• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Responsabilidade (Liderança)

Postado por Marco Fabossi maio - 4 - 2014 7 Comentários

lareira  Líder e equipe se reuniram em um hotel para conversar sobre o planejamento anual da área. Durante o primeiro dia, um dos liderados mostrou-se um tanto distante do restante da equipe, participando muito pouco das discussões, além de isolar-se nos intervalos, almoço, jantar e momentos mais informais. Um comportamento que já havia sido alvo de conversas e feedbacks por parte do líder no dia a dia, mas que seguia se repetindo.
Assim que o jantar terminou, o líder convidou este liderado para sentar-se com ele perto da lareira, e por alguns minutos os dois ficaram em silêncio observando a dança das chamas. O líder então se levantou, chegou mais perto da lareira, examinou as brasas que se formavam e, cuidadosamente, com um pedaço de ferro, selecionou a mais incandescente de todas, empurrou-a para o lado, voltou a sentar-se, e permaneceu em silêncio. Tudo acontecia sob os olhos atentos do liderado.
Aos poucos a chama da brasa solitária começou a diminuir, até que, depois de um brilho momentâneo, o seu fogo apagou-se de vez. Em pouco tempo, calor e luz se transformaram em algo frio e morto.
Passados alguns segundos, o líder novamente levantou-se, tomou a barra de ferro, e reaproximou o pedaço de carvão inerte para perto do fogo e, quase que imediatamente ele voltou a incandescer, alimentado pela luz e calor dos carvões ardentes em torno dele.
Assim que o líder retornou à sua cadeira, os dois se entreolharam, e o liderado lhe disse:
– Muito obrigado. Pode contar comigo. A partir de hoje estarei totalmente reintegrado à equipe e ao trabalho. Eu precisava muito “ouvir” isso.

Alguém já disse que nada grandioso se realiza sozinho, por isso, numa equipe de alto desempenho existe transparência e confiança, as pessoas se conhecem, se respeitam, valorizam o trabalho uns dos outros, colocam o seu conhecimento e habilidades a disposição de todos, compartilham boas práticas e novas ideias, evitam confrontos, mas tratam conflitos, falando sobre aquilo que os está incomodando, trocam feedbacks sinceros e honestos, buscam o bem-estar de todos, e conquistam juntos, os melhores resultados.
Perceba que nenhuma dessas características estão relacionadas diretamente ao conhecimento, mas à atitude de cada membro da equipe, começando pelo líder.
Acredito que por isso, uma das primeiras palavras que um líder de sucesso precisa aprender e valorizar é: Responsabilidade. Se sua equipe não é o que você gostaria que fosse, a responsabilidade é sua. Se os resultados não são os que poderiam ser, a responsabilidade é sua. Se a equipe está desmotivada, a responsabilidade é sua. Se as pessoas da equipe não estão se respeitando, a responsabilidade é sua.
Por mais que existam situações externas que possam influenciar o estado e o resultado da equipe, o líder tem a responsabilidade de conscientizar e apoiar cada liderado na busca de atitudes que possam melhorar o trabalho em equipe, e consequentemente, o resultado.

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 .

Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

7 Respostas até agora.

  1. Rui Francisco disse:

    Grato, estava a precisar de ser recordado desta verdade. A responsabilidade é mesmo minha. Abraço fraterno.
    Rui Francisco

  2. Deise Silva disse:

    Muito bom texto,por vezes ,dificil de aceitar mas é verdade .Ele “puxa” a sua epe pra cima ou para baixo…Realmente é nossa responsabilidade.Obrigada pela lembrança. Temos a responsabilidade de manter um bom clima,motivar a equipe a saber que existe um dia de amanha que precisa e vai ser melhor…

  3. Emília disse:

    Bom dia,
    Ótimo texto, e percebo que o Rui e a Deise acima estão no papel de lideres,espero que ajam como tal. infelizmente não foi o meu caso, era liderada e hoje por falta da responsabilidade do líder estou fora da empresa, uma pena, senti muito mesmo, pois vestia a camisa e não era aceita. Talvez meu líder tivesse medo de alguma coisa, algumas vezes encaminhei seus textos para ele, nunca tive respostas positivas, acredito que a resposta dele pra mim, foi a indiferença, o que me fez sair.
    Abraço.

  4. Flabenilto disse:

    Verdade… O isolamento causa estragos terríveis e é responsabilidade de todo lider não se isolar e não deixar que nenhum liderado se isole.

  5. Iscleiden disse:

    Brasa

  6. marcelo marques disse:

    Bom dia.
    Tenho lido suas posições sobre trabalho em equipe e na grande maioria são boas.
    Mais tem alguns pontos que são totalmente contraditórias principalmente em relação a responsabilidade de lideres.
    Estamos vivendo uma época de conflitos e velocidade de informações, pouca educação e compreensão de gente que atualmente tem uma inteligencia emocional muito baixa.
    Instabilidade emocional, etc .
    o caso recente do piloto alemão que jogou o avião contra a montanha.
    Ou seja a um fator patológico social, que não está na mão do líder.
    Outro ponto fatores e vícios mentas não estão para ser resolvidos na mesma velocidade de resultados.
    Para finalizar meu objetivo e ajudar a construir e não criticar, pois juntos podemos construir um mundo melhor.
    um abraço.

    • Marco Fabossi disse:

      Recentemente a neurociência tem trazido muitas novas comprovações científicas da importância e responsabilidade do líder sobre a saúde emocional e social das pessoas. Uma pesquisa realizada na UCLA (https://www.youtube.com/watch?v=X7EFYwUopf8) concluiu que a dor social (rejeição, exclusão, injustiça, ameaça, descaso, insegurança, falta de respeito, etc) afeta no cérebro a mesma área que a dor física, ou seja, um soco no estômago afeta o cérebro da mesma maneira que uma ameaça ou rejeição. Considerando que o principal e mais primitivo instinto do ser humano é a sobrevivência, podemos começar a repensar se a hierarquia de necessidades de Maslow se aplica realmente a nossa realidade atual. As necessidades sociais do ser humano são tão importantes quanto as físicas.

      Talvez isso explique porque a depressão e outros transtornos ansiosos figuram entre as quatro causas de afastamento do trabalho, segundo dados de 2013 do INSS,e as estimativas da OMS mostram que a depressão será a doença mais comum no mundo na próxima década, ultrapassando moléstias cardiovasculares e câncer.

      Liderança é relacionamento, porque sem isso, nada acontece. E é justamente através de um relacionamento de transparência, confiança e credibilidade, que a liderança será capaz de reverter este quadro. Existem pessoas que apresentam patologias que estão fora do raio de ação do líder, mas ainda assim, se ele estiver proximo delas, saberá que algo está errado, e poderá apoiar no seu encaminhamento para um especialista.

      Existe um modelo Motivadores Sociais criado por David Rock, chamado SCARF, que trata justamente dos 5 domínios sociais que as pessoas levam em conta em seu dia a dia, e que os líderes precisam prestar mais atenção se quisermos reverter as estimativas da OMS.

      Por mais pesado” que possa parecer, o líder é responsável pelo bem-estar e saúde emocial/social das pessoas que lidera, mas isso, assim como a liderança, é uma escolha.

      Novamente, muito obrigado por seus comentários.

      Abraços,

      Marco Fabossi