O Poder do Propósito (Liderança)

com proposito  Nos anos 80, Steve Jobs decidiu iniciar seu próprio negócio porque acreditava que poderia revolucionar o mundo colocando computadores a preços acessíveis em cada casa e escritório. O único problema é que ele entendia de computadores, mas não sabia nada sobre negócios e, portanto, precisava conseguir um bom executivo como parceiro.
Steve decidiu que esta pessoa deveria ser John Sculley, presidente da Pepsi. Em outras palavras, Jobs tinha que convencer o presidente de uma das organizações mais prestigiadas e lucrativas do mundo a pedir demissão, para dirigir uma empresa iniciante.
Não se sabe como, Steve Jobs conseguiu marcar uma conversa com Sculley, e depois mais outras conversas, e ao final Sculley apresentou sua proposta:
– Você precisa me pagar 1 milhão de dólares de salário, mais 1 milhão na assinatura do contrato, e 1 milhão em caso de rescisão.
Steve Jobs ficou chocado. Ele não tinha condições de pagar qualquer valor que pudesse se aproximar da solicitação de Sculley. Ainda assim, sua paixão e ousadia o levaram a responder:
– Você terá isso, nem que eu tenha que pagar do meu próprio bolso.
Sculley sabia que Steve estava blefando, e respondeu:
– Steve, eu adoraria atuar como conselheiro, mas não creio que possa ser seu executivo principal.
Steve abaixou a cabeça, respirou fundo, olhou nos olhos de Sculley e perguntou:
– Você quer passar o resto de sua vida vendendo água açucarada, ou quer uma chance de mudar o mundo?
John Sculley deixou a Pepsi e assumiu a direção da embrionária Apple, e juntos, eles realmente ajudaram a transformar o mundo!

Propósito é a dimensão mais profunda e poderosa do ser humano, porque revela a nossa missão: “o motivo pelo qual acordamos todos os dias”, e o nosso legado: “a marca que queremos deixar no mundo e na vida das pessoas para que o futuro seja melhor que o presente”. O propósito amplia o senso de finalidade, faz crescer a paixão pela vida, traz mais vitalidade, aumenta a motivação, e nos impulsiona para realizarmos aquilo que nos trouxe a esse mundo.
Propósito significa sentido, consequentemente, uma vida sem propósito é o mesmo que uma vida sem sentido e, ainda que consigamos sobreviver sem clareza de propósito, certamente não experimentaremos o melhor da vida, ou se preferir, a vida não experimentará o melhor de nós, já que fomos criados com dons, características, talentos e perfis únicos, diferentes e especiais, para que possamos cumprir uma missão igualmente especial nesse mundo.
E isso não aplica apenas a pessoas, mas também a organizações, porque se o propósito de uma organização for apenas “obter lucro”, é bem provável que sua vida seja curta e sem graça. É preciso haver algo maior: um propósito, um motivo para que a organização exista; algo que a torne única e especial, e que a leve a contribuir para a construção de um futuro melhor para os que com ela se relacionam, interna e externamente.
Por isso, líderes inspiradores são aqueles que, além de estabelecer objetivos, metas e tarefas (como, o que), compartilham um propósito (porque).
Pois bem, o que você responderia se alguém lhe perguntasse:

  • Qual é o seu propósito de vida?
  • Por que você acorda todas as manhãs?
  • Qual é a marca que você tem deixado?
  • Qual é a marca que você quer deixar?

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

5 comentários sobre “O Poder do Propósito (Liderança)

  1. Parabéns Fabossi. Bela história como exemplo e ótima reflexão. E os lideres mais hábeis são aqueles que conseguem compartilhar seu propósito com outros para seguirem fortes junto aquilo que desejam, como fez Jobs.

  2. Excelente reflexão! Só faz reafirmar o propósito que acredito! Nossa profissão só faz sentido quando entendemos que “estamos nela” para construir algo melhor para as pessoas e para um mundo melhor! Entendendo isso, o propósito da vida se completa!

  3. Querido Marco, bella historia, y aún más bella tu reflexión.
    No hay fuerza más grande que la del propósito, una vez que lo encuentras y te entregas el universo conspira en tu favor, de modo que alcanzar tu propósito sea inevitable ! Abrazo desde Pilar. Jorge

  4. Realmente sem propósito, sem sentido, sem saber aonde queremos chegar, fica difícil caminhar, vamos seguindo qualquer coisa que apareça, sem saber porque escolhemos esse caminho, e no final descobrimos que não chegamos em nenhum lugar.

  5. Prezado Marco: Faltava este seu artigo para trazer uma reflexão que considerasse o contexto dos dias atuais, tomando como base na experiência de Steve Jobs. Fez-me lembrar daquela história de uma pessoa que tinha um excelente veleiro, ótimos navegadores e bons ventos, mas não sabia para onde ir. Ou seja, não tinha norte e não tinha objetivo, e consequentemente não possuía direção. Sem propósito somos assim: não temos a dimensão da nossa missão, damos golpes no ar perdendo esforços importantes e não realizamos o que deveríamos realmente fazer, com a perspectiva de deixar legado para a sociedade em que vivemos. Parabéns mais uma vez! Continue com o seu propósito de capacitar líderes e deixar sua marca na história. Abraço, Helio Alfinito Jr. – professor de liderança e gestão no STEB-Brasília e autor do livro “Abençoados para Abençoar” – Editora Palavra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *