Área de Realização (Liderança)

realizacao  Augusto e Jonas conviviam e compartilhavam o mesmo espaço na penitenciaria agrícola estadual, e todas as manhãs saiam juntos para trabalhar nas lavouras e hortas daquele lugar.
Enquanto caminhavam até o local de trabalho, normalmente Augusto mantinha seus olhos abaixados, e via apenas a lama e a sujeira que cobriam o chão, tornando ainda mais difícil o seu dia.
Caminhando ao seu lado, sempre estava Jonas que, apesar da situação e do local em que se encontrava, decidiu que todos os dias levantaria os seus olhos para enxergar a beleza da natureza, das montanhas, do céu, do sol e das nuvens, e assim contribuía para tornar o seu dia muito mais feliz e produtivo.

Em qualquer organização ou organismo, seja família, clube, igreja, empresa, fornecedor ou cliente, existem duas áreas distintas, as quais chamamos de Área de Incoerência e Área de Realização.
A primeira, como o próprio nome já diz, revela as incoerências que nos incomodam, as coisas que não gostamos e que, naturalmente, não nos fazem muito felizes. A Área de Realização, contudo, é onde percebemos as coisas que nos impulsionam, nos ajudam a seguir em frente, nos realizam e tornam nossa vida mais feliz e prazerosa.
Mas qual das duas áreas é a maior? Bem, isso depende de onde colocamos o nosso foco, ou seja, quem determina qual das duas áreas será a maior e mais importante, afetando negativa ou positivamente o nosso dia a dia, somos nós mesmos.
Como mencionei, as duas áreas estão presentes em qualquer situação. Você pode, por exemplo, tanto olhar para sua empresa com a lente da Área de Incoerência, como com a da Área de Realização. As duas áreas existem, mas é você quem decide qual das duas lentes irá utilizar. O mais interessante é que, com o tempo ela se torna uma lente de aumento, ampliando ainda mais a sua visão sobre a área escolhida. Isso se aplica ao trabalho, ao casamento, à família, aos amigos, aos relacionamentos, ou qualquer outra área vida.
No dia a dia, quando as pessoas reclamam de alguma coisa, geralmente estão olhando para a Área de Incoerência. Na liderança, esta é uma grande oportunidade para ajuda-las a reconhecer também a Área de Realização, que geralmente é muito maior que a outra. Isso não significa, contudo, ignorar os problemas, mas colocar o foco nas coisas positivas, de forma que haja maior ânimo e motivação para melhorar aquilo que ainda não está bom.
Quando faço exercícios sobre este tema em meus treinamentos, a grande maioria dos participantes chegam a conclusão de que a Área de Realização é geralmente muito maior que a Área de Incoerência.
E você? Para onde você tem dirigido o seu foco e o seu olhar? O que tem alimentado a sua alma?

Invista 2 minutos assistindo a este Vídeo.

Fast Tube by Casper

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

4 comentários sobre “Área de Realização (Liderança)

  1. Olá Fabossi
    Queria te parabenizar por mais um artigo sensancional. Trabalho com desenvolvimento de pessoas e acompanho semanalmente o teu blog. Temos um programa interno que se chama Pensando Sobre Liderança. Uma vez por mês encaminho para os gestores artigos, vídeos e resumos de livros que estou lendo. O teu conteúdo geralmente está presente com nossos líderes e alguns perguntam: “quem é esse Fabossi?”, então, direciono eles para o teu blog. Abraço e que possas continuar auxiliando as pessoas a tornarem-se melhores.

    • Oi André, bom dia. Poxa, muito obrigado pelas palavras e pelo apoio. Te agradeço também por compartilhar os textos, porque dessa maneira me ajuda a cumprir o meu propósito de alcançar o maior número de pessoas que eu puder, e assim ajuda-las a viver com mais plenitude e equilíbrio. Abraços, Marco Fabossi

  2. Obrigada pela generosidade de dividir seus textos conosco. A cada semana me sinto renovada, validada .
    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *