• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Reconhecimento (Liderança)

Postado por Marco Fabossi dezembro - 11 - 2011 2 Comentários

Conta-se que certo funcionário de um frigorífico foi inspecionar a câmara fria no final do expediente e, por um descuido, ficou preso dentro dela. Ele gritou, esmurrou a porta, mas infelizmente ninguém o ouviu. Depois de várias horas naquela temperatura, quando os últimos suspiros de vida já se aproximavam, o vigia abriu a porta da câmara e o resgatou a tempo de poder recuperar-se depois de alguns dias no hospital. Mas, o que mais chamou a atenção de todos é que inspecionar a câmara fria não fazia parte da rotina de trabalho do vigia.
Ao ser questionado a respeito, ele explicou:
– Trabalho nesta companhia há muito anos e centenas de empregados entram e saem daqui todos os dias. Ele é um dos poucos que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair.
E continuou:
– Hoje logo cedo ele disse ‘bom dia’ quando chegou, contudo não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter-lhe acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei…

Uma das premissas para tornar-se um bom líder é valorizar as pessoas. E uma das maneiras mais simples e poderosas de fazê-lo, é reconhecendo-as.
Reconhecê-las pelo que são: seres humanos como você e eu, com virtudes e defeitos.
Reconhecê-las pelo que fazem, ainda que, em nossa percepção, seja um trabalho muito simples. Basta imaginar os banheiros do nosso local de trabalho sem pessoas para limpá-lo durante apenas um dia; como seria? Você já parou em algum momento do dia para dizer a uma dessas pessoas algo como: “- Muito obrigado pelo importante trabalho que realiza aqui na empresa. Sem você esse lugar seria uma bagunça.”? Quanto tempo demora este elogio tão simples? Quanto tempo ele vai durar na vida dessa pessoa?
Valorizar as pessoas é também reconhecer que todo ser humano é capaz de crescer, porque quando isso acontece, o líder passa a acreditar ainda mais nas pessoas, e trabalha para desenvolvê-las.
Líder é aquele que se dispõe a ser o ‘número um’ colocando as pessoas em primeiro lugar”. Este é um dos paradoxos de liderança que menciono em meu livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach. Alguém que conquista uma posição hierárquica que por natureza é investida de poder, normalmente se considera o “Número Um” e entende que todas as outras pessoas estão ali para servi-la e colocá-la cada vez mais em primeiro lugar. O verdadeiro líder, porém, ainda que sua posição lhe propicie poder, se dispõe a ser o “Número Um” colocando as pessoas em primeiro lugar, porque compreende que ser líder não significa posse, mas exercício; o exercício de servir com amor, caráter e integridade, reconhecendo as pessoas pelo que são, pelo que fazem e pelo que podem ser, colocando-as em primeiro lugar.
Segundo Ken Blanchard, um dos mais respeitados estudiosos de Gestão e Liderança do mundo, o líder eficaz tem as seguintes ações no seu dia-a-dia:

  • Reconhece seus erros e pede desculpas se magoou ou prejudicou alguém;
  • Procura flagrar as pessoas fazendo algo certo;
  • Reconhece e valoriza as contribuições das pessoas e as elogia quando acertam;
  • Quando ocorre um mal entendido diz “eu acho que não me expliquei bem” ou “não fui suficientemente claro?”;
  • Agradece quando recebe feedback, mesmo que negativo;
  • Quando um erro é cometido, procura transformar o erro em oportunidade de aprendizagem;
  • Honra compromissos assumidos e cumpre o que promete, mesmo que implique num custo para ele;
  • Quando os resultados são bons, atribui o mérito à equipe e aplaude o sucesso dos outros sem querer “levar fama sozinho”;
  • Quando algo sai errado, assume a responsabilidade;
  • Cria condições que favorecem o sucesso das pessoas e promove sua independência;
  • Trabalha para tornar-se gradualmente desnecessário.

Pense nisso…


.Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
.Crescimentum – Alta Performance em Liderança

Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

2 Respostas até agora.

  1. Sônia disse:

    As pessoas são a mola mestra de todas as organizações e saber valorizá-las é indispensável,não somos nada sem o outro e sozinhos não chegamos a lugar algum.Crescemos a medida em que aprendemos a reconhecer o quanto os outros são importantes em nossa vida,a começar pela nossa família em especial pelos nossos pais.

  2. Kleane disse:

    A simplicidade das pessoas conta muito seja la onde estamos!!!