Discernimento (Liderança)

Tenho observado, de uns tempos para cá, o comportamento exacerbado e competitivo ao extremo de muitos jovens no ambiente de trabalho. Há quem argumente que esse modo de ser – ansioso, aflito, as vezes até agresivo – é fruto inevitável dos tempos atuais. Se isso é verdade, precisamos encontrar formas para contê-lo, evitando, assim, que o ambiente na empresa degenere em carreirismo e conflitos de egos.
A melhor forma para se combater este fenômeno está no reforço à pratica da parceria, na valorização do trabalho em equipe e na convergência de todos para servir ao cliente, pois é nele que está o poder e a hierarquia. As disputas intensas não levam a nada porque os resultados estão sempre fora da empresa.
Profissionais jovens e ambiciosos precisam demonstrar, antes, o amadurecimento necessário para que possam assumir posiçãoes de liderança no futuro. Muitos não se dão conta disso. o indivíduo demonstra ter maturidade, tanto pessoal quanto profissional, quando conjuga senso crítico e sabedoria – que são características de quem se predispõe a adiquiri-las.
Quem almeja a posição de líder só a terá se demonstrar as aptidões para isso ainda enquanto for um liderado. Como esta pessoa se comporta quando está nessa condição? É respondendo tal questão que se descobre como ela ágira no momento em que assumir a liderança.
A construção de um plano de vida e carreira passa pela coerência e pela  consistência de atitudes que legitimam a aspiração do subordinado de chegar a dirigente. Pressa e atropelos na ânsia de galgar postos impedirão o indivíduo de extrair de cada função que exercer a soma de ensinamentos que esta pode lhe proporcionar.
Empatia, enfoque na contribuição, discernimento e lealdade são condições para uma relação positiva entre o lider e seus liderados. Mas isto so dá certo quando estes últimos agem conforme deles se espera, e o lider, principalmente se recém-chegado a esta posição, é capaz de assumir com serenidade as responsabilidades que lhe cabem sem prescisar provar o tempo todo do que é capaz, nem usar continuamente o “poder” que tem. Se age dessa maneira, é porque sua liderança já se esvaiu.
A convivência  nas  empresas se dá sempre entre três gerações: jovem de talento, executivos maduros e os mais idosos experientes cujo papel primordial é educar. Para  ser produtiva, essa convivência tem que ser harmoniosa e, para que haja harmonia, o diálogo entre elas presisa ser aberto, fluído e permanente, pautado pela humildade, diciplina, respeito e confiança. Quando isso acontece, todos ganham.

Por Emílio Odebrecht, Presidente do Conselho de Administração da Odebrecht

Fonte: A Tarde, 04/07/2010, Caderno de Economia

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Clique aqui e veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é consultor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
www.crescimentum.com.br
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação:
www.youtube.com/blogdofabossi
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
www.blogdofabossi.com.br

Um comentário sobre “Discernimento (Liderança)

  1. A Odebrecht é uma das maiores empresas de construção civil do mundo, e ao observar este curto texto sobre liderança de autoria do presidente do conselho de administração, Emílio Odebrecht, podemos entender um pouco sobre os motivos de seu sucesso.

    Marco Fabossi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *