• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

O Aquário (Liderança)

Postado por Marco Fabossi julho - 16 - 2009 9 Comentários
aquario Em um lindo e enorme aquário havia muitos peixes de vários tipos e tamanhos. Na parte de cima do aquário estavam os peixes grandes, e quando a comida caía na água, eram eles que a comiam primeiro, por isso, os peixes grandes estavam sempre satisfeitos; nunca lhes faltava comida.
Na parte intermediária do aquário ficavam os peixes médios, que se alimentavam daquilo que os peixes grandes não comiam, e apesar de não haver comida suficiente para que pudessem ficar grandes, eles se sentiam satisfeitos.
Finalmente, na parte de baixo estavam os pequenos peixes, onde a comida que lhes sobrava era suficiente apenas para mantê-los vivos.
Neste ambiente nasceu um peixinho que não se conformava com toda aquela situação, e então começou a nadar por todo o aquário na esperança de encontrar algo que o ajudasse a mudar aquele quadro. Foi quando encontrou um pequeno buraco, por onde decidiu entrar e ver onde ele o levaria.
Ele encontrou um fio de água que o levou a um ralo, do ralo caiu em um encanamento, e foi parar em um rio. Era um lugar maravilhoso; não faltava comida, tinha espaço suficiente para nadar e ir onde quisesse.
Mas o peixinho então pensou em seus amigos do aquário e resolveu fazer o caminho de volta para contar a respeito do lugar maravilhoso que havia encontrado. Quando chegou ao aquário e falou a todos sobre o lugar maravilhoso que havia encontrado, todos os peixes começaram a ficar curiosos e conversar sobre o que deveriam fazer para chegar a esse local. Foi quando o peixinho falou:
– Bem, os peixes grandes da parte de cima deverão mudar de lugar; terão que vir para a parte de baixo, para perder peso e assim poder passar pelo pequeno buraco. Os peixes do meio deverão se alimentar menos, para que perder um pouco mais de peso também. E os peixes de baixo, deverão se alimentar-se um pouco mais para ganharem forças para seguir viagem.
Começou então uma confusão dentro do aquário; muita discussão, muita discórdia, e por fim, todos se revoltaram contra o pequeno peixe. Depois de muita briga e pontos de vista diferentes, os peixes grandes e médios tomaram uma decisão: decidiram expulsar o peixinho que havia causado todo aquele transtorno. O peixinho, triste, viajou novamente pelo pequeno buraco e chegou ao rio, um lugar muito melhor para viver.
 
Nesta simples estória existem muitas lições importantes para o nosso dia a dia:
– Poucos querem deixar sua “zona de conforto”, porém, se esquecem que “não existe evolução sem mudança”. É verdade que nem toda mudança traz evolução, mas sem ela nada evolui.
– Muitas vezes, as grandes idéias vêm de pessoas que não estão no “topo do aquário”, e por não ocuparem posições de destaque, seus comentários são simplesmente ignorados.
– Em um ambiente onde não há espaço para troca de idéias, tampouco há espaço para aqueles que querem buscar o melhor para si e para os que estão ao seu redor. Neste tipo de ambiente, apenas os medrosos e acomodados é que conseguem permanecer e subsistir.
Por isso, não tenha dúvidas, um líder que realmente se preocupa com o bem-estar de seus liderados precisa ser um fomentador e incentivador de novas idéias em todos os níveis da organização. Só assim é que a mudança e a evolução poderão se estabelecer.
 
Metáforas como esta fazem parte do Livro “Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach”, que será lançado em agosto de 2009.
 
Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi 
 
Um grande abraço,
 
Marco Fabossi

9 Respostas até agora.

  1. Janaina Caldas disse:

    Gostei muito do texto, pois traduz exatamente o que esfrentamos quando propomos mudanças dentro das empresas. São supervisores chateados, o comercial diz que não precisa de mudanças, pois tudo sempre foi desse jeito. Enfim, são poucos que estão dispostos a repensar suas atitudes. Parabéns!

  2. Sandra disse:

    Marco,
    Parabéns! Texto super-reflexivo e ainda, podemos e devemos sempre desafiar-nos. Sem ousadia e desafios não chegamos a lugar algum, nao importa o status-co.
    Sandra

  3. Rony disse:

    Olá Fabossi, bom dia, adoro de mais todos os eus textos, que estão me ajudando de mais no meu dia a dia no trabalho. Parabens por essas menssagens, que certamente muitas pessoas passam no dia a dia , e tem medo de tomar certas atitudes e expressar suas opinioes.

  4. HIGA disse:

    Ola Fabossi…

    Infelizmente o comodismo é o grande mal da maioria dos lideres, isso vale para mim tambem. Com o passar do tempo e com a idade avançando, faz com que o espírito empreendedor diminua gradativamente. O velho jargão ” Se eu não fosse tão velho ou se isso acontecesse comigo a uns dez anos atras”, muitas vezes tem prevalecido em algumas de minhas atitudes; pior é que eu sei que eu estou errado.
    As histórias que tenho recebido toda semana faz com que eu possa enchergar a vida com outros olhos, com aquilo que deve ser visto, ou com aquilo que eu poderia ver mais para frente de uma maneira melhor. Parabéns.

  5. Ola Fabossi;

    Grande mensagem a sua,é uma verdade para mim e para centenas de outros líderes,que independente do que estão a frente são responsáveis pelas pessoas a quem auxilia,não manda;como alguns pensam.

    Obrigado pelo apoio ao meu blog,já adicionei o seu à coluna de blogs favoritos/parceiros do meu blog.Faça uma visita ao blog,deixa um comentário lá,ok?

    Grande Abraço.

  6. jeziel vila nova disse:

    Nós nordestinos, chamamos aos pequenos peixes de rios e riachos “piaba”. No Cordeiro, bairro do Recife, existe um local onde eventos dedicados à agropecuária, etc, são realizados Foi lá que ví, pela primeira vez, os peixes chamados de “Cavalo-Marinho”. Belos pelo que apresentam. Não dão coice, como os cavalos. Neste aquário que li, sou piaba. Os peixes médios são os piores. Mas, não agem como os Cavalos-Marinho… dão coise mesmo!

  7. jeziel vila nova disse:

    Como nordestino, nesse aquário eu seri uma piaba. Os peixes médios, seriam os cavalos-marinhos. Só que, no aquário onde vivo, esses cavalos-narinhis dão coices pior que is canalos naturais!

  8. Keferson disse:

    Gostei muito deste Post parabéns!
    postei um link seu em meu blog.

    Saudações

  9. Thales Junior disse:

    Show…
    É o que estava precisando pra uma nova fase na EMPRESA.