• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Gratidão (Motivação)

Postado por Marco Fabossi dezembro - 19 - 2010 9 Comentários

Uma das palestras que ministro tem o título “Vivendo com Propósito – Seja o Protagonista da sua Vida”. Nela eu discuto sobre alguns princípios e ações práticas que nos ajudam a protagonizar nossa própria vida; princípios que nos levam à uma reflexão sobre qual lugar queremos ocupar nesta jornada: o lugar do motorista, que decide conduzir sua própria vida, ou o lugar do “carona”, que apenas observa as coisas acontecerem, deixando que pessoas e situações conduzam sua vida e seu futuro.

Num final de tarde, quando me dirigia a uma universidade em São Paulo para ministrar esta palestra, depois de dedicar boa parte do dia refletindo sobre ela, ao passar por um viaduto sobre a Av. 23 de Maio, percebi vários moradores de rua em uma fila esperando a abertura do Albergue Municipal, para que pudessem se alimentar, tomar um banho quem sabe, e dormir num lugar um pouco mais aconchegante que as calçadas e os bancos da cidade.

Nessa palestra, comento que o primeiro princípio para uma vida com propósito é a “Gratidão: Aprenda a agradecer pelo que você tem, e deixe de reclamar pelo que você não tem”. E tão pronto notei estas pessoas, o primeiro pensamento que veio ao meu coração foi: “Muitas pessoas dessa fila agradecem mais do que você pela vida e pelo que têm”. Naquele momento fui forçado a render-me a este pensamento, e reavaliar muitas coisas em minha vida.

Estamos chegando ao início de um novo ano, e somos naturalmente levados a estabelecer planos e metas, algo muito importante, porém não podemos deixar de parar por alguns momentos e agradecer a Deus por tudo aquilo que conquistamos durante este ano. E mesmo que você não tenha conquistado muitas coisas, o simples fato de estar lendo esta mensagem é um grande motivo para agradecer; isso significa que você está com saúde, sabe ler, tem acesso a um computador, tem a oportunidade de repassar esta mensagem para outras pessoas, e mais, tem a grande oportunidade de fazer ainda melhor o que tem feito até agora, e com isso conquistar aquilo que ainda não conquistou.

Quais são os motivos que você tem para agradecer?

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Clique aqui e veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é consultor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil. www.crescimentum.com.br
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi
.

9 Respostas até agora.

  1. Pr.Flabenilto disse:

    Marco, mensagem muito oportuna… Em uma sociedade capitalista e consumista como a nossa, muitas vezes somos levados a pensar muito mais no que não temos do que no que temos e isso cria em nós um coração e um sentimento de frustração, nos fazendo querer sempre mais, SEM AGRADECER PELO QUE CONQUISTAMOS E TEMOS…. Mais uma vez, muito obrigado por essas maravavilhosas reflexões.

  2. Sônia Alê disse:

    Eu procuro obedecer o que diz a Palavra de Deus “Em tudo dai graças,porque essa é a vontade de Deus.”Se pararmos para pensar até onde estamos já temos motivos para agradecer para o resto da vida e talvez seja necessário mais vida para continuar a agradecer,é o que vamos fazer por toda a eternidade,quando estivermos na Glória com o Pai.

  3. Rubens Lourenzi. disse:

    É isso aí, irmão Fabossi, temos que ter motivos (motivação) para buscar sempre o melhor, e hoje agradeço ao SENHOR por ter conhecido pessoas que tem me incentivado a buscar mais N’Ele. Agradeço todas as noites pelas vitórias, momentos felizes, as vezes tristes, mas creio que o SENHOR tem dado a porção que nos cabe, porém jamais deixo de aceitar situações que nos entristeça. Servimos a um SENHOR que é grandioso em tudo, então não aceito qualquer coisa, porque Ele tem o melhor para nossas vidas. Aconselho a não desistir jamais, cada dia é um novo dia e há uma nova esperança. O ano ainda não acabou e muitos outros teremos… continue a sonhar até que tudo se realize a teu favor!

  4. GEBSON disse:

    Desejo receber mais suas mensagens. Um forte abraço.

  5. ANDREWS VILLAR disse:

    Simplesmente, obrigado pela mensagem.

    abraço.

  6. MARCOSUEL disse:

    Muito reflexivo o texto, apesar de não tê-lo lido no inicio do ano, refleti nas suas colocações e vi o quanto somos ingratos com o que temos, nos isolamos em nosso mundo e egoistas esquecemos de olhar ao nosso redor e observar muitas vezes as verdadeiras necessidades.

    Abraço e adorei conhecer o seu bolg.

    • Marco Fabossi disse:

      Marcosuel, tudo bem?.

      Muito obrigado pela participação no Blog, e por seus importantes comentários.

      Abraços,

      Marco Fabossi

  7. JASSONARA RODRIGUES disse:

    Marco, tu não sabes o quanto as suas historias interferi em minha vida, tanto pessoal como profissional. O meu desejo é muito grande de crescer, de me aperfeiçoar cada vez mais. E suas mensagens serve de inspiração no meu dia a dia. O meu grande desejo é crescer profissionamente, é superar as minhas espectativas. Obrigado muito pelas suas historias e seus ensinamentos.