Trabalho e Entusiasmo (Motivação)

Na fazenda, onde havia um grupo de trabalhadores desmotivados, certo dia chegou um novo funcionário chamado Zé; um jovem agricultor em busca de trabalho e, como todos que ali estavam, recebeu uma simples e velha casa para morar enquanto trabalhava na fazenda.

Mas ao ver a casa suja e descuidada, resolveu dar-lhe vida nova. Com parte de suas economias comprou algumas latas de tinta, cuidou da limpeza e, em suas horas vagas, lixou e pintou as paredes com cores alegres, além de colocar flores nos vasos.

Os outros trabalhadores sempre lhe perguntavam:

– Como você consegue trabalhar feliz e sempre cantando ganhando tão pouco?

E o Zé respondia:

– Bem, este trabalho hoje, é tudo que eu tenho. Em vez de reclamar, prefiro agradecer por ele. E esta é uma das maneiras que encontrei de agradecer.

E todos admirados, pensavam: “Como ele pode pensar assim?”.

O entusiasmo do Zé, em pouco tempo, chamou a atenção do dono da fazenda, que pensou: “Alguém que cuida com tanto cuidado e carinho da casa que emprestei, certamente cuidará com o mesmo capricho da minha fazenda”.

O sinhozinho foi então até a casa do Zé, e após tomar um café bem fresquinho, ofereceu ao jovem a posição de administrador da fazenda.

Seus amigos agricultores, quando souberam da novidade, comentavam:

– O que faz algumas pessoas serem bem sucedidas e outras não?

E quando estes comentários chegavam os ouvidos do Zé, ele respondia:

– A diferença está no entusiasmo; nossa capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que nos cerca, mudando a nossa realidade e a realidade de todos os que estão ao nosso redor.

A palavra entusiasmo vem do grego “en-theos-asm” que significa “sopro de Deus dentro”. Se a respiração é nossa principal fonte de energia física, o entusiasmo é a principal fonte de energia motivacional. O entusiasmo gera uma imensa energia interna, dotada de um ânimo capaz de mover as pessoas adiante, com dedicação, paixão e força criadora, ainda que as condições não sejam as melhores, tanto que a experiência mostra que o sucesso e o êxito estão, na maioria das vezes, relacionados ao nível de entusiasmo das pessoas do que à sua capacitação técnica ou à abundância de recursos.

Quando existe entusiasmo, mesmo as tarefas mais chatas e difíceis são realizadas com empenho, dedicação e alegria. O entusiasmo inspira credibilidade, faz crescer a força de vontade, ajuda a renovar as forças e faz-nos ver a derrota como uma nova oportunidade para começar e fazer melhor.

Mas de onde vem o entusiasmo? O entusiasmo nasce do significado da missão. Se pensarmos em líderes como Madre Teresa de Calcutá e Jesus Cristo, por exemplo, vamos rapidamente identificar que sua causa e sua missão eram o principal motivo de seu entusiasmo naquilo que faziam. Quando as pessoas compreendem a importância e o significado do seu trabalho, e o fazem com entusiasmo, não apenas imprimem sua energia mental, mas aplicam toda a sua força para realizá-lo.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi
.
Treinamento Líder-Coach
Formando e Liderando Equipes de Alto Desempenho
João Pessoa – PB: 18 e 19 de Setembro
São Paulo – SP: 29 e 30 de Setembro
Leve o Treinamento Líder-Coach para sua Empresa!
Maiores informações: www.marcofabossi.com.br
.
Marco Fabossi
Saiba mais sobre o trabalho de Coaching, Palestras e Desenvolvimento de Liderança de Marco Fabossi em www.marcofabossi.com.br
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi

8 comentários sobre “Trabalho e Entusiasmo (Motivação)

  1. Olá, Marco.
    Sabe como e porque vamos perdendo o entusiasmo?
    Nos deixando contagiar pelos pessimistas e derrotistas que estão à nossa volta. Porisso devemos manter o foco em Deus, que nos renova a cada manhã.

  2. Penso que o entusiasmo também nasce quando valorizamos e somos gratos por tudo que temos,o Senhor todos os dias nos cobre de bençãos e muitas vezes só enchergamos as dificuldades e o que não temos,a gratidão a Deus transforma cada dificuldade em oportunidade de crescimento.E o que realmente necessitamos Deus sempre nos dá porque Ele nos ama.Sabemos que tudo que nos vem às mãos para fazermos, devemos fazer como se fosse para Deus e não aos homens dando o nosso melhor.

  3. Marco Fabossi! Este texto mexeu muito comigo, pq vivi exatamente isso há algum tempo. Tinha um emprego que não gostava, mas sempre agradecia por esta empregada e depois de algum tempo consegui outro em que me adaptei bem melhor e continuo agradecendo a Deus. Parabéns pelos textos.

  4. Maravilhoso artigo!!!
    Certamente que um coração grato sempre receberá a devida recompensa…
    Quem souber agradecer pelo pouco e conseguir atravessar os momentos difíceis alcansará os resultados pelos quais agradecia de antemão.

    • Oi Clara, tudo bem? A história não é minha (autor desconhecido). O texto com os comentário sim. Abraços, Marco Fabossi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *