Os Gansos (Trabalho em Equipe)

 Ao emigrar em busca de lugares mais quentes, os gansos voam na típica formação em “V”. Sabe por quê?

 

Quando um ganso bate as asas cria um vácuo para o pássaro seguinte. Voando na formação em “V”, o bando inteiro tem o seu desempenho 71% melhor do que se cada um voasse sozinho.

Lição: As pessoas que dividem uma direção em comum e têm senso de comunidade chegam mais rápido e mais facilmente a seu destino, porque estão viajando baseadas na confiança.

 

Sempre que um ganso sai da formação, sente imediatamente a resistência por tentar voar sozinho e, rapidamente, volta para a formação, aproveitando o vácuo deixado pela ave imediatamente à sua frente.

Lição: Se tivermos sensibilidade e bom-senso, permaneceremos alinhados e unidos com aqueles que buscam o mesmo objetivo, e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como prestar a nossa ajuda quando necessário. A força, o poder e a segurança aumentam quando seguimos na mesma direção daqueles com quem dividimos um objetivo em comum. As metas serão alcançadas mais fácil e rapidamente.

 

Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, um outro ganso assume o lugar, voando para a posição da ponta.

Lição: Todos devem apoiar nas tarefas mais pesadas e compartilhar a liderança. Compartilhar e combinar dons, talentos e recursos. Não é preciso ser “chefe” para ser líder. O verdadeiro líder se conhece pelas suas atitudes. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras.

 

Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente, e aumentar a velocidade.

Lição: Quando há encorajamento o progresso é maior. Todos precisam ser encorajados com elogios e palavras de ânimo, inclusive o líder.

 

Finalmente, quando um ganso adoece ou está ferido, e cai, dois gansos saem da formação e o seguem, para ajudá-lo e protegê-lo. Eles ficam com ele até que seja capaz de voar novamente, e depois começam uma nova formação ou partem em busca de seu grupo.

Lição: Numa equipe, todos podem passar por dificuldades e precisarão apoiar-se mutuamente.           

 

Se nos mantivermos um ao lado do outro, apoiando-nos mutuamente. Se tornarmos realidade o espírito de equipe. Se apesar das diferenças pudermos formar um grupo humano para enfrentar qualquer tipo de situações. Se entendermos o verdadeiro valor da amizade. Se tivermos consciência do sentimento de partilha. A vida será mais simples, trabalhar em equipe vai ser prazeroso, alcançaremos as metas e objetivos, e todos ficarão felizes.

 

Um grande abraço,

 

Marco Fabossi

31 comentários sobre “Os Gansos (Trabalho em Equipe)

  1. O trabalho em equipe faz com que sejamos lideres e liderados, excelente explanação. todos deveriamos adotar está estratégia!!! Parabéns mais uma vez.

  2. Eu fiquei pasmo ao ler sobre gansos, e posso afirmar que o ser humano é incapaz de agir como os gansos, e sabem porque?

    porque o “SER HUMANO” é o bicho que não deu certo

    Lidio Manoel

  3. Hoje, na praia pude ver gaivotas exatamente assim. É muito bom quando paramos para perceber como é sábia a natureza e como precisamos do outro. A vida social é sempre um processo de trocas e crescimento mútuo. Amei as colocações.

  4. Gostaria de lhe agradecer pelo blog e pelos ensinamento que ele nos traz. Hoje estou a frente de uma Associação Comunitaria, que a anos enfrentam problemas sociais e que toda comunidade se encontra desmotivada a buscar o melhor pra si e para o grupo. Que nao conhecem seus direitos e deveres. Quero ser o virus ira contaminar a todos no querer, buscar, lutar, conhecer e fazer. E que no futuro outros Lideres venham e deem continuidade ao trabalho. E com os seus ensinamentos me ajudara despertar isso neles.

    • Luciana, boa tarde, tudo bem? Desculpe a demora em responder.

      Muito obrigado pelos comentários. Com esforço e dedicação, certamente conquistará seus objetivos.

      Um grande abraço,

      Marco Fabossi

  5. o texto dos gansos ainda está bem atual!!

    algum texto de conflito comportamental em equipe?

    abs e parabéns pela iniciativa!

    Marcelo Corrêa

  6. Marco, bom dia!

    Esta semana não recebi seu e-mail, pois todas as segundas-feiras é a primeira coisa que faço. É um das melhores leituras que tenho.

    Abraços

    Proost

  7. Lendo este artigo que por sinal é um dos mais famoso, pude entender e perceber que um sonho não compartilhado é perdido na imensidão,mas um sonho compartilhado tem uma maior probabilidade de ser concretizado.Também vejo nesta lição que um verdadeiro líder cria outros lideres,exatamente para ser substituído em momentos de maiores dificuldades.

    Texto muito bem explicado,parabéns

    Um Abraço!!!

    Ass. Sebastião Honório

  8. Gostei muito da ilustração do que é um trabalho em equipe. Esse texto estou usando hoje para agradecer a minha equipe de vendas o ótimo resultado desse nosso mês de vendas. Obrigada pela ajuda excelente. Precisamos saber que aquele que acha que vence sozinho , esta fadado ao fracasso.

  9. Filho,

    Segue texto para trabalho em equipe!!!!! É Lindooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!1 Sem´pretenha boa sorte!!!!!!

    Beijos!!!Mamys!!!!!

  10. Marcos, bom dia,
    Tive o prazer que trabalhar com este profissional completo e surpreendente.

    Um grande abraço.

    Claudio Tomaz

    • Dora, muito obrigado pelos comentários. Já inclui seu nome no maillist do Blog. Abraços, Marco Fabossi

  11. Adorei !
    Uma lição de vida maravilhosa, abri uma loja a pouco tempo e estou formando minha equipe e o seu blog Fabossi tem contribuído muito para a melhor formação da minha equipe. Parabéns pelo maravilhoso trabalho !

    • Nena, tudo bem? Muito obrigado pelos comentários. Fico feliz em saber que o blog está ajudando em seu dia a dia.

      Abraços,

      Marco Fabossi

  12. Boa tarde Marco,

    Muito bom o blog.
    Gostei dos textos e citações!

    Já estou utilizando em meu dia dia.

    Obrigado e mantenha este sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *