• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

A Lei da Reciprocidade (Liderança)

Postado por Marco Fabossi fevereiro - 19 - 2017 3 Comentários

  Fleming e era um fazendeiro escocês e um dia, enquanto trabalhava para ganhar a vida e o sustento para sua família, ouviu um pedido desesperado de socorro vindo de um pântano nas proximidades. Ele então largou as ferramentas e correu de encontro aos gritos. Lá chegando viu um menino tentando safar-se da morte e o salvou.

No dia seguinte, uma luxuosa carruagem parou em frente à humilde casa do escocês e um nobre e elegante homem apresentou-se como o pai do menino que Fleming havia salvo.

– Eu quero recompensá-lo – disse o nobre – você salvou a vida do meu filho!

– Desculpe, mas eu não posso aceitar qualquer pagamento pelo que fiz.

Naquele momento, o filho do fazendeiro aparece na porta do casebre.

– É seu filho? – perguntou o nobre.

– Sim! Este é meu filho!

– Então eu lhe faço uma proposta. Deixe-me levá-lo e dar-lhe uma boa educação. Se ele for como o seu pai, crescerá e será um homem do qual você terá muito orgulho.
E o menino partiu com o nobre, tempos depois formou-se no St. Mary’s Hospital Medical School de Londres, e ficou conhecido em todo o mundo como o notável Alexander Fleming, o homem que descobriu a Penicilina.

Anos mais tarde, o filho do nobre ficou muito doente, com pneumonia, e o que o salvou foi justamente a Penicilina. O nome do nobre é Randolph Churchill, e de seu filho Winston Churchill.


Lei, no sentido cientifico, é uma regra que descreve um fenômeno que ocorre com regularidade. É uma hipótese geralmente simples, mas, de abrangência geral que, sendo exaustivamente confrontada, testada e validada frente a um amplo e diverso conjunto de fatos, dá-lhes sempre sentido cronológico, lógico e causal, e por tal recebe um título de lei”. E ainda que essas leis sejam ignoradas, seus efeitos continuam sendo certos, lógicos, causais e visuais, como por exemplo, a lei da gravidade, que “prende” os objetos à superfície. Isso é certo, lógico, causal e visual.

Existem, contudo, leis cujo efeitos não são tão imediatos e visuais; leis que a ciência não comprova, mas a vida confirma: as Leis Espirituais. Existe uma certa resistência no mundo corporativo à palavra “espiritual” porque pode remeter à “religião”, mas são coisas bem diferentes. Espiritual é tudo aquilo que transcende tempo e espaço, e que está conectado com a essência e o propósito da existência humana. Liderar é um ato essencialmente espiritual, já que o impacto daquilo que fazemos transcende tempo e espaço e, em geral, envolve outros seres humanos.

E uma das leis espirituais mais conhecidas é a Lei da Semeadura: “O que o homem plantar, isto colherá” (Gálatas 6:7). O que se planta é o que se colhe, e a qualidade do que se planta é a mesma do que se colhe.

Mas existe uma outra importante lei que “anda de mãos dadas” com a Lei da Semeadura; a Lei da Reciprocidade, ensinada pelo maior líder que o mundo já conheceu, Jesus, no conhecido “Sermão do Monte”: “Não julgueis, e não serão julgados”; “Cuidado com o tipo e a severidade do julgamento aos outros, pois eles retornarão para você na mesma medida”, e encerrando com: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lhes também vós…”.

Elas são a base de uma liderança que esteja realmente interessada em fazer diferença nos resultados da organização, no mundo e, principalmente, na vida das pessoas que estão à sua volta. Cada ação, palavra e atitude na liderança é uma semente lançada no universo, que frutificará conforme aquilo que foi semeado. Assim como a forma como lidamos com as situações e tratamos as pessoas determinará o que receberemos de volta em relação à sua lealdade, comprometimento e engajamento e, consequentemente, em relação aos resultados.

Por isso, não basta que o líder seja apenas intelectual e emocionalmente inteligente; é preciso atuar com inteligência espiritual, ou seja, ampliar a sua capacidade de pensar, sentir e agir crendo que existe algo ou alguém além do tangível ou material que serão impactados por suas decisões e atitudes, transcendendo assim os limites de tempo e espaço, trazendo consciência, significado e equilíbrio para o papel das pessoas nas organizações, na família, na sociedade e no mundo.

Vivemos com o que recebemos, mas marcamos a vida com aquilo que damos”.
Winston Churchill

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
A Lei da Semeadura (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

3 Respostas até agora.

  1. Antonio Sena disse:

    Na vida não seremos lembrado pelo que temos e sim pelo que fizemos, então, deixar um Legado positivo é a essência da Vida, pois viemos para servir e não ser servido!

  2. Sônia disse:

    Maravilha de texto, verdade pura e cristalina.

  3. Carlos Legal disse:

    Sempre muito lucido e inspirador em seus textos. Parabéns meu amigo. Um grande abraço.