• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

O Risco da Inferência (Liderança)

Postado por Marco Fabossi setembro - 21 - 2014 1 Comentário

inferencia  Em 1981, um grupo de engenheiros da Ford Motor Company visitou as instalações da Toyota no Japão, que operava um novo sistema de produção. Apesar dos engenheiros da Ford estarem entre os primeiros a ter acesso a este inovador e revolucionário sistema de produção, foram incapazes de reconhecer o que estava por trás daquilo que viram. Ao final, alegaram que aquilo que viam era apenas uma encenação, porque não havia estoque de peças para a montagem dos automóveis, portanto, sua conclusão foi que os japoneses não lhes mostraram uma fábrica verdadeira.
De fato, a ausência de estoque era justamente uma das principais inovações do processo de logística da Toyota, o Just-in-Time.

Inferências são as suposições que fazem parte da vida e do cotidiano todo ser humano, por isso passamos boa parte do tempo inferindo e tirando conclusões a partir de filtros, crenças e pré-julgamentos que já se tornaram nossos velhos conhecidos, analisando eventos e situações com base nesses padrões.
O processo de inferência inicia com aquilo que vemos, lemos ou ouvimos, ao que chamamos de Dados Disponíveis. A estes acrescentamos filtros e significados, transformando-os em nossos Dados Selecionados, e sobre estes construímos premissas e interpretações, chegamos a determinadas conclusões, e então iniciamos ações baseadas nelas.
É importante perceber que apesar de a inferência nos ajudar a tomar decisões mais rápidas, o que é muito apreciado neste mundo acelerado em que vivemos, se não formos capazes de suspender os pré-julgamentos ao analisar as situações do cotidiano, corremos o risco de não enxergar as situações como elas realmente são, e com isso chegar a conclusões e ações equivocadas.
É importante, portanto, que o líder não se limite a liderar com base nos Dados Selecionados, informações filtradas por si mesmo ou por terceiros. Para que suas decisões sejam mais justas e coerentes, o líder precisa ampliar a sua base de Dados Disponíveis, suspendendo suas pré-suposições, questionando a situação, buscando mais informações, conversando com as pessoas envolvidas, enfim, ampliando seu entendimento sobre os fatos, tornando sua inferência muito mais assertiva.
Já que não conseguimos evitar que a inferência aconteça, porque ela faz parte da nossa essência, agindo dessa maneira, podemos torna-la mais eficaz, justa e coerente.
Portanto, Boas Inferências!

O essencial é invisível aos olhos! (Antoine de Saint-Exupéry)

Veja os Riscos da Inferência!

Fast Tube by Casper

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

Uma Resposta até agora.

  1. Sônia disse:

    É verdade e um pré-julgamento errado pode gerar atitudes erradas e o que é pior injustiças, precisamos ter todo o cuidado tanto na nossa vida, como no trabalho, para não deixar que a ansiedade em resolver uma questão atropele as etapas mais importantes.