• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

O Pangaré (Motivação)

Postado por Marco Fabossi julho - 7 - 2009 6 Comentários
pangare Em 1990 havia um cavalo pangaré chamado Mumu dos Anjos era usado por um catador de papelão para puxar a carroça. Mumu subia e descia o morro de uma Favela no Rio de Janeiro carregando um pesado e ingrato fardo de coisas velhas e papelão usado; se alimentava de mato, pedaços de velhas espigas de milhos, e todo tipo de sobras que lhe davam. Esta era a vida de Mumu e parecia também ser o seu destino, até que seu dono decidiu vendê-lo.
Por coincidência, naquela na região havia um homem buscando um cavalo para dar à sua filha adolescente que estava aprendendo a cavalgar, e por esta razão estava buscando um pangaré. Este mesmo homem tinha também um cavalo de raça que estaria participando de um torneio na Hípica do Rio de Janeiro.
No dia anterior à competição o cavalo de raça se machucou e ficou impedido de participar do torneio, e a única maneira de manter o nome da equipe inscrita no torneio seria colocar outro cavalo no lugar do cavalo machucado. Adivinhem que foi o felizardo? Ele mesmo: o pangaré Mumu.
Mesmo desengonçado, sem treinamento, sem pedigree e sem história, Mumu entendeu que a vida lhe estava abrindo uma porta, e decidiu correr muito; ele correu, correu, correu como nunca antes o fizera, e ganhou a corrida!
Anos depois Mumu era transportado de avião para os vários países que competia, seu preço estava por volta de Meio Milhão de Dólares, e sua alimentação era à base de ração importada.
(Texto adaptado do original de Nelson Aprigio de Lima – nelsonaprigio@yahoo.com.br)
Oportunidades sempre surgirão, porém, aproveitá-las ou não é algo que cabe a cada um de nós decidir. Podemos dar o nosso melhor e correr em direção a elas, ou continuar em nossa zona de conforto buscando justificativas para não sair do lugar.
Metáforas como esta fazem parte do Livro “Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach”, de Marco Fabossi, que será lançado em agosto de 2009, no CONARH, em São Paulo.
Clique aqui e veja as outras mensagens do Blog do Fabossi
Um grande abraço,
Marco Fabossi

6 Respostas até agora.

  1. Henrique Moraes disse:

    Onde vai ser vendi o livro?

    Vai ter algum site vendendo?

    Concerteza vou adquirir um exemplar… =)

    • Marco Fabossi disse:

      O Livro estará disponível para venda via web logo após o lançamento. Eu estarei informando os detalhes no Blog. Um abraço,

      Marco

  2. IVETE FONSECA disse:

    Adorei seu trabalho.
    Gostaria de adquirir DVD com pequenos filmes para treinamentos.

    Um abraço.

  3. De escritor para escritor…

    Marcão, estou sempre de olho em suas mensagens aqui do Blog e naquelas que você posta para mim por e-mail. Parabéns pelo Livro! Então… vamos nos encontrar em breve: no lançamento do seu ou do meu.
    Um abraço fraternal.

  4. Manoel ìris disse:

    Fábio,

    Estou morando em uma cidade no meio da selva amazônica, no estado do Amazonas, dentro da reserva indígena waimiri-atroari, a Vila Pitinga (Pres. Figueiredo-AM).
    Utilizo seu blog como elo com a civilização e seus textos e videos como motivador para meu dia-a-dia.
    A metáfora do pangaré representa a minha vida e mostra que fiz a opção correta (ah, destino meu deu opções!).

  5. Ester disse:

    Nossa que Deus que abençoe sempre com o seu fantastico entendimento.Parabéns!!!!!