  1. Eu tenho como visão de futuro a curto prazo transformar o Grupo que eu lidero em uma Grande Equipe,integrada,participativa,colaborando uns com os outros,com objetivos em comum,deixando de lado o egoísmo e as pequenas desavenças.Após chegarmos nesse patamar estaremos prontos a crscer em qualidade de vida para os colaboradores e de serviço oferecido aos clientes.

  2. Como sempre os artigos são muito interessantes. Parabéns.
    Este artigo vai me inspirar na reunião desta semana com a minha equipe.

  3. Ola pessoal,

    Olha que interessante: ao ler o início do texto interpretei a perda de memória como perda da capacidade intelectual (algo tipo Alzheimer) e já pensei que a melhor resposta seria perder a visão…

    Afinal eu acredito que a gente possa sair da nossa zona de conforto (ficando cego) sem perder, contudo, nossa capacidade de superar as dificuldades… sem perder a nossa essência.

    Vendo o final do texto concordo que a “visão de futuro” é mais importante que a “visão do passado”, não somente da equipe, mas a nossa visão do nosso futuro como indivíduos.

    Abs, Luana Knoff

  4. Excelente Marco…acabei de compartilhar esse artigo com mais de 40 SPVs, Compradores, Gerentes de Vendas, Assistenes de vendas e outros departamentos da empresa… seus textos e o livro são muito ricos… sempre que compartilho (colocando o endereço e fonte do seu blog no final do e-mail) alguns me retornam agradecendo por dividir essas ricas mensagens para crescimento não apenas profissional, mas também pessoal.

    Sucesso e que Deus continue te abençoando e te utilizando como ferramenta para contribuir com outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *