Tigela de Madeira (Liderança)

Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e netinho de quatro anos. As mãos do velhinho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes.

Na hora de comer, as mãos trêmulas e a visão falha do vovô o atrapalhavam, fazendo com que parte da comida caísse no chão. Ele tentava controlar o copo, mas sempre derramava algo na toalha.

O filho começou a irritar-se com a bagunça, e comentou com a esposa:

– Precisamos dar um jeito nisso. Não dá pra conviver com esse barulho de gente comendo com a boca aberta, leite derramado e comida pelo chão.

Foi então que decidiram colocar uma pequena mesa no cantinho da cozinha. Ali, o vovô comia sozinho enquanto o resto da família fazia as refeições à mesa. Além disso, depois de alguns pratos quebrados, o vovô passou a comer numa tigela de madeira.

Certo dia, o netinho que assistia a tudo isso em silêncio e percebia a tristeza do vovô, começou a manusear alguns pedaços de madeira, quando seu pai lhe perguntou:

– Filho, o que você está fazendo?

– Ah, eu estou fazendo uma tigela pra você e pra mamãe comerem quando eu crescer – respondeu o menino, que sorriu e logo voltou ao trabalho.

Aquelas palavras fizeram com que seus pais, com lágrimas nos olhos, refletissem sobre suas atitudes, e sobre o exemplo que estavam dando a seu filho.

Naquela mesma noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família. Daquele dia em diante, até o final de seus dias, o vovô comeu todas as refeições com a família.

Você já percebeu que o comportamento das pessoas em qualquer ambiente, seja familiar, profissional, ou social, é sempre um reflexo dos princípios, valores, comportamentos e atitudes do líder? Por isso, qualquer que seja a circunstância, trate as pessoas como você gostaria de ser tratado, porque: Palavras movem, exemplos arrastam.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança

.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança
.
Como criar um Blog Grátis
Dicas de Felipe Fabossi para criar o seu próprio blog em apenas 2 passos
Como Criar um Blog Grátis

8 comentários sobre “Tigela de Madeira (Liderança)

      • Oi Marcos,não sei se vc lembra de mim; fizemos o curso de PNL em Campinas, jan. desse ano; tenho recebido “seus recados” construtivos, diria,”puxadas de orelhas” q me fazem repensar muitas atitudes; obv. essa deve ser uma das suas intenções; só agora estou agradecendo…, e as dores nas costas? aquele hotel,deixou a desejar qto ao conforto; mas td bem valeu o curso; apesar d q abandonei as leituras sobre pnl, mas às vezes me lembro de muitas orientações do curso e revejo alguns comportamentos…bem, “tamos” aqui no extremo norte fazendo o possível, dentro do viável; disponha e continue enviando-me seus recados. um abç.Deuzucelia Góes

        • Oi Deuzucelia, tudo bem por ai? As dores nas costas passaram, rs, mas independentemente disso foi muito boa aquela semana. Seguimos em contato. Um grande abraço,

          Marco

  1. Parabéns Marco. Mais uma vez começamos a semana com um brilhante texto que mostra a realidade de algumas pessoas, que tem péssimas atitudes que não devem ser copiadas, pois sempre devemos tratar as pessoas com gentileza, educação, amor e sinceridade!

    • Gilvan, novamente, muito obrigado pela participação e pelos comentários. Um grande abraço. Marco Fabossi.

  2. q mensagem incrível!
    não conhecia seu blog e a partir de hj está salvo em meus favoritos! parabéns pelo trabalho.

    • Vivi, boa noite, tudo bem?

      Muito obrigado pelos comentários e por participar do blog.

      Abraços,

      Marco Fabossi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *