• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Bolha de Excelência (Liderança)

Postado por Marco Fabossi janeiro - 31 - 2016 1 Comentário

Excelencia  Num bairro pobre da cidade morava uma garotinha linda. Sua mãe não era muito cuidadosa e a menina quase sempre aparecia suja na escola, com roupas velhas e maltratadas.
O professor olhava para a menina e pensava: “Como uma menina tão bonita pode ser assim, mal cuidada?“. Foi então que decidiu comprar um vestido novo para a menina. Passou na loja, viu um lindo vestido azul, comprou-o e deu-o de presente a ela que, de tanta alegria vestiu-o na mesma hora.
Quando a mãe viu a filha naquele lindo vestido azul, decidiu cuidar melhor da menina, e passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar suas unhas, e tudo mais.
No final da semana, o pai falou:
– Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal nós nos arrumarmos também e aproveitarmos para ajeitar a casa que precisa de consertos urgentes? Você cuida da parte de dentro da casa, e eu, nas horas vagas, vou pintar as paredes, consertar a cerca e plantar um jardim.
Em pouco tempo, a casa se destacava na vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, e pelo cuidado em todos os detalhes.
Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em casas descuidadas e resolveram também arrumar as suas casas, plantar flores, e usar toda sua criatividade.
Em pouco tempo, o bairro todo estava transformado.
Um homem, que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente, foi até o prefeito e saiu da conversa com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos necessários ao bairro.
A rua, de barro e lama, foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania.
E tudo começou com um vestido azul!

Uma das maiores virtudes de um grande líder é sua capacidade de estabelecer Bolhas de Excelência; decisões e atitudes simples que, em geral, divergem daquilo que a maioria das pessoas pratica (geralmente porque se acostumaram com as coisas do jeito que estão), rompendo paradigmas, expandindo a consciência, e mobilizando e contagiando pessoas, equipes, organizações e comunidades em direção a resultados melhores.
Muitos líderes, contudo, ainda que inconscientemente, escolheram cultivar Bolhas de Mediocridade; e como já sabemos, quem quer fazer alguma coisa sempre arruma um jeito, e quem não quer arruma uma desculpa, estas são algumas delas: “Se a outra área não faz, por que a minha tem que fazer? Se meu chefe me trata mal, por que eu tenho que tratar bem os meus liderados? Eu sempre fiz desse jeito e deu certo, pra que mudar? Os resultados da nossa área estão ótimos. Se o deles estão ruins, eles que se virem! Cada um com seus problemas!”.
Mas assim como a maioria das coisas na vida, excelência e mediocridade são escolhas que fazemos ao longo da nossa jornada, e cada pessoa tem livre arbítrio para fazer as suas. Contudo, quando essa é pessoa é o líder, sua escolha impactará não apenas a sua própria vida, mas a vida de todos aqueles a quem influencia direta ou indiretamente. Por isso, vale a pena lembrar duas premissas básicas de liderança:
1 – Liderança também é uma escolha, e quando você escolhe liderar, as pessoas passam a tê-lo como referência e as suas atitudes mostrarão a elas um modelo a seguir;
2 – O papel do líder é incentivar as pessoas a excelência, e não à mediocridade, para que assim as pessoas se desenvolvam, os resultados evoluam, e o futuro seja melhor para todos.
Por isso é tão importante que o líder estabeleça Bolhas de Excelência em seu cotidiano: “As outras áreas não estão fazendo o que deveriam? Não importa. A nossa área fará o melhor! Os resultados daquele departamento estão ruins? O que podemos fazer para ajuda-los? Tá todo mundo fazendo errado? Então vamos fazer certo e influenciá-los a fazer também! Meu chefe não age corretamente comigo, mas isso não é motivo para que eu faça o mesmo com minha equipe. A partir de mim as coisas serão diferentes e, dessa maneira, influenciarei outros a excelência!”.
Estes são os pensamentos, o discurso e a prática de um líder que escolhe criar Bolhas de Excelência que se expandem e contagiam as pessoas para a construção de um mundo melhor para todos, seja esse mundo a sua casa, o seu bairro, a sua equipe, a sua empresa, ou qualquer outro lugar.
Lembre-se: Influenciar o ambiente à excelência ou deixar-se influenciar pelo ambiente à mediocridade, é uma escolha. O que você escolhe?

Leia também:
Carta para um Líder

Abraços,

Marco Fabossi

livro3a-capa-site

 


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Artigos sobre Liderança dos Consultores Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Uma Resposta até agora.

  1. Tatiana Paulichi Avila disse:

    Parabéns pelo texto, uma reflexão que os líderes e liderados devem fazer, é uma questão de treino, repetição e os resultados acontecem a princípio singelo, mas o impacto é fascinante.