• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

A Diversidade é Boa (Liderança)

Postado por Marco Fabossi dezembro - 18 - 2011 4 Comentários

Um velho homem vendia balões em uma quermesse, e para despertar e atrair a atenção das crianças e jovens soltou um balão vermelho.
Entre os que tiveram sua atenção capturada pelo vendedor de balões estava um menino negro, que continuou observando-o.
Depois de soltar o balão vermelho, o homem soltou um azul, em seguida um amarelo e finalmente um balão branco, e todos subiram até sumirem de vista.
O menino, de olhar atento, seguia cada um deles, mas uma coisa o incomodava: Por que o homem não soltava o balão preto?
Ele então decidiu se aproximar e perguntou ao vendedor:
– Senhor, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros?
O homem sorriu carinhosamente, soltou a linha que prendia o balão preto, e enquanto ele se elevava nos ares disse ao menino:
– Não é a cor, filho, mas o que está dentro dele que o faz subir.

Como seres humanos, temos a tendência de gostarmos e nos aproximarmos de pessoas que sejam, de alguma maneira, parecidas conosco, porém é justamente na diversidade de perfis que o líder encontra o equilíbrio necessário para formar equipes de alto desempenho.

Para que isso aconteça, porém, é preciso respeitar as pessoas independentemente de religião, raça, nível social, condição intelectual, ou qualquer outra suposta segregação estabelecida pela sociedade, tratando-as com respeito e dignidade. É preciso acreditar que, apesar de diferentes de nós, elas são capazes de conquistar resultados tão bons ou melhores que os nossos, porque a partir do momento em que o líder acredita verdadeiramente nas pessoas, ele se empenha em trabalhar para que elas se desenvolvam, cresçam, melhorem, e conquistem resultados extraordinários, para si mesmas e para as organizações.

Note que quando as crianças começam a arriscar seus primeiros passos, não vemos os pais dizendo: “Mas que moleque burro! Nem adianta tentar que você não vai conseguir. É melhor você continuar engatinhando pelo resto de sua vida”. Não! O que vemos são pais entusiasmados que incentivam e ajudam seus filhos porque acreditam em seu potencial e conseguem enxergá-los não só caminhando, mas correndo, brincando e saltando. Assim também é o líder que respeita a diversidade, e que acredita no ser humano: alguém que projeta uma imagem futura de seus liderados, os ajuda a reconhecer e desenvolver seu verdadeiro potencial e os conduz durante essa jornada de crescimento pessoal e profissional, levando-os a romper limites em direção ao extraordinário.

Nossas organizações estão repletas de gestores altamente capacitados, dotados de enorme competência técnica e gerencial; homens e mulheres preparados para um mercado cada vez mais globalizado, complexo e competitivo, mas tão profundamente dedicados aos negócios e seus resultados que terminam por negligenciar as pessoas, causando angústia, frustração, falta de credibilidade e decepção em todos os níveis das organizações, e com a séria agravante de não serem capazes de criar futuro. Mais que gestores, as organizações precisam de homens e mulheres que ajam com o Coração de Líder; líderes que enxergam e aceitam as pessoas como elas são, tratando-as com respeito e dignidade, independentemente de raça, níveis hierárquicos ou sociais, e religião. Líderes conscientes de que todas as conquistas são fruto do trabalho em equipe”. (Trecho do Livro Coração de Líder, de Marco Fabossi)

A diversidade é boa, pode acreditar!


.Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
.Crescimentum – Alta Performance em Liderança

Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

4 Respostas até agora.

  1. João Castro disse:

    Excelente texto, entretanto a realidade é outra. Por incrível que pareça é nas empresa públicas, mais precisamente companias mixtas, que o inverso ocorre. Líderes sem perspectivas de crescimento são um entrave na evolução dos seus liderados. Se é um lider limitado tecnicamente explicado estar os péssimos serviços prestados pelas empresass públicas. Na rede que criei, a pedido de alguns estudantes por ter algun conhecimento em TI, tenho um texto interessante quando faço algumas observações de como será o amanhã. A integração de mentes será primordial em função da quantidade de conhecimentos a ser adquirido e aplicado. Um espécime só, da raça humana, jamais poderá dar conta das necessidades tecnológicas.

  2. rodrigo disse:

    Poxa Marco, é isso que eu tenho buscando no setor: alguém que possa dar continuidade para me substituir melhor ainda, estou conversando com eles sobre isso que quando eu sair um deles possa ficar no meu lugar, Abraços…

  3. Sônia disse:

    As pessoas se completam e precisamos de todas elas para formar uma equipe.Cada uma tem seu valor específico e a sua função,a palavra de Deus nos ensina isso quando Paulo escrevendo aos Coríntios,fala a respeito da unidade na diversidade do corpo.O corpo só funciona em conjunto,partes isoladas são apenas partes e não corpo.

  4. Kleane disse:

    Um trabalho em equipe absolutamente maravilhoso isso pra quem consegue ouvir a cada um dos membros da equipe!!!Adorei a mensagem!!você esta de parabéns!!