• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Conhecer para Desenvolver (Liderança)

Postado por Marco Fabossi janeiro - 27 - 2013 6 Comentários

servant  Na década de 1970, o jovem italiano Ernesto Sirolli, estudante de ciências políticas, que estava em uma missão para ajudar as comunidades carentes na Zâmbia, desenvolvendo técnicas de agricultura. Ele e seus colegas encontraram um vale com terras muito férteis às margens de um rio num povoado local e ensinaram aos nativos como plantar as sementes de tomates e abobrinhas que eles haviam trazido da Itália.
Os dias foram passando e as “plantinhas” que gerariam os tomates e abobrinhas foram crescendo, e os primeiros tomates começaram a surgir. Todos estavam alegres e satisfeitos.
Em certa manhã ensolarada, contudo, uma manada de hipopótamos saiu do rio, invadiu a plantação e comeu e esmagou tudo que viu pela frente.
Ernesto, se sentindo derrotado, aproximou-se de um dos nativos e perguntou:
– Por que vocês não nos falaram a respeito dos hipopótamos?
O nativo olhou bem para ele e disse:
– Vocês nunca perguntaram!
Desse dia em diante, o Dr. Ernest Sirolli entendeu que antes de tentar ajudar as pessoas em seu desenvolvimento, é necessário conhecê-las, e para isso, é preciso escutá-las! Posteriormente fundou o Sirolli Institute – Enterprise Facilitation que tem ajudado milhares de empreendedores ao redor do mundo a desenvolver seus negócios a partir de suas próprias perspectivas. Em suas próprias palavras, explicando o enorme sucesso de sua organização sem fins lucrativos, ele diz:
– We just shut up and listen (“Nós apenas nos calamos e ouvimos”).

Uma das principais responsabilidades de um líder – talvez a principal – é atuar no desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que estão ao seu redor, inspirando-os a fazer o mesmo, para que assim se estabeleça um circulo virtuoso de crescimento e desenvolvimento, tornando o mundo um lugar melhor para todos.
Um ambiente melhor e mais homogêneo, contudo, se constrói com o reconhecimento de que as pessoas são diferentes e, portanto, não deveriam ser tratadas da mesma maneira. É como na vida pessoal. Se você tem dois filhos, por exemplo, provavelmente não os trata da mesma forma. E isso não quer dizer que você gosta mais de um ou de outro, mas que são diferentes e, se realmente buscamos melhores resultados, precisam ser tratados de acordo com isso.
Assim sendo, para que um processo de desenvolvimento se estabeleça, é preciso conhecer as pessoas, aproximar-se delas, ouvi-las, conhecer sua história, demonstrar interesse por elas, conquistar sua confiança, e empenhar-se na tarefa de descobrir e reconhecer que é importante para elas e, portanto, estar próximo delas.
Como líder, quanto você conhece sobre as pessoas que trabalham com você? Quão próximo você está delas? Não estou dizendo que você precisa ser amigo íntimo delas, mas apenas estar disposto a servi-las, colocando-se no lugar delas, demonstrando interesse por elas, escutando-as, identificando suas reais necessidades, ajudando-as quando necessário e possível e, principalmente, apoiando-as em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Por isso, não se esqueça: É preciso Conhecer para Desenvolver.

 

.

Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

 

Veja outros textos do Blog da Liderança

 

 

.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

6 Respostas até agora.

  1. Volta-se sempre a famosa ideia de que Deus nos deu 2 ouvidos e apenas 1 boca. Apesar disso, temos cursos de oratória mas não de “escutatória”…
    Legal o post Marco!

  2. Fabio disse:

    Grande Fabossi!

    O desafio do líder moderno é o aprendizado constante com o foco nos detalhes que apenas sua equipe tem pleno domínio!
    É a estratégia fundamentanda nos mínimos detalhes, que pode assegurar o atingimento das grandes metas!

    Conte comigo na participação do seu grupo de coaching!

    Abçs

    Fabio Souza

    • Marco Fabossi disse:

      E ai Fabião, tudo bem? Obrigado pelos importantes comentários. Vamos amadurecer a ideia do Grupo de Estudo de Coaching. Abraços, Marco Fabossi.

  3. Amei os argumentos sobre o desenvolvimento das pessoas,e isso mostra que o líder do futuro precisa realmente desenvolver essas habilidades.
    Continue nesta sua força.

    Um Abraço!!!

    Sebastião Honório da Silva

  4. cassio disse:

    bacana…… Esse blog é fantastico…