Transforme Sonhos em Visão (Motivação)

Businessman Looking Through Binoculars  Mestre e Discípulo se refrescavam nas águas do rio que cortava a cidade e, entre uma conversa e outra, o Discípulo pergunta ao Mestre:
– Mestre, o que as pessoas precisam fazer para realizar seus sonhos?
O Mestre então, subitamente empurra a cabeça do discípulo para dentro da água, e com as duas mãos o segura para continuar lá. Quando o Mestre percebia que o Discípulo estava quase “sem ar”, soltava sua cabeça, deixava-o emergir, e depois que puxava o ar e retomava o fôlego, repetia a operação.
O Mestre fez isso por várias vezes, até que o Discípulo estivesse completamente exausto, e quando isso aconteceu, foi se arrastando até a margem do rio, deitou-se no chão, e depois de retomar o fôlego perguntou ao Mestre:
– Mestre, o senhor quase me mata! Só porque fiz uma pergunta?
E o mestre respondeu:
– Você, eu ou qualquer outra pessoa conquistarão seus sonhos quando os desejarem tanto quanto desejam respirar, assim como aconteceu com você agora. Quando estava debaixo da água, a única coisa que desejava era respirar. Nisso estava seu foco e toda sua energia. É assim que os sonhos se realizam, com muito esforço, dedicação e perseverança.

O ser humano não morre quando para de respirar, mas quando deixa de sonhar. Algumas pessoas têm muitos desejos, mas poucos sonhos. Desejos não resistem às dificuldades da vida, enquanto sonhos se tornam projetos de vida, e por isso sobrevivem às tempestades ou afogamentos da vida. Os sonhos nos fazem protagonistas de nossas histórias, portanto, precisamos sonhar muito, sonhar alto, sonhar sempre, sonhar dormindo, sonhar acordado, enfim, sonhar.
Em meu livro Coração de Líder, tenho um capítulo dedicado exclusivamente a este tema: Transforme Sonhos em Visão. A Visão de Futuro nos ajuda a projetar e organizar os nossos sonhos em uma grande fotografia do futuro, imagens mentais que nos inspiram a agir e a tornar nossos sonhos realidade. Você tem uma imagem clara do seu futuro? Quanto você tem se empenhado para torná-lo realidade?
A Visão é uma imagem do futuro que produz paixão, e sem paixão pouco se realiza. É por isso que uma Visão de Futuro inspiradora faz com que sua paixão pelo que faz transborde e contagie os que estão a sua volta. Vejamos algumas perguntas que podem ajudá-lo a construir sua Visão de Futuro:

  • Se você fosse o produtor, diretor e o ator principal, qual seria o filme que criaria sobre sua vida para os próximos anos?
  • Onde você gostaria de estar vivendo?
  • Onde gostaria de estar trabalhando?
  • Com quem gostaria de estar vivendo e convivendo?
  • Qual seria o final deste filme?
  • Onde e como você se vê daqui alguns anos?

Depois de responder refletida e sinceramente a essas perguntas, faça uma viagem ao futuro e escreva sua Visão. Não a deixe apenas no pensamento, porque o pensamento é caótico e atrapalhado. Ao colocá-la no papel, o fará de maneira refletida, lógica e organizada, e ao lê-la constantemente perceberá a impressionante força da Visão de Futuro. Você já percebeu que quando decide comprar um carro, por exemplo, parece que o modelo e cor que você escolheu se multiplicam nas ruas? Você não havia reparado antes, mas ele agora está em toda parte! Isso acontece porque seu cérebro estabelece conexões baseado na imagem que formou, e fica de prontidão para alertá-lo sobre tudo o que consegue relacionar com ela. Quando você visualiza, escreve e tem contato constante com sua Visão de Futuro, seu cérebro estabelece conexões poderosas que o despertarão e conduzirão em direção a sua conquista.
Algumas pessoas me perguntam:
– Fabossi, mas estabelecer uma Visão de Futuro garante que ela será realizada?
E a resposta é:
– Não, contudo uma coisa é certa: Ela o levará muito mais longe do que chegaria se não a tivesse.
Portanto, estabeleça sua Visão de Futuro, deseja-a como desejaria respirar se estivesse se afogando, crie um plano de ação com metas específicas para atingi-las, pague o preço, tire do caminho aquilo que atrapalha e corra atrás daquilo que precisa para realizá-la. Transforme sonhos em Visão, e Visão em conquista e realização.

Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo” (Joel Baker)

Não deixe de ler também o textoA Força do Propósito“.

 

.

Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

 

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

11 comentários sobre “Transforme Sonhos em Visão (Motivação)

  1. Oi Marcos! Eu concordo plenamente contigo, pois focar num objetivo, num sonho e buscar alcançar esse sonho provoca um movimento: que é realizá-lo. Segundo Paulo Freire “O caminho se faz caminhando”.
    Nilda

  2. Marco, Parabéns. Muito certo o que diz. Quando deixamos de sonhar perdemos o interesse pela vida. Faço questão de divulgar o assunto com meus colaboradores amanhã.
    Grande abraço;
    Júlio César

  3. Olá. Gostei muito do texto. Obrigado.
    Apenas gostaria de deixar minha dica para quem busca emprego ou estágio. O site de classificados de emprego http://www.vagasdeemprego.net é uma boa opção de busca. Preparação é tudo. Boa sorte e mais uma vez obrigado.

  4. Prezado Marco

    Conforme falei no post acima, hoje pela manhã imprimi o artigo e coloquei no mural para meus colaboradores lerem, foi um sucesso. Todos que leram fizeram elogios.
    Marco Fabossi, obrigado por fazer parte do nosso dia a dia.

    Forte abraço

    Júlio César

  5. Tudo começa com perguntas e a qualidade dessas perguntas vai definir a qualidade das respostas. Parabéns pelo seu trabalho daqui de Portugal. Ser Coach é a profissão mais gratificante do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *