Ilumine a Contribuição (Liderança)

ilumine  O Presidente Kennedy visitava o centro espacial da NASA em 1962 e parou para conversar com um homem que segurava um “esfregão”, e perguntou:
– E o que você faz?
E o faxineiro respondeu:
– Estou ajudando a colocar um homem na lua, senhor.

Como líderes, um dos nossos desafios mais importantes é iluminar a contribuição que as pessoas oferecem ou podem oferecer à missão, visão e objetivos da organização. Quando conscientes da importância e do impacto do seu trabalho (por mais “simples” que possam parecer) nos resultados, nos planos e no crescimento da organização, o nível de motivação e engajamento aumenta drasticamente, levando as pessoas a contribuir, não apenas com o possível, mas com o melhor que têm, com seus cérebros e corações, impactando diretamente o clima organizacional, o trabalho cotidiano, e os resultados.
Segundo a neurociência, ao iluminar a contribuição, aumentamos a sensação de responsabilidade, autonomia e justiça, ativando no cérebro das pessoas o mesmo circuito neuronal de recompensa que é ativado quando se recebe uma recompensa monetária.
Existem várias maneiras de iluminar a contribuição, e podemos começar com coisas simples como reconhecer o trabalho das pessoas, ajudando-as a perceber que o que realizam vai muito além daquilo que fazem, como por exemplo, ajudar um professor a compreender que ele não apenas transmite conteúdo ou ensina seus alunos a ler, escrever e fazer contas, mas que está participando da formação de homens e mulheres que ajudarão a construir um país melhor e mais justo para todos.
Pessoas que trabalham no back-office (financeiro, contabilidade, auditoria, TI e áreas de suporte), ou que têm pouco contato com o mercado, clientes e fornecedores, podem, por exemplo, passar um dia com o vendedor, com o pessoal que faz entregas ou com as áreas que estão no “front”, para conhecer um pouco mais sobre o impacto do seu trabalho no todo, e ao mesmo tempo compreender como sua atividade pode contribuir de maneira mais efetiva para o resultado. Enfim, existem várias possibilidades.
Iluminar a contribuição, portanto, é fazer brilhar uma luz sobre o significado, a importância e o impacto daquilo que as pessoas fazem, ampliando a consciência individual e coletiva da contribuição de cada um para o sucesso de todos.
Então, que tal iluminar a contribuição dos seus liderados?

Textos Relacionados

A Força do Propósito 
O Poder do Propósito 

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Artigos sobre Liderança dos Consultores Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Um comentário sobre “Ilumine a Contribuição (Liderança)

  1. Como sempre, maravilhosa reflexão Marco.
    Realmente preciso fazer uma força tarefa de “iluminar a contribuição” de cada integrante da organização, pois muitas vezes, vejo os setores como ilhas. rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *