Gente, Serviço, Lucro (Liderança)

engajamento1  Forrest King mal podia acreditar naquela cena. Dezenas de funcionários da Federal Express aplaudiam enquanto ele e a mulher desciam do Boeing 747 fretado. King tinha vindo a Memphis com outros empregados da Flying Tiger, que fora recentemente comprada pela Federal Express, para ver se eles gostariam de ser remanejados. A recepção completa, com tapete vermelho e um comitê de boas-vindas que incluía o prefeito de Memphis e o presidente da FedEx, foi o “cartão de visita” dessa empresa incomum à King, que comentou:
– Quando uma empresa assume o controle de outra, eles não são obrigados a dar emprego aos funcionários, mas todos nós recebemos uma oferta de emprego.
O estilo de administração do presidente Fred Smith de “dar prioridade às pessoas” pode ser resumido pelo slogan da FedEx: “Gente, Serviço, Lucro”, ou GSL. “Cuide dos funcionários; em troca eles vão realizar o serviço impecável exigido pelos clientes, que irão nos recompensar com a lucratividade necessária para assegurar o nosso futuro.”
E a FedEx realmente cuida de seus funcionários. Quando o programa de mala direta da empresa foi fechado em 1986, os 1.300 funcionários que trabalhavam nesse departamento tiveram prioridade no serviço interno de enviar solicitações de emprego. Os empregados que não conseguiram achar cargos com salários equivalentes podiam assumir cargos inferiores, mantendo o salário anterior por até 15 meses, ou até que encontrassem outro emprego com um salário maior.
E quando a FedEx interrompeu uma grande parte de seus serviços na Europa, reduzindo o quadro de seus funcionários na Europa de 9.200 para 2.600, ela foi elogiada pelo The London Times, entre outras coisas, pela maneira com que lidou com o corte de pessoal. Por exemplo, ela colocou anúncios de página inteira em vários jornais estimulando outras empresas a contratarem ex-funcionários da FedEx. Só na Bélgica, oitenta empresas responderam ao anúncio, com um total de seiscentas ofertas de emprego.
É por isso que o pessoal da FedEx mantém-se unido em tempos difíceis.

Adaptado do livro “Espírito de Cooperação no Trabalho” de Jack Canfield

O Líder se torna o ‘número um’ colocando as pessoas em primeiro lugar”, este é um dos paradoxos de liderança que trago no livro Coração de Líder. Para alguns, pode até parecer uma visão “romântica” de liderança, mas de fato, nada mais é do que o resultado da combinação de duas leis universais: a Lei da Semeadura e a Regra de Ouro.
A Lei da Semeadura, uma das mais básicas e poderosas leis da natureza, demonstra de maneira simples que as pessoas e também as organizações (já que organizações são feitas de pessoas, por pessoas e para pessoas) colhem o que semeiam. Quem semeia mentira colhe perda de autoridade e credibilidade; quem semeia egoísmo colhe solidão; quem semeia falsidade colhe um ambiente de hipocrisia; quem semeia falta de diálogo colhe confusão, e assim por diante. Da mesma forma, quem semeia interesse verdadeiro pelo ser humano colhe comprometimento; quem semeia transparência colhe credibilidade, e empresas que semeiam o cuidado com seus funcionários, assim como a Fedex, colhem respeito, credibilidade, engajamento, serviço de qualidade e consequentemente, muitos lucros! É uma questão simples, lógica e prática.
A Regra de Ouro é também uma das mais básicas referências de moral e ética, considerada por pensadores, professores e filósofos como um princípio fundamental para a vida em sociedade: “Trate os outros do modo que você mesmo gostaria de ser tratado. Não faça aos outros o que você não quer que façam a você”.
Assim como a Lei da Semeadura, a Regra de Ouro é universal e, mesmo com algumas variações, está presente em todas as culturas e nações como princípio ético e regra básica de conduta:

Bahai: “E se teus olhos forem voltados para a justiça, escolhe fazer por teu próximo o que escolherias fazer por ti mesmo”.
Budismo: “Não ofenda os outros com aquilo que ofende você”.
Confucionismo: “O que você não quer que façam a você, não faça com os outros”.
Cristianismo: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles…” (Bíblia Sagrada, Livro de Mateus 7:12).
Hinduísmo: “Este é o resumo do dever: não faça com os outros o que você não gostaria que lhe fizessem”.
Islamismo: “Nenhum de vocês é um fiel até que ame seu vizinho da mesma maneira que ama a si mesmo”.
Jainismo: “Um homem deve caminhar tratando todas as criaturas como ele mesmo seria tratado”.
Judaísmo: “Não faça ao seu companheiro o que você considera odioso. Esta é a lei; tudo o mais é comentário”.
Yoruba (Nigéria): “Aquele que usa um dardo para atingir um filhote de pássaro deveria primeiro tentar fazer isso consigo mesmo para ver como dói”.
Zoroastrismo: “Qualquer coisa que lhe seja desagradável não a faça com os outros”.

Lucro, Serviço, Gente: “Cuide dos funcionários; em troca eles vão realizar o serviço impecável exigido pelos clientes, que irão nos recompensar com a lucratividade necessária para assegurar o nosso futuro.” (Fred Smith). Para ter lucro é preciso oferecer um bom serviço, e para que bons serviços aconteçam, é preciso cuidar daqueles que entregam esses serviços e cuidam dos clientes, as pessoas. Portanto, torne-se o ‘número 1’ colocando as pessoas em primeiro lugar. Simples assim.

No Brasil temos um exemplo disso. Assista…

Fast Tube by Casper

Textos Relacionados

A Gente precisa de Gente pra ser Gente
Coloque Gente na Agenda 
Tem Gente atrás do Crachá  

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Artigos sobre Liderança dos Consultores Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Um comentário sobre “Gente, Serviço, Lucro (Liderança)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *