• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

A Outra Janela (Motivação)

Postado por Marco Fabossi dezembro - 26 - 2010 14 Comentários

A menina debruçada na janela, com lágrimas nos olhos pela perda de seu cãozinho de estimação, observava o jardineiro enterrar o corpo do amigo de tantas brincadeiras.

Seu avô, que a observava, aproximou-se, envolveu-a nos braços e lhe disse:

– Triste esta cena, não é mesmo?

A netinha então recostou sua cabeça no peito do avô e chorou. Assim que ela se acalmou, o avô tomou-a pela mão e a conduziu para uma janela localizada do outro lado da sala.  Abriu as cortinas, mostrou-lhe o jardim florido e perguntou-lhe carinhosamente:

– Lembra-se de que você me ajudou a plantar aquelas rosas amarelas? Era apenas um pequeno galho cheio de espinhos e, agora, veja como está lindo, carregado de flores perfumadas e botões como promessa de novas rosas.

A menina enxugou as lágrimas e abriu um largo sorriso, mostrando as abelhas que pousavam sobre as flores, e as borboletas que faziam festa entre umas e outras das tantas rosas de variadas cores que enfeitavam o jardim.

O avô então disse com afeto:

– Veja minha filha, a vida também nos oferece várias janelas. Quando o que vemos através de uma delas nos causa tristeza, sem que possamos alterar a situação, nos voltamos para outra e, certamente, iremos nos deparar com uma paisagem diferente. Tantos são os momentos de nossa existência, tantas as oportunidades de aprendizado que nos visitam no dia-a-dia, que não vale a pena ficar sofrendo diante de situações que não podemos alterar. São experiências valiosas da vida, das quais devemos tirar lições oportunas, sem, no entanto, nos deixar consumir pelo desespero e revolta que nos trazem infelicidade. Se a janela pela qual você está olhando mostra uma situação ruim, lembre-se de que existem outras janelas com paisagens repletas de promessas de melhores dias.

Uma das palavras mais cobiçadas em nossos dias é Equilíbrio. Viver com equilíbrio, na verdade, é uma escolha. Viver com equilíbrio é escolher o bom humor, que ativa o sistema imunológico, em vez do mau humor, que atrai doenças e afasta as pessoas. É escolher a gratidão ao invés da lamentação, porque ninguém suporta ficar muito tempo perto de uma pessoa que vive se lamentando da vida. É escolher viver o hoje ao invés de se prender ao passado ou viver preocupado com o amanhã. Viver com equilíbrio é escolher calma e tranquilidade ao invés do estresse e nervosismo. É escolher estar na correria do mundo, mas não trazer essa agitação para seu mundo e para o seu lar. É escolher a compreensão em vez do julgamento, o perdão ao invés da mágoa, a doçura ao invés da amargura e rispidez. É escolher ser feliz sem temer, de vez em quando, passar por momentos tristes em vez de ser triste e de vez quando passar por momentos felizes. É escolher olhar a situação de vários ângulos, e encontrar e preferir um ângulo positivo. É escolher levar alegria e amor aos outros. Viver com equilíbrio é escolher viver ao invés de simplesmente existir. Enfim, viver com equilíbrio é, muitas vezes, decidir olhar pela “outra janela”.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Clique aqui e veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é consultor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil. www.crescimentum.com.br
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi
.
Blog do Fabossi
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching: www.blogdofabossi.com.br

14 Respostas até agora.

  1. Gilvan Dias disse:

    Muito bom esse artigo, realmente as vezes na vida só olhamos as coisa ruins que acontecer e esquecemos de agradecer a coisa boas que deus tem nós proporcionado pois antes de pedir agradeça.

  2. andreza lins disse:

    Precisamos de tão pouco pra ser feliz, mas o problema é que estamos sempre em busca do MAIS, lá longe, quando temos tudo dentro de nós…!ADOREI,,,,!

  3. Alexandre Morgan disse:

    Com certeza, devemos sempre exergar a outra janela além daquela que não nos mostra uma vista lá muito agradavel, exelente artigo Marco, sempre aplico suas publicações em minha vida e com minha equipe de trabalho, venho conseguindo resultados consideráveis, muito obrigado.

    Alexandre Morgan

  4. Erik Silva disse:

    Simplesmente demais…
    Quantas e quantas vezes preferi olhar só um lado, enquanto havia outros maravilhosos para ver.
    Marco está show de bola esse blog
    Abraço
    Erik Silva

  5. Flabenilto disse:

    Marco,
    Mais uma vez, suas considerações me inspiraram e… muito…
    Que Deus me ensine e ajude a escolher o EQUILÍBRIO…
    Flabenilto

  6. Bruno disse:

    Muito boa palavra acima.
    Mas acho muito difícil, manter o bom humor e o equilíbrio qdo se está arruinado em quase todas as áreas. Eu particularmente tento.
    Será que existe alguma técnica p/ isso?
    Abraço.
    Bruno.

  7. Lucas disse:

    Adorei.
    Queria aproveitar e deixar aqui o link do meu blog, ele num é bem sobre motivação, é algo mais sobre tudo, mas agora estou começando com o tema da motivação como base, desafiando os leitores a comentarem ou mandarem ao meu e-mail seu maior desejo que eu farei posts sobre como realizar cada desejo.
    http://lsbdias.blogspot.com/
    Desculpe-me o dono do blog pelo primeiro comentário meu aqui já ter sido propaganda, mas deixo claro que leio o blog desde seu início e ele me motivou a criar o meu 🙂

  8. Mayara Fernandes disse:

    Sensacional!!
    Parabéns seu blog é show, sempre nos proporcionando grandes lições.
    Amei tudo que li aqui!
    Abraço

  9. Angela disse:

    Sou apaixonada pelo teu blog e tive o prazer de conhecê-lo quando comprei o livro Mentes Brilhantes. Abraços

  10. Luciano Rogério disse:

    Muito boa a mensagem, na vida da gente acontece algumas situações que nos decepciona, mas podemos olhar por outras janelas e ver que a vida continua enfim nunca podemos desanimar…

    Obrigado pela mensagem precisamos sempre de um empurrão para seguir em frente…

    Luciano Rogério

    • Marco Fabossi disse:

      Luciano, tudo bem? Muito obrigado por participar do blog com seus comentários. Abraços, Marco Fabossi.

  11. Jorlany Grasiele disse:

    É Sensacional este blog, olhando hoje e pesquisando sobre textos motivacionais, encontrei este excelente blog, que me levou a refleti sobre a vida. Parabéns pela estrutura do blog. Continuarei acompanha as belíssimas mensagens. Um forte Abraço!!