• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Búfalos (Liderança)

Postado por Marco Fabossi julho - 12 - 2009 9 Comentários
bufalo Os búfalos são seguidores absolutamente fiéis ao seu líder. Eles só fazem o que líder quer, e só vão aos lugares determinados por seu líder.
Os primeiros colonizadores da América do Norte conseguiram identificar esse fenômeno e por isso foram capazes de dizimar inúmeras manadas de búfalos com enorme facilidade, apenas eliminando o líder dessas manadas.
Em nossas organizações também vemos muitos líderes “búfalos”, exigindo que as pessoas façam exatamente o que eles dizem e que andem apenas pelos caminhos que eles determinaram, e caso isso não aconteça, o castigo é certo.
São líderes que conquistam a lealdade de seus liderados pelo medo, e não pelo respeito; líderes que esbanjam poder, mas são incapazes de conquistar autoridade.
 
Organizações que insistem em entregar aquilo que têm de mais valioso, seu capital humano e intelectual, nas mãos de líderes “búfalos”, assim como as manadas exterminadas pelos colonizadores americanos, estão com seus dias contados. 
A verdadeira liderança vem de líderes comprometidos com os resultados, mas acima de tudo, comprometidos com o ser humano. Líderes que sirvam as pessoas com amor, caráter e integridade, que não usam o poder e a influência para servir seus próprios interesses apenas, mas que estão atentos às necessidades daqueles que estão ao seu redor. Líderes que vivem uma vida com sentido, propósito e equilíbrio; perseguindo objetivos e resultados legítimos, porque sabe que em suas mãos está a oportunidade de construir um futuro cheio de fé, amor, respeito, esperança, dignidade e espiritualidade. Líderes que valorizem o ser humano, que percebam o potencial de seus liderados e que reconheçam o seu papel no desenvolvimento deles.
 
 Esta e outras metáforas fazem parte do Livro “Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach”, que será lançado em Agosto de 2009.

Clique aqui e veja as outras mensagens do Blog do Fabossi
 
Um grande abraço,
 
Marco Fabossi

9 Respostas até agora.

  1. PR. ALEX disse:

    oi Marco, a paz
    te felicito pelo livro… quero lê-lo, pois seguramente estará recheado de tesouros valiosos do saber que o Senhor lhe deu.
    um abraço

  2. Lisanias Moura disse:

    Marco
    Que alegria reve-lo e ler seu material. Estou certo que trará incentivos e motivaçoes para muitos no Brasil, como neste momento trouxe para mim.

  3. Vanderlei Valle disse:

    Caro Donizete(rs.)
    Tenho acompanhado seus artigos e compatilho sempre com meus amigos.
    Estou adorando a abordagem e sem dúvida tem sido muito util no dia-a-dia.

    Estarei aguardando o lançamento do livro, ah não esqueça de convidar para a noite de autografos.

    Um forte abraço e que Deus continue te abençoando.

    Vanderlei

  4. Décio disse:

    Marcos,
    Gostei muito do texto.
    Os textos que voce tem enviado, são sempre um bálsamo.
    Continue neste propósito.
    Abraços;

  5. Veronica De la Fuente disse:

    Marco , estou difrutando e aprendendo muito com seus artigos. Este especilamente enviarei para um de meus coachee que esta trabalhando a competencia de liderança .

    Muito obrigada

    Veronica

  6. Laura disse:

    Fabossi, é fácil constatar este tipo de liderança, que ainda faz seguidores, felizmente estão começando a ser substituídos, pois a geração atual de profissionais é mais individualista, mais agressiva em busca de resultados, não somente para a empresa, mas também aqueles que agregam para si próprios. Hoje, os líderes precisam ser participativos para conquistá-los e envolvê-los em suas metas e projetos, para conseguirem os resultados esperados por todos. Estou gostando muito dos insights enviados, Um grande abraço, Deus abençoe a sua semana e de todos de sua casa, Laura

  7. Sem dúvida alguma, após começar a acompanhar seu blog consegui não só estimulo à minha própria motivação como também o algo a mais, que repasso aos meus colaboradores e colegas.
    Aqui está mais um que espera pelo lançamento do livro!!
    Grande abraço!!

  8. Caro amigo Fabossi …
    Parabéns pelos seus textos sempre tão cheios de verdades e reflexões. Dicas imprescindíveis em nosso dia a dia. Obrigada por me convidar a conhecer o seu Blog. É um privilégio para mim. Deixo registrado aqui a minha admiração por você e pelo seu precioso trabalho.
    Um abraço!!!
    Márcia Cartier – Jornalista e Radialista – RJ

  9. Vitor disse:

    Excelente comentário, certamente lideres “bufalos” existem aos montes e realmente não me dou com esse tipo de pessoa. Autoridade com respeito é a unica que consegue ser efetiva

    ____________________________________________
    For design: http://www.brandaopassos.blogspot.com