• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

As Lições de Liderança de Tite

Postado por Marco Fabossi abril - 9 - 2017 4 Comentários

  Alguns dizem que são os jogadores que fazem o resultado, e que técnico não ganha jogo. Será? O mundo dos esportes tem muito a ensinar sobre liderança, e Tite é um dos nossos grandes exemplos.

Tite acredita que existem basicamente três tipos de liderança. A “democrática”, baseada em discussões e consensos; a “autoritária”, em que a opinião de uma única pessoa prevalece; e o que chama de “liderança transformacional, cujo princípio está na persuasão das pessoas. E segundo Tite: “Essa é a modalidade que pratico. Não acredito em imposições. O ser humano só aceita aquilo em que acredita ou é convencido a acreditar. Caso contrário, ele até executa uma tarefa, mas na primeira oportunidade deixa pra lá”.

E para persuadir seus liderados, Tite utiliza duas ferramentas: A primeira delas é o seu conhecimento sobre futebol, e a segunda é o exemplo. “Se eu disser alguma coisa, tenho de cumprir. Caso contrário, ninguém vai acreditar em mim e a coisa toda desanda. O meu comportamento é fundamental”. É por isso que transparência e lealdade são palavras-chave em sua liderança. E uma das maneiras de demonstrar isso é através de sua humildade e vulnerabilidade: Ele não tem qualquer melindre em reconhecer e compartilhar seus erros com seus liderados. Quando faz alguma bobagem, reúne o grupo e diz: “O técnico de vocês errou…”.

Outra peculiaridade de Tite é a disposição para aprender, que ele define como “inquietude do saber”. Em 2014, depois de vencer quase tudo entre 2011 e 2012, ele decidiu reciclar-se, fez um ano sabático, e foi aprender com outros técnicos mundialmente consagrados.

Segundo o “jeito Tite” de fazer as coisas, para ter sucesso na liderança, entre outras coisas, é preciso:

1 – Ter Foco no Resultado: Apesar de ser um líder que prioriza as pessoas e os relacionamentos, Tite tem seu foco no resultado; ele joga pra ganhar. Quando percebe que algo ou alguém pode atrapalhar seu foco ou de sua equipe, ele imediatamente remove ou isola o ponto de distração, e reforça o objetivo para que todos continuem olhando para o lugar certo e concentrem sua energia para conquista-lo.

2 – Gostar de gente e tratar as pessoas com respeito: Aqueles que trabalham com Tite, dentro e fora de campo, são unanimes em dizer como ele sabe tratar a todos com respeito. “O técnico tem que estar em campo vendo o treino de quem não jogou no dia anterior. Observando e acompanhando o trabalho. Isso é valorização do trabalho… E aí é uma relação de respeito, trabalho e de exigência a todos. Não vou agradar, mas vou respeitar. Isso eu faço. Isso para mim é fundamental, essencial na relação de grupo”.

3 – Conhecer bem os seus liderados e extrair o melhor de cada um: Para Tite existe uma grande diferença entre fazer o possível e fazer o melhor, por isso ele tenta tirar o máximo de cada um. E pra que isso aconteça, ele busca conhecer cada liderado, trata-os de acordo com seus perfis e personalidades, e assim consegue potencializar seus talentos e qualidades. Certa vez, um de seus liderados comentou: “Todo treino ele cobra demais. Tira 110%. A cada treino ele busca o máximo de cada jogador”.

4 – Ser Humano, Autêntico e Vulnerável: Tite inspira respeito pela sua autenticidade; ele fala o que tem que falar e se mostra como realmente é. E quando um ser humano observa outro ser humano sendo humano, ele se reconhece e gosta. Em vez de esforçar-se para mostrar que é perfeito, Tite prefere ser visto como alguém falível e vulnerável, mas que sabe lidar bem com isso, e busca melhorar todos os dias.

5 – Torcer e Celebrar: Enquanto a bola rola, Tite pula, grita, ri, lamenta, chuta, contorce os quadris como quem quer driblar a zaga adversária, salta para cabecear uma bola hipotética (como no gol de Guerreiro na final do Mundial de clubes em 2012) e comemora muito! É preciso torcer pelo sucesso de seus liderados, e comemorar as pequenas e as grandes conquistas com eles.

6 – Fomentar o Trabalho em Equipe: Ainda que existam “estrelas” no time, Tite busca conscientizar seus jogadores de que nada grande se conquista sozinho. Um exemplo vivo dessa conscientização é a atual Seleção Brasileira que, praticamente com o mesmo elenco, nas mãos de Tite deixou de ser um grupo de grandes jogadores com resultados medíocres, para tornar-se uma grande equipe onde cada um contribui com o que tem de melhor para que, no final, os melhores resultados apareçam e todos ganhem.

7 – Atualizar-se: Como disse Voltaire, “Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequenos que não possa ensinar”. Tite se mostra um técnico dinâmico, que estuda muito e constantemente para melhorar suas qualidades e o seu desempenho. Ele acredita que aquilo que está bom ainda pode ficar melhor!

Essas são apenas algumas das muitas lições de liderança que Tite pode nos ensinar; e além disso, aqui vão algumas dicas importantes:

  • Esteja preparado sempre. O que alguns chamam de sorte é, de fato, preparo!;
  • Olhe nos olhos e fale o que precisa ser dito, com respeito;
  • Seja um constante ouvinte;
  • Busque aprender sempre;
  • Transparência é o alicerce da confiança; fomente a verdade em sua equipe;
  • Observação é uma habilidade; desenvolva-a;
  • O sucesso do passado não garante o sucesso no futuro. Nunca deixe de aprender.

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Figuras de Transição (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

4 Respostas até agora.

  1. cleide siega disse:

    Bom dia!

    Simplesmente fantástico, começar a semana com essa lição.

    Abraço.

  2. Excelente exemplo! Mais uma vez muito obrigada por compartilhar.

    Forte abraço

  3. Fernando disse:

    Temos muito o que aprender com o Tite, ele é realmente incrível.

  4. Parabéns pela qualidade e clareza do artigo. A liderança está presente em praticamente todas as atividades. Liderar superastros não é pra qualquer um. As lições de Tite, por certo, vão ajudar vários líderes no seu dia-a-dia.