• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Paradoxos da Liderança

Postado por Marco Fabossi setembro - 17 - 2017 4 Comentários

  Conversando sobre liderança com o Gerente de uma grande agência num dos maiores bancos no Brasil, ele comentou que umas das cidades por onde passou durante sua jornada no banco, havia sido atingida por um volume de chuvas totalmente inesperado durante a noite, que inundou boa parte da cidade, incluindo a sua própria casa e a agência da qual ele era gerente.

Pela manhã, bem cedinho, ele então recebe uma ligação do seu diretor que pergunta:

– Como estão você e sua família? Vocês estão precisando de algo? Existe algo que podemos fazer por vocês?

E só depois de alguns minutos conversando sobre sua genuína preocupação com ele e sua família, é que ele mesmo falou sobre a inundação na agência do banco, que o diretor tratou como algo importante, mas secundário.

Quando ele terminou de contar essa história, eu lhe perguntei:

– E como você se sentiu?

– Me senti respeitado, valorizado, e com meu senso de pertencimento ampliado. Aliás, não apenas eu, mas toda minha família. Todos nós sentimos muito orgulho em fazer parte desta instituição.


No livro “Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach”, apresento vários paradoxos da liderança. Veja alguns deles:

1 – A liderança não se conquista pela posse, mas pelo exercício: Liderança não é cargo, posição ou título, mas uma escolha que se revela no exercício diário de atitudes que demonstrem interesse genuíno no bem-estar das pessoas, e não apenas nos resultados que elas podem entregar. E ainda que pensemos na conquista da liderança como um processo que, ao final, nos permitiria possuí-la definitivamente, nos depararíamos com outro dilema, já que processos têm início, meio e fim, enquanto a conquista da liderança é algo que por natureza nunca termina, ou melhor dizendo, só termina no dia em que fecharmos os olhos para sempre, porque até lá estaremos aprendendo um pouco mais a cada dia.

2 – O líder que não serve não serve para ser líder: Para quem escolhe liderar verdadeiramente, a autoridade sobrepõe o poder, e confiança e serviço se tornam muito mais importante do que comando e controle. Alguém que conquista uma posição que, por natureza, é investida de poder, normalmente se considera o “Número Um” e entende que todas as outras pessoas estão ali para servi-lo e colocá-lo cada vez mais em primeiro lugar. Quem deseja conquistar a liderança, porém, ainda que sua posição hierárquica lhe propicie poder e controle, prefere estabelecer relações de confiança, buscando entender as reais necessidades das pessoas, para então servi-las, provendo o que elas verdadeiramente precisam.

3 – O líder se torna o “número um” colocando as pessoas em primeiro lugar: Bem, este paradoxo é o resultado dos anteriores. Quando o líder demonstra interesse genuíno pelas pessoas e não apenas pelo que elas podem produzir ou entregar; quando prioriza “confiança e serviço” e diminui “comando e controle”, passa a ser legitimado por sua equipe, elevam o grau de senso de respeito, pertencimento, comprometimento e dedicação das pessoas, e pode então trabalhar no próximo paradoxo.

4 – Quanto menos as pessoas precisam de você, mais líder você é: Verdadeiros líderes trabalham para tornar sua presença cada vez menos necessária, desenvolvendo profissionais e equipes autônomas e resilientes, porque sabe que o reflexo do sucesso de sua liderança está naquilo que acontece na sua ausência, e não em sua presença.

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Janelas de Oportunidade (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

.

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

4 Respostas até agora.

  1. Jaine disse:

    Texto muito bom, vale apena ler.

  2. Tenho parentes que trabalharam no Japão, um deles numa fábrica que fabricava vasos sanitários. Um dia caiu uma divisória sobre algumas pessoas e peças.
    O responsável pela seção rapidamente chegou ao local dos fatos e perguntou: “- Não danificou nenhuma peça? Dá para reaproveitar todas? Esta riscou um pouco mas dá para polir.”
    E algumas pessoas machucadas no chão!
    Em pleno século 21, lá isso é liderança…
    Vergonha.

  3. Flabenilto disse:

    Fabossi, mais uma vez sou grato pelo privilégio de poder aprender contigo!

    Realmente não é fácil liderar de manira humana, mas, com muito esforço é possível! Façamos a nossa parte!
    Pessoas antes das coisas!

  4. Raphael disse:

    Ual, ótimas dicas. Com certeza ser líder é muito mais gratificante do que ser chefe.