• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Validação (Liderança)

Postado por Marco Fabossi setembro - 7 - 2014 6 Comentários

validacao  Paulo Autran, intitulado “Patrono do Teatro Brasileiro”, carinhosamente chamado de “Senhor dos Palcos”, reconhecidamente um dos maiores atores que o Brasil conheceu, comentava que “tremia na base” nos primeiros minutos de cada apresentação no teatro, mesmo que a peça que já tivesse sido encenada 500 vezes. Só depois da primeira risada, da primeira reação positiva do público, é que o ator relaxava e seguia tranquilo para o resto do espetáculo.

Ainda que bem preparado e bem-sucedido, todo ser humano, incluindo esse que vos escreve, convive com certo grau de medo e insegurança e, justamente a dificuldade e inabilidade em conseguir lidar com esses sentimentos têm levado muitas pessoas à depressão.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo e, de acordo com suas projeções, em 2030 ela será o mal mais prevalente do planeta, à frente de câncer e de algumas doenças infecciosas. Estudo do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo mostra que 18% da população brasileira esta deprimida.
Infelizmente, muitos líderes têm colaborado para o aumento dessas estatísticas, ao menos de duas maneiras. A primeira é usando o seu poder de “chefe” para transferir um pouco de sua própria insegurança para seus liderados através da falta de proximidade, críticas destrutivas, humilhação, desrespeito, ameaças, tentando controlar as pessoas como se fossem coisas, enfim, buscando sentir-se mais “poderoso” ao acreditar que seu medo e insegurança podem diminuir, quando conseguem aumentá-los nos outros. Para estes, sugiro a leitura do artigo “Carta para um Líder”, que fala sobre a essência da liderança e do papel do líder.
A segunda maneira em que os líderes contribuem para este cenário é a falta de validação. Alguns estão tão preocupados com sua própria insegurança, que não conseguem validar os outros. Estão tão preocupados em mostrar que são o “máximo”, que se esquecem de validar seus amigos, pais, filhos, cônjuges, liderados, chefes e pares. “Puxam o saco” de quem acham que precisam, e se esquecem de validar aqueles que admiram.
O fato é que as pessoas necessitam ser validadas pelos outros, principalmente por seu líder. O autoconhecimento ajuda muito, mas não resolve o problema da falta de validação, porque é muito difícil “autovalidar-se” o tempo todo.
Validar alguém significa confirmar que essa pessoa existe, que ela tem valor, não apenas como um recurso para a organização, mas como ser humano, alguém que tem sentimentos e emoções, com pontos fortes e fracos, e que quando entra na empresa, como qualquer ser humano, não deixa os problemas do lado de fora. Validar significa importa-se com as pessoas e confirma-las por meio de atitudes e palavras que expressem: “Você é importante pra mim”. Um simples olhar, um sorriso, um reconhecimento, um elogio singelo, um feedback construtivo, são iniciativas simples e poderosas para validar as pessoas.
A Validação permite que as pessoas sejam aceitas pelo que realmente são, e não pelo que gostaríamos que fossem e que, quando validadas, aumentam a autoconfiança, acreditam mais em si mesmas e então, se tornam o que elas sempre souberam que poderiam ser.
Por isso, se quisermos ajudar a construir um mundo melhor e menos inseguro, precisamos desenvolver a competência da Validação.
Aliás, você já validou alguém hoje?

(Inspirado no vídeo “Validation”, que pode ser visto abaixo, e no texto de Stephen Kanitz, publicado na Revista Veja, edição 1705, em junho de 2001)


Fast Tube by Casper

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

6 Respostas até agora.

  1. Gustavo disse:

    Outro texto fantástico. Parabéns Marco! Muito útil…

  2. daniel tertuliano disse:

    Gostei muito deste artigo e gostaria de dar-lhe meus parabéns.

  3. Fernando Goes disse:

    Excelente reflexão Fabossi!!
    Congrats!!!

  4. Flabenilto disse:

    Texto fantástico! Realmente me validou!!
    Obrigado, mais uma vez obrigado Marco!

  5. Flabenilto disse:

    Texto fantástico! Realmente me validou!!
    Obrigado, mais uma vez obrigado Marco!

  6. Miriam Sargiani Momma disse:

    Fantástico e inspirador o texto Fabossi ! Corroboro a informação de que um mau líder traz prejuízo à saúde física e emocional de seus liderados. Convivi com um desses que fazia doente seus subordinados.
    Valido suas qualidades de escritor e a forma clara e simples que levam a nós, lideres, entender a influência e “peso” contidos em nossas atitudes frente a nossos liderados.
    Obrigada por mais este !
    Abraço !