Janelas de Oportunidade (Liderança)

Certa noite eu queria muito concluir a leitura de um livro policial. Achei que soubesse quem era o assassino, mas estava ansioso para confirmar minha suspeita. A certa altura, coloquei o livro na mesa de cabeceira e me levantei para ir ao banheiro.

Minha esposa escovava os seus cabelos e, quando passei pelo espelho, vi sua imagem refletida e ela me pareceu triste.

Eu precisava fazer uma escolha; poderia sair daquele banheiro pensando: “Não tô afim de lidar com a tristeza dela esta noite. Quero terminar de ler o meu livro!”, mas escolhi a melhor parte. Decidi ir até ela, segurei a escova que estava em suas mãos e perguntei: “O que está acontecendo querida?”, e ela então me contou porque estava triste…

Naquele exato momento, eu estava construindo confiança.

Adaptado do livro The Science of Trust, de John Gottman


O que é confiança? Eu poderia citar uma definição encontrada em dicionários, mas você sabe o que é ao senti-la. A confiança surge quando os líderes são transparentes, sinceros e mantêm sua palavra. É simples assim”  (Jack Welch).

Quem já me ouviu falar sobre liderança, certamente escutou que “sem confiança não existe liderança”, já que liderança pressupõe relacionamentos, e sem confiança esses relacionamentos se tornam superficiais e descompromissados, fazendo com que comando e controle prevaleçam sobre a confiança e, consequentemente, a liderança inexista.

E quando pensamos em confiança, podemos encontrar vários caminhos que facilitam a sua construção, mas todos dependerão de como nós aproveitamos as “janelas de oportunidade”; momentos em que precisaremos escolher entre virar as costas para as necessidades do outro, ou agir para demonstrar interesse genuíno por ele. Em outras palavras, momentos em que precisaremos decidir entre fechar as “janelas de oportunidade” e quebrar a confiança, ou abri-las, construindo-a.

Se desejamos verdadeiramente construir relações de confiança, precisamos aproveitar as “janelas de oportunidade” que aparecem à nossa frente, por exemplo, percebendo alguém que não está muito bem ou que esteja passando por algum problema, e então buscar uma maneira de ajudar essa pessoa, ainda que seja apenas conversando com ela; ou quem sabe ajudando alguém a melhorar um comportamento ou competência; provendo feedbacks sinceros, honestos e respeitosos; delegando uma tarefa, fazendo um elogio ou reconhecendo um trabalho bem feito; convidando pra tomar um café, olhando nos olhos, expressando respeito e admiração; dedicando tempo e energia às pessoas; estabelecendo conversas que também falem sobre pessoas, sentimentos e emoções, e não apenas de trabalho, enfim, utilizando as “janelas de oportunidade” para demonstrar interesse e compromisso genuíno com as pessoas e suas expectativas. Isso constrói confiança!

Porque toda vez que podemos fazer algo por alguém (e tanto nós como os outros sabem disso), e não o fazemos, fechamos “janelas de oportunidade”, demonstramos descompromisso com as pessoas e suas necessidades, quebramos a confiança, e naturalmente provocamos sentimentos de desvalorização; e isso quebra a confiança!

E então? De que maneira você tem utilizado as suas “janelas de oportunidade”?

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
O Primeiro Passo da Liderança

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

3 comentários sobre “Janelas de Oportunidade (Liderança)

  1. Boa tarde !
    Trabalho num banco privado, estou passando por um processo de onde tenho que demonstrar as 12 competências, enfatizando liderança, empreendedorismo e capacidade de lidar e conduzir determinadas situações.
    Qual livro você me indicaria ?

    • Katia, boa tarde, tudo bem? Obrigado pelo contato.

      Não conheço um livro que contemple todos estes pontos, mas te indico alguns livros que podem ajudar:
      – Lidar com adversidades, e situações inesperadas: o livro do Paul Stoltz, “Desafios e Oportunidades” (Acho que só encontra em http://www.estantevirtual.com.br).Também “A incrível viagem de Shackleton: A mais extraordinária aventura de todos os tempos” de Alfred Lansing

      – Liderança: “Novo paradigma da Liderança” de Richard Barrett. “Coração de líder” de Marco Fabossi. “5 desafios das equipes” de Patrick Lencioni

      – Empreendedorismo: Não sei dizer.

      Espero ter ajudado. Abraços,

      Marco Fabossi

  2. Show de bola, Fabossi.

    Às vezes estamos tão envolvidos com as nossas necessidades cotidianas que deixamos passar oportunidades de crescimento, estabelecer relações sinceras de confiança e se doar ao outro.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *