Comunicação é Doação (Liderança)

A mãe voltou para casa depois de um árduo dia de trabalho, e sua filha correu pra abraçá-la.

– Mamãe, aconteceu um montão de coisas hoje e quero contar tudo pra você.

Depois de ouvir algumas frases, a mãe disse que precisava preparar o jantar, e que ouviria o restante das histórias mais tarde, mas durante o jantar o telefone tocou, e a mãe precisou conversar longamente com uma amiga e, quando desligou, já era hora de arrumar a cozinha.

Depois da cozinha arrumada e as dúvidas sobre os deveres de casa de seu irmão solucionadas, a menina tentou novamente contar as novidades, mas já era hora de ir pra a cama.

Antes de dormir, a mãe foi até o quarto da filha pra ajeitar as cobertas e quando se curvou para afagar seus cabelos e beijar-lhe o rosto, a menina olhou pra mãe e perguntou:

– Mamãe, você me ama mesmo quando não tem tempo para me ouvir?


Qual é o melhor sinônimo que você usaria para definir “comunicação”? Pra mim, o que melhor se encaixa é doação, principalmente ao ouvir, que em liderança, é tão ou mais importante do que falar.

Na liderança, ao escutarmos verdadeiramente as pessoas, demonstramos interesse genuíno por elas, estabelecemos relações de confiança, derrubamos as barreiras da comunicação e abrimos o caminho para trocas, sinergia e criatividade, já que elas se sentem respeitadas e valorizadas pelo líder e pela organização e, naturalmente, estarão mais motivadas a trabalhar por algo que estão ajudando a criar.

Apesar disso, pesquisas mostram que, quanto mais alta a posição de um gestor na estrutura organizacional, mais rarefeita é sua capacidade de ouvir os outros. Um desses estudos, das universidades Lehigh University e Duke University, afirma que quanto maior o poder de um indivíduo no ambiente de trabalho, menor é a probabilidade de ouvir as ideias, sugestões e conselhos de outras pessoas.

Um líder só pode dar daquilo que tem, e colherá daquilo que plantar, portanto, para ser ouvido pelas pessoas, precisa primeiro ouvi-las.

Líderes que buscam escutar empaticamente as pessoas, além de fortalecer a relação de confiança (que é a base da liderança), conseguem entendê-las antes mesmo de liderá-las, aprendem com elas, evitam que problemas simples ou mesmo complexos se avolumem, fortalecem a organização por meio do respeito e da participação e, naturalmente, se tornam mais eficazes em sua liderança.

Ouvir é, sem dúvida, uma das habilidades mais importantes que um líder deve escolher para desenvolver. É uma das principais competências exigidas no atual contexto corporativo, um contexto de transformação, inovação e mudanças.

Afinal, ouvir é tão importante que Deus criou com dois ouvidos e não duas bocas, portanto, doe-se e busque ouvir verdadeiramente as pessoas.

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Escutatória (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro
.

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *