• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Liderança e Influência? (Liderança)

Postado por Marco Fabossi setembro - 5 - 2010 4 Comentários

Ao encerrar uma Conferência na Grécia, Robert Fulghum, professor e escritor americano, aproximou-se do diretor do Instituto que a promovia, Alexandros Papaderos, e perguntou:

– Qual é o significado da vida?

Alguns dos que estavam ao redor logo começaram a deixar o local da reunião, e Papaderos olhou para Fulghum por algum tempo, perguntando com seus olhos se aquilo era sério. Concluiu que era, e disse:

– Eu responderei sua pergunta.

E tirando sua carteira do bolso, apanhou um pequeno espelho redondo, e disse:

– Eu era uma criança pequena durante a guerra. Um dia, na estrada, eu achei os pedaços quebrados de um espelho, e guardei o maior pedaço: este aqui. Eu comecei a brincar com ele e fiquei fascinado ao poder refletir luz em lugares escuros onde o sol nunca brilharia – buracos fundos, fendas, armários escuros. Eu continuei guardando o pequeno espelho, e quando me tornei um homem, consegui entender que isto não era só uma brincadeira de criança, mas uma metáfora do que eu poderia fazer com minha vida. Percebi que sou um fragmento de um espelho cujo projeto completo eu não conheço, mas que com o pedaço que sou, posso refletir luz – verdade, entendimento, conhecimento – nos lugares escuros dos corações dos homens e mudar algumas coisas em alguns deles. Talvez outros me vejam e façam o mesmo que eu faço.


Liderança não é apenas influência, mas o resultado da influência, que pode ser positiva ou negativa. Por isso, as primeiras perguntas que um líder deve fazer a si mesmo são:

Como líder, que tipo de influência eu quero exercer na vida das pessoas?

Qual é a melhor maneira de influenciar as pessoas?

Bem, à primeira pergunta, um verdadeiro líder teoricamente responderia: “Desejo influenciar as pessoas de maneira positiva e responsável, apoiando-os e ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo para que se tornem o melhor que podem ser”.

À segunda pergunta, este mesmo líder provavelmente responderia: “Certamente minhas atitudes e exemplos não são apenas a melhor, senão a única maneira de influenciar positivamente as pessoas que estão à minha volta”.

E você? Quais seriam suas respostas a estas perguntas?

Um grande abraço,

Marco Fabossi


Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi

Treinamento Líder-Coach
Formando e Liderando Equipes de Alto Desempenho
João Pessoa – PB: 18 e 19 de Setembro
São Paulo – SP: 29 e 30 de Setembro
Leve o Treinamento Líder-Coach para sua Empresa!
Maiores informações: www.marcofabossi.com.br
.
Marco Fabossi
Saiba mais sobre o trabalho de Coaching, Palestras e Desenvolvimento de Liderança de Marco Fabossi em www.marcofabossi.com.br
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi

4 Respostas até agora.

  1. Sônia Alê disse:

    O Senhor Jesus nos ensinou a sermos luz e sal,e esses elementos não podem passar despercebidos precisam cumprir sua missão de iluminar e salgar,sendo assim influenciar pessoas não é novidade para o crente,precisamos mostrar que o Senhor Jesus faz diferença em nossas vidas e essa diferença é sempre positiva porque nos leva a viver de acordo com a verdade e o amor de Deus.

  2. “Assim como as pedras preciosas são tiradas da terra, a virtude surge dos bons atos e a sabedoria nasce da mente pura e tranqüila. Para se andar com segurança, nos labirintos da vida humana, é necessário que se tenham como guias a luz da sabedoria e virtude”.
    (Sakyamuni).

  3. Marjorie disse:

    Se por algum motivo me perguntassem qual a melhor reflexão de seu blog,eu citaria muitas,todas… mas sem sombra de dúvidas,essa,trata-se de uma das melhores para nós líderes. Acredito que essa vc deve ter feito pensando em vc mesmo,pq é assim q vc influência a mim,e a minha equipe!!

  4. Sergio disse:

    Marco, comecei a navegar no teu blog e ja posso lhe adiantar que achei de pronto coisas boas e úteis para o dia-a-dia.