Cliente Satisfeito (Liderança)

Certo dia, o executivo de uma grande empresa contratou por telefone um jardineiro autônomo para fazer a manutenção do seu jardim.
Quando o jardineiro chegou a sua casa, o executivo se surpreendeu ao ver um garoto de apenas 15 anos de idade, porém, como já estava contratado, ele pediu para que o garoto executasse o serviço.
Quando terminou o seu trabalho, o garoto pediu ao dono da casa permissão para usar o telefone, e o executivo, um pouco desconfiado, ficou por perto e não pôde deixar de ouvir a conversa.
O garoto ligou para uma mulher e perguntou:
– A senhora está precisando de um jardineiro?
– Não. Eu já tenho um – foi a resposta.
– Mas, além de aparar a grama, eu também tiro o lixo. – frisou o garoto
– O meu jardineiro também faz isso – retrucou a senhora.
O garoto insistiu:
– Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço.
– O meu jardineiro também – tornou a falar a senhora.
– Eu sempre atendo com muita rapidez.
– Bom, o meu jardineiro também me atende prontamente. Nunca me deixa esperando. Nunca se atrasa.
Numa última tentativa, o menino arriscou:
– O meu preço é um dos melhores.
– “Não”! – disse firme a voz ao telefone – Muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom.
O garoto então desliga o telefone, e o executivo, depois de observar, comenta:
– Poxa, que pena, você deixou de conquistar um novo cliente.
– Não senhor – respondeu o garoto – Eu sou o jardineiro dela. Eu estava apenas medindo o seu nível de satisfação com o meu trabalho.
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Conhecer a opinião dos clientes é um fundamento básico nós negócios. Também em liderança é muito importante conhecer a opinião de seus clientes internos; pares, superiores, e principalmente, liderados.
Existem duas grandes verdades sobre os seres humanos; a primeira é que a visão que temos de nós mesmos na maioria das vezes não é realista, e a segunda é que somos capazes de formular conceitos sobre qualquer outra pessoa, exceto sobre nós mesmos.
São por estas e tantas outras verdades sobre o ser humano, que somente estaremos aptos a liderar outras pessoas quando aprendermos a liderar a nós mesmos, e para que possamos continuar melhorando naquilo que fazemos, é preciso saber a opinião daqueles que se relacionam conosco, principalmente das pessoas que lideramos. Por isso, converse com cada uma delas, e ouça o que elas têm a dizer. Este é um dos principais passos para tornar-se um grande líder.
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Um grande abraço,
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Marco Fabossi
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6 comentários sobre “Cliente Satisfeito (Liderança)

  1. Muito boa mesmo. saber o que as pessoas pensam sobre a gente ou nossos produtou/serviços é muito bom. Feedback do cliente é ótimo para medir o grau de satisfaççao e para corrigirmo erros que estamos cometendo ás vezes sem perceber.
    Essa foi mais uma excelente do Marco.

  2. boa tarde… veio em boa hora esse e-mail sobre cliente satisfeito.
    estou precisando passar as informações dos cliente para a empresa e todas as tentativas foram por água abaixo.
    más como essa que recebi, com toda certeza saberei me expressar melhor junto a empresa.
    abraçossssss;

  3. Adorei esse e-mail sobre opinião de liderados,veio em boa hora…
    Na muita das vezes temos muito medo de ouvir o que as pessoas pensam de nós,quando na verdade isso é algo imprescindível para o nosso crescimento pessoal e profissional…
    Cada dia te admiro mais,adoro seu blog (me fortalece,e se fortalece o líder melhora a equipe)…
    Um forte abraço…

  4. Bom dia,

    Ótima lição!
    Quantas vezes não esquecemos de prestar atenção na satisfação do cliente, achando que estamos fazendo tudo certo em nosso ponto de vista.

    Parabéns!

    Ótima semana!

    Abraços!

  5. Muito interessante ! Acho que a maior dificuldade de nós hoje é ter coragem ouvir o que os outro pensan a respeito de nós, do nosso trabalho !!! Receber um feedback não é uma tarefa comum !

  6. Muito oportuno nos dias de hoje em que as empresas repensam os modos como interagem com seus clientes; como manter o seu cliente; como conqueistar um novo cliente. É preciso exercitar a parte humana nos relacionamentos interpessoais.

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