• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Colaborar ou Competir? (Trabalho em Equipe)

Postado por Marco Fabossi Abril - 25 - 2010 8 Comentários
Eram quatro irmãos que brigavam o tempo todo até mesmo por coisas de pouca importância. Seu pai, já com certa idade, se aborrecia ao ver os filhos discutindo o tempo todo, e temia pelo futuro de sua família.
Foi então que chamou seus filhos e pediu para que sentassem em fila, um ao lado do outro, e em seguida trouxe um feixe de varetas bem atado, entregou-o ao filho mais novo e disse:
– Tente quebrar esse feixe todo de uma só vez.
O menino tentou de todas as formas, mas não conseguiu. Então o pai foi passando o feixe a cada um dos filhos, para que tentassem quebrá-lo, mas por mais que tentassem, ninguém conseguiu.
Com um sorriso, o velho então cortou a corda que unia o feixe, e entregou as varetas ao filho mais novo, dizendo:
– Tente quebrá-las agora.
Quando a criança acabou de quebrar todas as varetas, o pai então comentou:
– Filhos, se vocês permanecerem unidos como o feixe que não conseguiram quebrar, jamais alguém poderá fazer mal a vocês! Mas se cada um pensar apenas em si mesmo, todos ficarão mais vulneráveis, como varetas que até uma criança consegue quebrar.
.
Quando existe apenas competição, para que um ganhe, outros têm que perder. Já a colaboração se baseia nos princípios da unidade, do relacionamento, do respeito e do potencial para sermos vencedores, sem que necessariamente outros percam. Em um ambiente colaborativo, as pessoas são tratadas com valor e dignidade, o que nem sempre acontece em um ambiente de competição.
Sem dúvida que uma equipe de alto desempenho, em qualquer área de atuação, precisa ser competitiva, mas essa competição deve ocorrer do lado de fora, e não dentro da equipe.
Por isso, para se tornar cada vez mais competitiva, a equipe precisa de pessoas que colaborem, e não que compitam entre si. Não se esqueça:
.
Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe, porque somos mais fortes.
.
Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi
.
Um grande abraço,
.
Marco Fabossi
.,.
Treinamento Líder-Coach
Formando e Liderando Equipes de Alto Desempenho
Dias 25 e 26 de Junho, sexta e sábado, em São Paulo.
Maiores informações: www.marcofabossi.com.br
.
Saiba mais sobre o trabalho de Coaching, Palestras e Desenvolvimento de Liderança de Marco Fabossi em www.marcofabossi.com.br
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi

8 Respostas até agora.

  1. Mais uma ótima história…
    Muito boa a sua definição entre competição e colocaboração. Na empresa em que eu trabalho eles criam uma espécie de competição, contemplando com folgas extras os melhores operadores, eles fazem esta “campanha” visando melhorar a operação, mas na verdade já começam a “campanha” com menos 40% dos operadores que sabem que não poderam disputar de igual para igual com operadores antigos.
    Eles criam uma competição paralela entre os operadores, mas se o objetivo era melhorar o desempenho, o ideal seria que cada operador tivesse a sua meta, e que os antigos ajudassem os mais novos.
    Marco, na próxima reunião na empresa vou usar este texto como base para a minha argumentação. Eles ainda chegam a falar coopetição (cooperação+ competição) descordei,mas não tinha fundamentação para sustentar a minha posição, agora tenho. Obrigado

  2. Jeniffer disse:

    Olá,

    Linda mensagem e muito atual.Quantas pessoas não vivem a vida inteira competindo e esquecem que juntos podemos ser muito melhores?Infelizmente não tomam consciência…Quem sabe se cada um pensasse nas varetas…
    Tenha uma ótima semana!

    Abraços!

  3. Sidnei (Sabesp) disse:

    Marcos, ótima esta definição entre competição e colaboração, já estamos observando várias empresas trabalhando em modelos vistos como Cerebro, onde todos trabalham interligados, todos fazem parte do todo, com muita flexibilidade, inovação, agilidade, com capacidade de autoorganização e mutabilidade, preocupadas com seu cliente, ao contrario de organizações burocraticas onde não existe colaboração e sim competição.

  4. kelly disse:

    lindo

  5. kelly disse:

    muito bom

  6. gostaria de receber essa história em meu email

  7. maria aparecida andreoti disse:

    amei,vou ler para meus colaboradores que são 75, no DDS que dou diariamente,faço isso toda semana pego um dia e passo uma de suas mensagens,é muito gratificante eles gostam muito.
    abraço.

  8. Lucy keziia disse:

    Muito lindo esse texto mostra a força que os irmãos sempre juntos são mais