• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

A Força do Propósito (Liderança)

Postado por Marco Fabossi março - 2 - 2013 10 Comentários

nelson  Nelson Mandela esteve preso por 27 anos, passando por três diferentes prisões. A última delas, na cidade de Paarl, era uma casa, mas ele não podia sair de lá. De fato, nos últimos anos, como preso político, Mandela passou a receber um tratamento pouco mais humano por parte do governo “branco” do Apartheid, regime de segregação racial na África do Sul.
Ao sair da prisão, em 1990, Mandela pronunciou seu primeiro discurso na Cidade do Cabo e, quando muitos esperavam palavras carregadas de ódio, raiva e vingança contra os “brancos”, surpreendeu ao falar sobre reconciliação. Queria uma nova nação, com igualdade para todos. Estes são alguns trechos de seu discurso:
– Eu não estou aqui como um profeta. Estou aqui como alguém que vai servir meu povo. Eu estou aqui, de pé, graças a vocês; graça à luta de vocês. E, por isso, nos anos restantes de minha vida, estarei servindo vocês.
– Eu lutei contra a opressão dos brancos. Lutei contra a opressão dos negros. Quero uma sociedade em que todos possam viver em harmonia; sem ódios, sem racismo de parte a parte. E por este ideal estou disposto a dar minha vida.
Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul, e em seu discurso de posse mencionou as seguintes palavras:
– Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.
– Nos perguntamos: “Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?”; Na verdade, quem é você para não ser tudo isso? Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.

Se pensar em “grandes líderes”, pessoas que influenciam (ou influenciaram) sua vida, sejam elas pessoas conhecidas mundialmente, como Nelson Mandela, ou alguém do seu convívio, como seus pais, avós, amigos, chefes, filhos, irmãos, professores ou cônjuges, perceberá que o principal fator de motivação e inspiração desses líderes, pessoas comuns como você e eu, é o seu propósito de vida. Algo que os ajuda a responder uma perguntinha simples, importante e difícil: Por que você acorda todas as manhãs?
Qual seria sua resposta a esta pergunta? A de Nelson Mandela é: “Eu quero ajudar a construir uma sociedade em que todos possam viver em harmonia; sem ódios e sem racismo de parte a parte”, e isso o levou à presidência do seu país que colocou fim ao apartheid, mesmo com todas as adversidades que enfrentou na vida. Meu propósito de vida é: “Influenciar e inspirar pessoas, servindo-as com amor, caráter e integridade, para que vivam com equilíbrio e trabalhem com entusiasmo em direção a objetivos e resultados legítimos, priorizando a formação de novos líderes e a construção de um futuro melhor”. Isso é o que me motiva e inspira, todos os dias, em tudo o que faço, onde quer que eu esteja.
Nelson Mandela, apesar de estar fisicamente preso, estava livre de espírito e alma, porque tinha um claro propósito para sua vida, ao contrário de muitas pessoas que estão livres fisicamente, mas aprisionadas ao medo, ego, coisas, orgulho, preguiça, ódio, raiva, vingança, ou qualquer outra forma de prisão.
O propósito nos faz livres para que nossa luz possa brilhar na vida das outras pessoas. O propósito determina o nosso legado, a marca que queremos deixar em tudo aquilo que fazemos, onde quer que estejamos. Propósito é a principal fonte de inspiração, energia e direção.
Reflita sobre isso, e dedique algum tempo para pensar e responder a essas perguntas:

  • Qual é o seu propósito de vida?
  • Por que você acorda todas as manhãs?
  • Qual é a maior necessidade que você vê no mundo, e que seus talentos e valores podem ajudar a minimizar?
  • Qual é a marca que você quer deixar na vida das pessoas?
  • Como você quer ser lembrado?
  • Como líder, como você quer influenciar a vida das pessoas?

 

.

Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

 

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

10 Respostas até agora.

  1. Adelino Sasse disse:

    As pessoas que esperamos, somos nós.

  2. Nilda disse:

    Nelson Mandela é um exemplo a ser seguido. O sonho dele é que todos sejam livres sem preconceitos de qualquer espécie. E refletindo sobre essas questões já é possível traçar a meta de cada um de nós. Fazer a diferença.

    Qual é o seu propósito de vida?
    Por que você acorda todas as manhãs?
    Qual é a maior necessidade que você vê no mundo, e que seus talentos e valores podem ajudar a minimizar?
    Qual é a marca que você quer deixar na vida das pessoas?
    Como você quer ser lembrado?
    Como líder, como você quer influenciar a vida das pessoas?

    Nilda

  3. Sônia disse:

    O meu propósito de vida é honrar e glorificar o nome de Deus obedecendo e fazendo a sua vontade,e tenho certeza que ele vai me capacitar a fazer o meu melhor em tudo,não para glória minha e sim para glória dele.Isso inclui me importar muito com as pessoas,contribuindo para melhorar a qualidade de vida aonde eu estiver.

    • daviddasilvaadv@gmail.com disse:

      A vida sem propósito é vazia! Levar harmonia e pacificar conflitos é o meu propósito de vida! Abraço Fabossi. Você me levou a refletir. Valeu. David (trainer training)

      • Marco Fabossi disse:

        Oi David, tudo bem? Obrigado pelos comentários. É isso ai, o propósito é o que torna nossa vida “cheia” de sentido. Abraços, Marco Fsbossi.

  4. Christiane Leanza disse:

    Sou grata pelos seus pensamentos ,propósito e palavras
    pessoas como vcs da crescimentum fazem a gente acreditar que só não é possível aquilo que não queremos realizar.
    Sou carioca ,amo minha cidade ,mas gostaria de estar em São Paulo para poder acompanhar de perto seu trabalho.
    Estou buscando recolocação no mercado e ler seus textos me dá forças para acreditar .
    grande abraço

    • Marco Fabossi disse:

      Christiane, bom dia. Muito obrigado pelos comentários. Certamente ainda teremos muitas oportunidades para esteja mais perto da Crescimentum no futuro. Abraços, Marco Fabossi.

  5. Adoro essa ideia de “propósitos”. Associo ela aos nossos sonhos, onde olhamos pro futuro e criamos a motivação para nosso movimento de hoje. Escrevi recentemente um post relacionado ao assunto, dá uma olhada lá depois e vê o que acha: http://rafaeldanigno.com.br/2013/01/16/4-razoes-para-voce-comecar-a-sonhar/

    Abraços!

  6. […] Não deixe de ler também o texto “A Força do Propósito“. […]