• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Palavras Movem, Exemplos Arrastam (Liderança)

Postado por Marco Fabossi agosto - 31 - 2014 10 Comentários

exemplo01  Prefiro ver um sermão a ouvir um algum dia.
Prefiro que alguém caminhe comigo e não meramente me mostre o caminho.
Os olhos são um aluno melhor e mais disposto que o ouvido,
O conselho excelente confunde, mas o exemplo é sempre claro.
E o sermão que você faz pode ser muito sábio e verdadeiro,
Mas eu prefiro aprender minha lição observando o que você faz.
Porque posso compreendê-lo mal no aviso elevado que você dá,
Mas não há como compreender mal a forma como você age e como vive.
E todos os viajantes podem testemunhar que o melhor dos guias hoje,
Não é aquele que lhes diz, mas aquele que lhes mostra o caminho.

(“Prefiro Ver um Sermão”, de Edgar Guest)

Liderança não é um cargo, uma cadeira, uma posição, um título ou uma sala; liderança é uma escolha, e a partir do momento em que você escolhe liderar, as pessoas escolhem tê-lo como referência, voltando os holofotes para você. E a partir daí, elas não apenas escutam o que você diz, mas principalmente, passam a observar o que você faz, por isso, aquela velha postura do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” pode até reforçar o seu poder como chefe, mas certamente enfraquecerá e, com o tempo, destruirá sua autoridade como líder.
Não é preciso ser perfeito, mas é imprescindível demonstrar interesse em melhorar, afinal, não existem líderes perfeitos, mas tampouco existem líderes que não estejam em aperfeiçoamento.
Liderança pressupõe relacionamento, e bons relacionamentos são construídos sobre um alicerce chamado confiança, que se conquista através de transparência e coerência entre interior e exterior, convicções e comportamentos, palavras e estilo de vida, e valores e prática, ou seja, exemplos. Se suas palavras não estiverem alinhadas com suas ações, sua liderança terá pouco sentido, sua influência será nula ou negativa, e sua autoridade como líder será questionada.
Liderança não é apenas o que você faz, mas principalmente o que você demonstra ser, por meio de suas atitudes, portanto, se você deseja realmente conquistar a confiança das pessoas e reforçar sua autoridade como líder, viva de forma que elas pensem da seguinte maneira: “As atitudes do meu líder falam tão alto, que eu não consigo ouvir sua voz”, e não se esqueça: Palavras movem, exemplos arrastam!

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

10 Respostas até agora.

  1. Pr. Alfinito disse:

    Prezado Marco: Como sempre, você trata de ponto da maior relevância para o exercício da liderança. Não adianta nada dizer o que fazer, se não viver aquilo que orienta ou prega. Por isso, o exemplo fala mais do que mil palavras. Todos a sua volta observam o seu agir e suas atitudes. Seus liderados, sua família, seus alunos, seus vizinhos, seus amigos, seus sócios, seus parentes e quem mais conviver com você estão a lhe observar. Sua vida fala muito mais alto do que sua palestra ou ensino. Parabéns!!!

  2. Pr. Alfinito disse:

    Prezado Marco: Como sempre, você trata de ponto da maior relevância para o exercício da liderança. Não adianta nada dizer o que fazer, se não viver aquilo que orienta ou prega. Por isso, o exemplo fala mais do que mil palavras. Todos a sua volta observam o seu agir e suas atitudes. Seus liderados, sua família, seus alunos, seus vizinhos, seus amigos, seus sócios, seus parentes e quem mais conviver com você estão a lhe observar. Sua vida fala muito mais alto do que sua palestra ou ensino. Parabéns!!!

  3. Carlos Legal disse:

    Parabéns Amigo.

  4. Muito bom caro Marco, cada vez que leio um texto seu minha motivação só aumenta e a vontade de continuar buscando esse caminho torna-se imensurável. Muito grata.

  5. Muito bom caro Marco. Cada vez que leio um texto seu minha motivação só aumenta e a vontade de continuar buscando esse caminho torna-se imensurável. Muito grata.

  6. Andressa Carvalho disse:

    Parabéns, texto excelente.

  7. eu quero um video explicando sobre a importancia da liderança para organizacao
    grato!

  8. Marcos Silva disse:

    Caro Marco, obrigado pela excelente reflexão tão pertinente, mas infelizmente na prática não tanto disseminada nos líderes!!! Me edificou e mto alegrou, obrigado mesmo e Parabéns!!!

  9. valeria disse:

    quando eu me deparei com esse site adorei pois mostra o quanto o papel de uma boa liderança influencia na vida das pessoas, sou professora de uma rede municipal e ainda hoje temos um chefe e não um líder, fico muito triste em saber que existem pessoas que só querem poder e nada mais , não se importando com o papel mais importante que somos nós professores, onde o nosso entusiasmo em fazer a diferença só diminui quando procuramos ajuda…

    • Marco Fabossi disse:

      Oi Valeria, boa noite. Obrigado pelos comentários sobre o blog. É verdade, ainda existem muitos chefes que não perceberam que liderança é uma escolha, mas cabe a nós ajuda-los a buscar essa conscientização. Abraços,

      Marco Fabossi