Níveis de Comprometimento (Liderança)

Primeira História: Eu estava ministrando um treinamento de liderança para Gerentes e Diretores, e fiz uma atividade que utiliza cartões com imagens que ficam espalhados no chão para que os participantes os visualizem e escolham. Depois que todos retiraram suas imagens, ainda restaram alguns cartões no chão, que ficaram bem ao meu lado enquanto eu dava sequência à atividade, buscando não pisar neles.

Em poucos segundos, o Diretor Geral da empresa me interrompeu e disse:

– Desculpe, mas se você pisar em uma desses cartões ai no chão, pode escorregar e se machucar, e nosso principal valor é segurança. Vamos recolhe-los antes de continuar? – E imediatamente levantou-se e começou a recolhê-los, seguido por vários participantes, incluindo o Gerente de Segurança (que participava do treinamento), e este que vos escreve.

Segunda História: Em uma palestra para aproximadamente 300 pessoas, em determinado momento, como parte de uma atividade, subi em uma cadeira. Mas antes mesmo de terminar a primeira frase em cima da cadeira, uma jovem lá no fundo, que depois eu soube que era Estagiária na empresa, levantou-se, interrompeu-me e disse:

– Moço, o senhor não pode subir na cadeira pois pode se acidentar, e aqui nós zelamos pela segurança de todos. – Eu apenas desci da cadeira, agradeci, pedi desculpas e continuei a atividade com meus pés no chão.


Os resultados de uma equipe ou empresa dependem essencialmente de 2 coisas: Confiança e Comprometimento. Mas qual é o verdadeiro significado da palavra Comprometimento? Separando-a em duas partes, temos “prometimento”: promessa, contrato, aliança, acordo, e “com”, que significa junto. Ou seja, uma promessa que faço com outras pessoas para que, juntos, busquemos o melhor resultado.

E uma vez que compreendemos o sentido e significado de “Comprometimento”, precisamos também saber que existem diferentes Níveis de Comprometimento, cumulativos e progressivos. Vejamos quais são:

Baixo Comprometimento: Nem vale a pena falar sobre ele; é auto explicável;

Responsabilidade: Quando a pessoa assume e cumpre as tarefas e atividades relacionadas à sua posição ou descrição de cargo (job description). A pessoa faz apenas o que é paga pra fazer; simples assim;

Engajamento: Quando a pessoa assume e cumpre as tarefas e atividades relacionadas à sua posição com entusiasmo. Apesar de ser muito importante, estar engajado, ainda demonstra um nível de comprometimento aquém do que se espera daqueles que buscam os melhores resultados;

Empoderamento: Quando a pessoa tem domínio e autonomia sobre aquilo que faz, atuando com responsabilidade, engajamento, criatividade e responsabilidade, buscando inovar aquilo que faz, sem que ninguém precise cobra-la ou lembra-la;

Protagonismo: Além de responsável, engajada e empoderada, a pessoa atua com Visão Sistêmica ampliada, tornando-se “ante-ativo”, antecipando-se às situações e problemas que possam ajudar a melhorar os resultados relacionados à sua área e suas atividades;

Accountability: Infelizmente não existe uma palavra ou expressão em português para descrever o que significa Accountability, o nível mais alto de Comprometimento. Accountable é alguém responsável, engajado, empoderado e protagonista, mas que rompe as barreiras de atuação para além de sua própria área ou suas próprias atividades; é alguém que pensa e age como Dono do Negócio, buscando o melhor resultado para todos.

E como vimos nas duas histórias acima, Accountability independe de cargo, crachá ou posição, portanto, se você é um líder, nem é preciso dizer qual é o nível de Comprometimento que se espera de você, não é mesmo? Não se esqueça que, como líder, você é exemplo e referência para as pessoas. Contudo, se você ainda não é líder, saiba que o seu nível de Comprometimento é que determinará se você um dia se tornará, então…

Comprometa-se!

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Para Quem Você Trabalha?

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

 

.

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

2 comentários sobre “Níveis de Comprometimento (Liderança)

  1. Fabossi,
    Bom dia!
    Mais uma vez me sinto enriquecido por teus ensinamentos! Obrigado e que Deus me ajude a ter esse nível de comprometimento em tudo que eu fizer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *